Norte de Minas é destaque do Proalfa 2010

26/11/2010

Escola que obteve a melhor proficiência media da rede estadual é do município de Rubelita

Localizada no Norte de Minas, a Escola Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo, no município de Rubelita, comemora o bom desempenho no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). A proficiência média de 732,56 é substancialmente superior ao índice de 447,2, obtido em 2009. De acordo com Delmária Dias Ribeiro, a diretora da escola, após  o susto com o baixo rendimento na avaliação do ano passado, a escola reuniu seu corpo de educadores e resolveu  reestruturar os projetos voltados para a alfabetização dos alunos. “Ficamos triste quando soubemos do nosso resultado em 2009. Foi preciso abrir os olhos e realizar um grande esforço coletivo”, lembra a diretora. Todos os 17 alunos do 3º ano fizeram as provas do Proalfa. Os alunos que apresentaram baixo desempenho no ano passado tiveram acompanhamento pedagógico e apresentaram proficiência média de 616,5 no Proalfa 2010. O Proalfa avalia também os alunos de baixo desempenho do ano anterior.

Entre as ações desenvolvidas pela escola, está o projeto ‘Hora da Leitura’, que abrange todos os estudantes do ensino fundamental. Os alunos leem e interpretam textos pelo menos uma vez por semana, dentro da sala de aula com o professor. Para ler em casa junto com os familiares, a escola desenvolve o projeto ‘Sacola Literária’ . Após a discussão da história, os pais registram seus comentários sobre a história em um caderno e o aluno repassa para seus colegas em sala de aula. Os dois projetos foram desenvolvidos pela equipe de professores que participam do Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP) da escola chamado ‘Ação Conjunta’. Este grupo foi apontado pela Secretaria de Estado de Educação como um dos destaques do GDP, em 2009, na área de alfabetização e letramento.

O projeto ‘Cortina Literária’ é um trabalho coletivo que movimenta toda a escola. Cada turma pesquisa sobre um escritor brasileiro e suas obras e faz pinturas ou frases sobre a leitura em um papel. No final, todos os papéis são colados uns aos outros, como retalhos, e a ‘cortina’ que se forma é colocada na biblioteca. O projeto cresceu tanto que ganhou os muros da escola.

Delmária conta que o apoio da SRE de Araçuaí  e da equipe da SEE, especialmente dos educadores do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), foram fundamentais para a mudança de atitude na escola. Os alunos que apresentam dificuldades no aprendizado são acompanhados por uma equipe do PIP que apóia o trabalho de reforço escolar, em cooperação com as professoras, para evitar a defasagem no aprendizado desses alunos. O acompanhamento da supervisão pedagógica é outro fator que colaborou para esse desempenho. “Nossa escola é como uma família mesmo. Esse resultado no Proalfa 2010 vai ser comemorado por todo mundo”, destaca a diretora.

A escola atende 573 alunos de ensino fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos – EJA/ ensino fundamental e participa de vários projetos da Secretaria de Estado de Educação. Entre eles, o Escola de Tempo integral, com 75 alunos que realizam atividades pedagógicas no contraturno das aulas e o Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude) em que os participantes desenvolvem trabalhos na temática sexualidade e afetividade.

Contato:
Escola Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo – (38) 3843-1809.
Diretora: Delmária Dias Ribeiro – (38) 9122-3290.
Endereço: Rua Salinas, s/n, Povoado de Lagoa de Baixo, Rubelita MG.
SRE Araçuaí -  (33) 3831-2857 – diretora da SRE – Elvane Chaves (33) 9904-6248

Postado em: Uncategorized — admin @ 10:27

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades