Água: conscientização que nasce na escola

20/02/2015

A escola se configura como local de aprendizado e trocas de experiências. Pensando nisso, a Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, em Governador Valadares, já iniciou este ano as ações com foco na conscientização da importância da economia de água. O projeto ‘Quem tem consciência não desperdiça’ é realizado há três anos pela escola e conta com a participação de todos os alunos e professores.

Inspirados nas ações realizadas nos anos anteriores, estudantes e professores já iniciaram as atividades deste ano do projeto. Foto: Arquivo da Escola

“Iniciamos o projeto para comemorar o Dia Mundial da Água e desde então fazemos todos os anos. Este ano, estamos passando textos, vídeos e reportagens para os alunos no sentido de sensibilizá-los”, conta o diretor da escola, Ronaldo da Silva Castro. Também está sendo discutido com os alunos a questão da higiene do prédio escolar. “Estamos trabalhando de uma maneira que os alunos entendam e que economizem também em casa”, conclui o diretor.

Para o aluno do 3º ano do ensino médio, Marcos André de Paula Oliveira, a discussão dos temas tem tido um impacto possível nos estudantes. “Discutimos sobre tudo, que é importante reaproveitar o máximo a água e economizar energia. A escola é um lugar que contribui para a formação do aluno. O que aprendemos aqui levamos para a vida toda”, conta.

Em 2014, estudantes produziram cartazes para enfeitar a escola. Foto: Arquivo da Escola

E o que está aprendendo em sala de aula, o estudante já levou para casa. “Estamos economizando água na hora de lavar roupa, fechando a torneira enquanto escovamos dente, diminuindo o tempo do banho e procurando fazer o dever de casa durante o dia, porque se tem luz do sol não precisamos acender a luz. São coisas simples que podem fazer muita diferença”, afirma Marcos.

Peças de teatro e apresentações artísticas ainda estão previstas antes da culminância do projeto que será feita no dia 22 de março, data em que se comemora o ‘Dia Mundial da Água’.

Município: Governador Valadares/ Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 15:04

5 Comentários »

  1. Parabéns a toda equipe!

    Trabalhei anos nessa escola, conheço bem os projetos desenvolvidos, são vários projetos ao longo de anos, conscientizando a toda comunidade escolar da importância de estarmos empenhados em fazer o melhor para a formação do aluno e para a sua aprendizagem como cidadão para toda vida.

    Apesar das lutas e adversidades acreditamos no poder da Educação!

    Comment by Marli de Pinho Simoes — 23/02/2015 @ 12:52

  2. Parabéns para toda equipe da E.E. Abílio Rodrigues Patto. Também sou professor e tive a oportunidade de trabalhar neste colégio e lá, pude constatar um diferencial: Trabalho em equipe de todos os funcionários, bom relacionamento com a comunidade, que mesmo apresentando problemas sociais relevantes que refletem diretamente no aprendizado, mas com projetos criativos , inovadores, promovem e incentivam os alunos. Parabéns também para a equipe da direção, que com muita garra , compromisso e dedicação, conquistam os educadores e juntos, vem transformando a realidade desta comunidade.

    Comment by Ricardo Henrique Carvalho — 23/02/2015 @ 18:39

  3. “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.”
    ―Paulo Freire
    Que trabalho belíssimo, parabéns aos educadores deste escola.

    Comment by Rosilene Castro — 23/02/2015 @ 18:59

  4. Gestor comprometido!
    Parabéns a equipe gestora, professores, demais servidores e alunos envolvidos na implementação das ações do projeto.
    Uma ação bem sucedida é fruto de um trabalho compartilhado. A comunidade escolar só tem a ganhar.

    Comment by Enedina Andrade Farias Matos — 23/02/2015 @ 19:51

  5. Essa é a verdadeira importancia de ensinar as nossas crianças. Só vamos conseguir mudar a história do nosso país se a gente ensinar a eduçaão para os novos.

    Comment by Paula Gomes — 24/02/2015 @ 16:09

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades