Pequenos mobilizadores: alunos são orientados sobre os cuidados com a Dengue e a Febre Chinkungunya

26/02/2015

O cuidado com a saúde é tarefa de todos e deve começar cedo. Na Escola Estadual Doutor Simão Tamm Bias Fortes, em Belo Horizonte, os mais de 420 alunos 1º ao 6º anos do Ensino Fundamental são orientados sobre os cuidados com a Dengue e a Febre Chinkungunya. A partir de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a escola desenvolve o ‘Projeto Saúde na Escola’ e busca sensibilizar as crianças a partir de ações lúdicas.

Iniciativa tem como foco sensibilizar os alunos sobre os cuidados com a Dengue e a Febre Chinkungunya. Foto: Divulgação Sesc da Unidade Tupinambás BH

A primeira delas aconteceu ontem (25/02) e foi desenvolvida a partir de uma apresentação teatral. Dois personagens procuraram refletir com os alunos sobre os sintomas e as formas de combate das doenças, ambas são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Eu não sabia que existia a Febre Chinkungunya e fui aprender com o teatro. Quando cheguei em casa eu tirei a água dos pneus, abaixei a boca das garrafas e tirei a água acumulada dos vasinhos de plantas. A minha casa está mais segura”, lembra a estudante do 4º ano, Alana Rodrigues da Silva, de nove anos.

Na próxima semana, os alunos farão uma visita aos arredores da escola para identificar possíveis locais de foco do mosquito e armazenamento de água. “A atividade será coordenada pelo professor de Educação Física e tem o objetivo de estimular os alunos a aplicarem o que aprenderam sobre os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação do mosquito”, explica o diretor da escola, Elke Marra Nepto.

Projeto conta com a participação de todos os alunos da escola. Foto: Divulgação Sesc da Unidade Tupinambás BH

Projeto Saúde na Escola

Coordenado pelo Sesc  o ‘Projeto Saúde na Escola’  tem como objetivos: desenvolver ações de educação em saúde nas escolas para gerar reflexões nos indivíduos  a mudanças de práticas que comprometam a saúde; estimular os alunos aos hábitos de vida saudáveis para a promoção da saúde e prevenção de doenças; fornecer informações sobre as doenças Dengue e Chinkungunya de forma lúdica para melhor compreensão das crianças; orientar sobre a prevenção das doenças; incentivar os indivíduos e comunidade a serem corresponsáveis pela sua saúde; e alcançar outros indivíduos através do conhecimento adquirido pelos alunos. A parceria da escola é com o Sesc da Unidade Tupinambás.

Município: Belo Horizonte/ Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 14:18

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades