Agentes da sensibilização: educadores e alunos da Zona da Mata vão às ruas para uso consciente da água

04/03/2015

Tema de atenção em todo o país, o uso consciente da água ganha defensores também no município de Barão de Monte Alto, na Zona da Mata Mineira. Alunos e professores da Escola Estadual Professor Tomás Aquino Pereira desenvolvem o projeto ‘Todos pela Água’. O tema ganhou destaque com a escassez de água na única nascente da cidade. “Começamos o projeto ao observarmos a situação do nosso município. Segundo a Copasa, a única nascente da cidade está secando. Precisaria que chovesse, torrencialmente, durante dois anos para recuperar o ocasionado pela seca do ano passado e deste ano”, explica o diretor da escola, Geraldo André Ribeiro Matola.

Professor de Ciências Mikely Morcerf orienta alunos para trabalho sobre a água.Crédito: Divulgação Escola

Na busca de sensibilizar a comunidade para o uso consciente, educadores e alunos não medem esforços e procuram desenvolver várias frentes de trabalho dentro do projeto. “A ideia é envolver todos da escola. Até o final do mês de março teremos ações todas as semanas”, destaca o diretor.

Professora de Geografia Fernanda Lima em aula expositiva sobra a água no mundo. Crédito: Divulgação Escola

Nesta semana, os estudantes do Ensino Fundamental fazem entrevistas com os familiares para saber se os pais estão cientes do problema da falta de agua e quais medidas de economia são adotadas pelas famílias. As medidas implementadas pelo poder público municipal e por órgãos que trabalho com o tema como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), também são pesquisadas pelos alunos do Ensino Médio, a partir de entrevistas com as autoridades. Na próxima semana, um debate será desenvolvido com os alunos a partir das entrevistas realizadas.

Diretor,Geraldo André Ribeiro Matola, reunido com alunos no pátio da escola para motivação do Projeto " Todos pela água" . Crédito: Divulgação Escola


Ação interdisciplinar

O projeto ‘Todos pela Água’ também é desenvolvido de forma interdisciplinar. Na aula de Educação Física do último dia 03 de março, os alunos fizeram uma caminhada ecológica até à estação de tratamento de água da cidade. No local, técnicos da Copasa explicaram sobre a situação da nascente do município e as medidas que devem ser tomadas para a preservação da nascente. “É importante saber o que eles estão fazendo também. A água é um recurso usado por humanos, por isso somos todos responsáveis. É preciso saber usar esse recurso”, ressalta o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Luiz Fhilipe de Araújo Magalhães.

Para além dos muros

No Dia Mundial da Água (22 de março), professores levarão especialistas sobre o tema para um debate com os alunos. A culminância do projeto está marcada para o dia 30 do mesmo mês. Na ocasião, alunos, educadores e familiares farão uma passeata pela cidade. “Estamos todos engajados. Sabemos que água é vida e essa passeata servirá de alerta para as pessoas”, conta a professora de uso da biblioteca, Alessandra Duarte de Paula Abreu. Além de cartazes com mensagens de sensibilização, a passeata contará com apresentações culturais em alguns pontos da cidade.

Município: Barão de Monte Alto/ Superintendência Regional de Ensino de Muriaé

Postado em: Uncategorized — admin @ 12:02

9 Comentários »

  1. Parabéns a minha Grande Tomás Aquino!
    Tenho orgulho de ter estudado ai.

    Comment by Arthur Araújo — 04/03/2015 @ 18:58

  2. E.E.”Professor Tomás Aquino Pereira”
    Parabéns pelo trabalho…
    Esta “equipe” acredita, de verdade, na educação como caminho para construção de uma sociedade melhor.
    Parabéns a você Geraldo André, que com ética, competência e muito entusiamo lidera esta “turma” nota 1000.
    Cecília – SEDINE – SRE/Muriaé

    Comment by Cecília Taveira Alexandre Gomes — 05/03/2015 @ 08:21

  3. Parabéns aos professores, diretor, alunos e toda a comunidade escolar da EE Professor Tomás Aquino Pereira, pela iniciativa. Essa atitude só vem corroborar que, quando todos os atores são envolvidos, principalmente os jovens, como protagonistas, quaisquer ações em prol do meio ambiente e dos recursos hídricos tende a obter êxitos e resultados eficazes para a sociedade.

    Comment by Inês Tourino Teixeira — 05/03/2015 @ 08:43

  4. Essa é uma escola que brilha!
    Conscientizar, mudar posturas, responsabilizar têm sido preocupação constante dessa instituição de ensino.
    Parabéns por mais essa iniciativa de levar os alunos a “pensar globalmente e agir localmente”. Isso é sustentabilidade! Isso é educação!

    Comment by Célia Ticom — 05/03/2015 @ 09:14

  5. Parabéns a EE Prof. Tomás Aquino Pereira pela iniciativa de desenvolver este projeto e por abordar um tema tão importante e atual, colaborando para a conscientização de toda a comunidade.

    Comment by Kelly e Inês — 05/03/2015 @ 14:43

  6. Orgulho de vestir a camisa da Tomás Aquino. Não poderia ser diferente com os grandes profissionais que temos!

    Comment by Juliana Almeida — 05/03/2015 @ 15:20

  7. Estudei nesta escola, tenho muito orgulho disso. Hoje trabalho na Capital mineira e visitei a escola a pouco tempo na eleição passada, mudou muita coisa em estrutura para melhor e com esta atitude vejo que o principal esta também em desenvolvimento. Parabéns pela iniciativa, mantenham o projeto vivo, boas ideias não podem ser esquecidas. Este é o maior desafio. DEUS os abençoe!

    Comment by Adriano Gomes — 05/03/2015 @ 18:31

  8. Parabéns a Escola pela iniciativa, conscientização é um importante passo para construirmos um mundo melhor!

    Comment by José Carlos Arquetti Filho — 06/03/2015 @ 09:52

  9. Como colega gostaria de parabenizar atoda equipe escolar pela conscientização

    Um abraço a todos

    Comment by Heliamar — 13/03/2015 @ 22:43

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades