Por uma escola mais verde

09/03/2015

Em 2014, a Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, na cidade de Alfenas, na região sul de Minas Gerais, iniciou uma ação que tinha como foco a revitalização da instituição. Além da pintura das paredes, os estudantes construíram objetos e vasos de plantas utilizando pneus. Todas as ações foram realizadas a partir de parcerias com a comunidade e esse ano terão continuidade.

“Tudo começou com o projeto de revitalização da escola. Por meio das parcerias ganhamos materiais para reformar a escola e aí tiveram a ideia de colocar os pneus e plantar algumas mudas para melhorar o aspecto da escola”, ressalta o diretor Alan da Silva Barreto.

Escola arrecadou cerca de 200 pneus. Foto: Arquivo da escola

Os estudantes arrecadaram cerca de 200 pneus que foram utilizados como vasos de flores, canteiros para a horta da escola e utilizados também na cerca viva que rodeia a escola. O projeto foi idealizado pela vice-diretora e professora de Geografia, Wilma Maria Vieira de Morais, e foi selecionado para participar da Conferência do Meio Ambiente. “O projeto foi feito com foco na conscientização ambiental e funcionou. As plantas ficam nos corredores da escola e os alunos não tiram uma folhinha”, conta Wilma.

Estudantes plantaram mudas nos pneus e transformaram alguns em animais. Foto: Arquivo da Escola

Este ano, as ações com objetivo de tornar a escola mais verde terão continuidade. “Vamos dar continuidade e plantar sementes de acerola que conseguimos a partir de parcerias. Os alunos vão ajudar a plantar e vão poder levar as mudas para casa. Todas as ações estão sendo feitas para deixar a escola mais verde”, conclui Alan.

Município: Alfenas/ Superintendência Regional de Ensino de Varginha

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 16:28

16 Comentários »

  1. Foi um ótimo trabalho que contou com a participação de toda comunidade escolar: os professores ajudaram a pintar a escola, os alunos ajudaram nas salas. O projeto de reciclagem de pneus deixou a escola mais bonita. A revitalização da horta foi o primeiro passo. Hoje são colhidas diversas hortaliças, tudo produzido de forma orgânica. Buscamos parcerias com as universidades da cidade, com fazenda que produz e nos doa mudas, e principalmente envolvendo toda a comunidade. A partir do momento que o aluno é sujeito ativo do processo, quando ele coloca a mão na massa, ele ajuda a cuidar e não destrói. Quando assumimos a direção em set de 2011, a escola estava com a parte física precária. A direção procurou parceiros e voluntários e conseguimos muitas conquistas. Os funcionários se sentiram envolvidos e produziram muito mais. Plantamos também uma cerca viva na escola. Ainda temos muito a conquistar. Em 2015, os alunos produzirão mudas frutíferas para plantá-las na horta e nos passeios do entorno da escola. Aos alunos participantes desse projeto, também serão doadas mudas para que eles as plantem em suas casas.

    Comment by ALAN DA SILVA BARRETO — 10/03/2015 @ 08:39

  2. Parabéns a Direção e a todos da Escola Dr. Napoleão Sales, pela grande desempenho no lindo trabalho.
    Vamos continuar cada dia melhor .Parabéns

    Comment by Odete de Almeida Souza — 10/03/2015 @ 09:28

  3. Parabéns a Escola! Um projeto impressionante! Tenho orgulho de ter entrado para essa equipe brilhante!

    Comment by Rolién — 10/03/2015 @ 10:51

  4. Parabéns aos alunos, professores e diretor Alan da EE Napoleão Salles de Alfenas.

    Ações como estas é que promovem a transição da Escola para se tornar uma Escola Sustentável.
    Continuem a elaborar e desenvolver projetos de educação ambiental e sempre articulando com a sociedade local para melhorar a qualidade de vida da comunidade local e da escola.

    Comment by Inês Tourino Teixeira — 10/03/2015 @ 14:19

  5. Parabéns a todos os envolvidos no projeto. Realmente fez a diferença.

    Comment by Maria Aparecida — 10/03/2015 @ 18:56

  6. ótimo trabalho que contou com a participação de toda comunidade escolar: os professores ajudaram a pintar a escola, os alunos ajudaram nas salas. O projeto de reciclagem de pneus deixou a escola mais bonita. A revitalização da horta foi o primeiro passo. Hoje são colhidas diversas hortaliças, tudo produzido de forma orgânica. Buscamos parcerias com as universidades da cidade, com fazenda que produz e nos doa mudas, e principalmente envolvendo toda a comunidade. A partir do momento que o aluno é sujeito ativo do processo, quando ele coloca a mão na massa, ele ajuda a cuidar e não destrói. Quando assumimos a direção em set de 2011, a escola estava com a parte física precária. A direção procurou parceiros e voluntários e conseguimos muitas conquistas. Os funcionários se sentiram envolvidos e produziram muito mais. Plantamos também uma cerca viva na escola. Ainda temos muito a conquistar. Em 2015, os alunos produzirão mudas frutíferas para plantá-las na horta e nos passeios do entorno da escola. Aos alunos participantes desse projeto, também serão doadas mudas para que eles as plantem em suas casas. Parabéns a todos!

    Comment by ALAN DA SILVA BARRETO — 10/03/2015 @ 19:56

  7. Esse trabalho é fruto de uma luta diária para manter a escola linda e revitalizada!

    Comment by Marinalva — 10/03/2015 @ 22:45

  8. Cumprimentamos a Direção, corpo docente e discente pelos projetos desenvolvidos.
    Fica evidente que a união, o compromisso e o envolvimento de todos contribuem para a melhoria da qualidade de ensino.
    Parabéns a todos e que a EE Dr Napoleão Sales continue cada vez mais bonita e com o objetivo de fazer a diferença na comunidade onde está inserida.

    Comment by MARIA APARECIDA MENDES DA CRUZ — 11/03/2015 @ 16:15

  9. Parabenizo a Profª. Wilma Maria pela brilhante iniciativa, Prof. Alan pelo apoio isto demonstra seu espirito de liderança e a todos os Professores, servidores, alunos, pais e comunidade em geral que contribuíram para o exito do projeto. Quando há vontade de exercer a cidadania as coisas se tornam mais fáceis e melhoramos em muito o ambiente em que vivemos. Por isto admiro a máxima “PENSE GLOBALMENTE E HAJA LOCALMENTE”. Alfenas agradece e se orgulha com a atitude de vocês.

    Comment by Prof. CHICO — 12/03/2015 @ 08:13

  10. O brilho da escola vem através da união existente entre direção, professores, ASBs,secretários,alunos e pais de alunos. Isso, nós da E. Dr. Napoleão temos! Parabéns a todos por essa união e fazer nossa escola brilhar!

    Comment by Dulcineia — 12/03/2015 @ 15:03

  11. Parabéns a união faz a diferença,o projeto é digno de ser divulgado e elogiado.

    Comment by Maria Helena O.Paiva — 12/03/2015 @ 19:29

  12. Parabéns a todos,trabalho digno de elogio e
    divulgação.

    Comment by Maria Helena O.Paiva — 12/03/2015 @ 19:34

  13. O projeto certamente só foi realizado com a união da direção, alunos, professores e comunidade. Parabéns à toda equipe da Escola Estadual Dr. Napoleão Salles.

    Comment by GLAICE KELLY — 14/03/2015 @ 21:08

  14. A escola ficou bonita e agradável com a realização e concretização do projeto!É uma alegria fazer parte desta equipe!

    Comment by Eliana de Fatima Silva — 18/03/2015 @ 22:36

  15. Parabéns ao projeto!!! A escola com certeza tem vida em seus corredores!!!

    Comment by Mônia Maciel Martins — 26/03/2015 @ 14:33

  16. Parabéns a todos os envolvidos no projeto!!! Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe!!!

    Comment by Ana Cristina Tomé da Silva — 13/04/2015 @ 20:49

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades