Dia Nacional da Poesia: poemas de alunos tomam conta das ruas de Sabinópolis

13/03/2015

Os alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental declamaram poesias nas ruas da cidade. Foto: Arquivo da Escola

Neste sábado (14/03) é comemorado o Dia Nacional da Poesia. Na Escola Estadual Sabino Barroso, de Sabinópolis, no Vale do Rio Doce, a comemoração da data acontece desde o início do mês através do projeto ‘Nossa escola tem poesia e a espalha pela cidade’. A partir da iniciativa, os alunos leem e escrevem poesias, além de terem a oportunidade de declamá-las. Hoje, a poesia foi levada para fora da escola.

“Os alunos gostam muito de estudar a poesia. É um texto menor, tem rimas e ainda desenvolve a consciência fonética. Também auxilia os alunos que têm dificuldade, ajuda a desenvolver a memória, já que decoram a poesia, e eles aprendem a falar em público”, justifica a diretora da escola, Regina Coele Barroso Queiroz. O projeto ainda busca desenvolver o prazer ao ler poesias, tornar os alunos leitores ativos e interativos e estimular a memória e a declamação.

Participam do projeto os 440 alunos da escola, todos dos anos iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, eles declamaram as poesias na escola – em sala de aula, no pátio, na cantina ou na quadra. Cada turma trabalhou com um tema, entre eles estavam a água, o meio ambiente, sustentabilidade e as mulheres, já que o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante o andamento da iniciativa.

Com as professoras, eles passaram por comércios da cidade e mostraram o que aprenderam em sala de aula. Foto: Arquivo da Escola

Hoje, os trabalhos dos alunos tomaram conta das ruas de Sabinópolis. “A cidade é pequena e o pessoal apoia muito essas atividades. Todo mundo elogia. Essa também é uma forma de formar novos leitores. Os professores e alunos estão encantados com essa oportunidade”, conta Regina. Nesta sexta, mais de 260 alunos passaram por comércios da cidade para apresentar seus trabalhos.

Os estudantes que cursam do 3º ao 5º ano na escola foram até lojas e prédios públicos da cidade – como padarias, supermercados e a Prefeitura – para mostrar o trabalho que têm feito dentro de sala de aula. Os alunos menores apresentaram seus trabalhos somente dentro da escola.

Entre os alunos que levaram a poesia para fora da escola estava Loianny Berto Braga Ávila, do 5º ano do ensino fundamental. “Foi maravilhoso. Fomos ao supermercado, em uma escola e em uma padaria. Adorei o jeito que nos receberam, do carinho. Em todo lugar que a gente ia tinha palmas”, conta. O entusiasmo com o projeto não para por aí. “Quero continuar sempre com esse projeto. Vou para o 6º ano e vou mudar de escola, mas combinei com minhas colegas de continuarmos fazendo por conta própria”.

Antes de sair da escola, os alunos declamaram as poesias para os colegas de outras turmas. Foto: Arquivo da Escola

Já Isadora Santos Quiroga faz o 3º ano do ensino fundamental. A descoberta da poesia empolgou a aluna, que, nas ruas da cidade, declamou a poesia ‘Ninho do Coração’, de Pedro Bandeira. “Era sobre um passarinho que tinha perdido o ninho porque tinham cortado a árvore. Cada colega declamou um poema diferente. Gostei de estudar poesia. Achei diferente, gostei mais que dos outros textos. A poesia é de um jeito legal, com rimas”, diz.

Dia Nacional da Poesia

Para homenagear Castro Alves, um dos maiores poetas brasileiros, dia 14 de março foi a data escolhida para ser o Dia Nacional da Poesia. Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847, é considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura.

Município: Sabinópolis  / Superintendência Regional de Ensino de Guanhães

Postado em: Uncategorized — admin @ 17:57

8 Comentários »

  1. PARABÉNS AOS ALUNOS E EQUIPE (da qual faço parte) DA ESCOLA ESTADUAL SABINO BARROSO PELO BONITO TRABALHO QUE VEM REALIZANDO COM AS CRIANÇAS DE NOSSA CIDADE. EQUIPE SÉRIA E COMPROMETIDA COM A EDUCAÇÃO. APESAR DO GRANDE DESAFIO DO DIA-A-DIA, DEUS TEM ABENÇOADO NOSSO TRABALHO E OS FRUTOS, COM CERTEZA, VIRÃO, NO TEMPO CERTO. NO DIA NACIONAL DA “POESIA”, E DURANTE TODO O MÊS DE MARÇO, NOSSA CIDADE SE ENCANTA COM AS APRESENTAÇÕES DE NOSSAS CRIANÇAS.

    Comment by Maria Espedita Tadin dos Santos Srdinha — 14/03/2015 @ 12:09

  2. Que coisa bonita Dininha.Em 1942 eu cursei o 4] ano neste querido Grupo.Muitas lembranças bonitas daquela época.Eu era aluna da grande Professora Maria Aguiar.Tinhamos os com declamações eu , muitas vezes, declamei várias poesias, entre elas, as de Olavo Bilac: Pátria, latejo em ti, no teu lenho por onde circulo e sou…..Bons tempos , muita saudade e recordações. Parabéns a você, às professoras e aos alunos.

    Comment by Rutinha Barroso — 14/03/2015 @ 21:53

  3. Parabéns equipe da EE Sabino Barroso pela linda e grandiosa iniciativa.
    Parabéns aos alunos por se permitirem embarcar nesse projeto e contagiar a todos com a beleza, a leveza e os encantos da poesia. Em vozes infantis então, são de derreter e arrancar aplausos dos mais endurecidos corações.

    Com carinho.

    Marta Luiza
    Colega da SRE/Guanhães

    Comment by Marta Luiza — 17/03/2015 @ 08:22

  4. Parabéns a professores e alunos pelo trabalho!

    Conheço bem essa pequena cidade, que amo por sinal
    Pois passei boa parte da minha adolescência por aí.
    E sei o quanto esse pessoal gosta de poesia.
    Então só me resta também aplaudir a todos os envolvidos pelo trabalho e incentivo aos alunos.

    Comment by Marli de Pinho Simoes — 17/03/2015 @ 16:14

  5. Bom dia!
    Sempre acreditei nessa estratégia de leitura. Parabéns à escola e aos alunos. Quando plantamos ideias um dia elas florescem com um novo jeito de viver. Saudades Regina.

    Abraços.
    Viva a poesia, viva!

    Comment by Fabrício Vieira — 19/03/2015 @ 08:09

  6. Importante trabalho e muito pertinente a divulgação, tendo em vista dentre tantos aspectos, a importância de se desenvolver o gosto e a sensibilidade pela poesia. Mas, senti falta de um vídeo com alunos declamando-as. Fica a sugestão para a próxima.

    Parabéns a todos os envolvidos no projeto!

    Comment by Maria Vardilene de Oliveira — 19/03/2015 @ 08:20

  7. Marli, obrigada pelo comentário carinhoso e pelo incentivo. E para relembrar da Terra Natal, segue o Poema da dona Azeneth de Pinho Queiroga , com esse título,que foi publicado em seu livro: Recordando, Rimando e Rabiscando.
    Terra de infância feliz
    Berço de amor, pais irmãos
    Onde a vida calma eu quis
    Com belas recordações

    Situada entre os montes
    É a zona doce do rio
    Suave em qualquer tempo
    De calor ou muito frio

    Admiro minha terra
    Pela grandeza do povo
    Pela cultura que encerra
    Gente simples, sem arrojo

    SABINÓPOLIS é encanto
    É música, é dança, seresta
    É missa, é benção, é reza
    É o coração todo em festa!

    Comment by Regina Coele Barroso Queiroz — 19/03/2015 @ 15:19

  8. Parabéns a toda equipe envolvida neste maravilhoso projeto.
    É compensador ver projetos de escolas da SRE de Guanhães, publicados no sitio da
    SEE.Lindos alunos!Belo trabalho!
    Parabéns, colega diretora

    Comment by Idalice G da S Madureira — 19/03/2015 @ 15:32

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades