Mudança de hábitos, resultados concretos

26/03/2015

Pequenas atitudes com foco na economia do consumo de água viraram hábito no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) de Betim, localizado no município da região metropolitana da capital. Desde o ano passado, a escola está adotando mudanças de postura e tem conquistado com uma economia significativa.

O objetivo na escola é reduzir o consumo de água. Foto: Arquivo da Escola

“O primeiro passo da ação foi saber quais eram os focos de desperdício. Observamos os alunos e chegamos à conclusão que precisávamos, por exemplo, mudar o bebedor de lugar. Antes, eles ficaram na parte da frente da escola e muitos alunos que utilizavam não baixavam o pino e muita água era desperdiçada. O bebedor também era utilizado por alunos de escolas vizinhas. Também colocamos cartazes em toda escola e trocamos as torneiras que estavam pingando”, conta o diretor do Cesec, Francisco Moreira Passos.

O pátio, que antes era lavado, hoje é limpo com um pano. Se os professores ou alunos identificam algum vazamento, logo a direção é comunicada. “São pequenos detalhes que funcionam”, afirma Francisco.

O Cesec também está implantando um sistema para captar água da chuva. Estão sendo instalados 36 metros de calhas na escola que serão utilizados para isso. “O sistema de captação e tratamento foi adaptado de um site. A água é captada por calhas que são direcionadas para um reservatório”, destaca o diretor. A água será utilizada para regar a horta da escola e para limpeza. “Já observamos que reduzimos o consumo uns 30% e com conclusão do projeto de captação da água chuva vamos chegar a uns 60% de economia”, conclui o Francisco.

Água captada será utilizada na limpeza da escola e para regar a horta da escola. Foto: Arquivo da Escola

Centro Estadual de Educação Continuada

Minas Gerais possui 103 Centros Estaduais de Educação Continuada, que realizam atendimentos regionais de jovens e adultos que não cursaram ou concluíram a educação básica, e 20 Postos de Educação Continuada (Pecon). Além do curso não presencial, o aluno ainda pode fazer os Exames Especiais, que são oferecidos a qualquer época do ano em uma das 48 Bancas Permanentes de Avaliação existentes no Estado. As bancas funcionam nos Cesec e, por meio delas, o interessado realiza exames especiais baseados nos conteúdos estudados para o nível de escolaridade para o qual ele deseja se certificar.

Município: Betim/ Superintendência Regional de Ensino Metrop0litana B

1. Parabéns pela iniciativa. Quero implantar essa ação aqui na escola também. O Estado também podia implantar esse sistema em todas as escolas. Economizaria muita água.

Comment by ALAN DA SILVA BARRETO — 30/03/2015 @ 08:21

2. Excelente iniciativa realmente, mas temos que manter, para que no futuro não termos novamente os mesmos problemas!

Comment by Matheus — 31/03/2015 @ 01:44

3. Parabéns pelo trabalho. Servirá de exemplo para outras escolas e nas casas também….

Comment by Ane Meire — 31/03/2015 @ 07:57

4. Obrigado. ja estamos usando a agua captada. È facil e compensa o esforço social e financeiro. Se quiser temos um passo a passo que evita ate nossos primeiros erros. Estamos à disposiçao.CESEC de Betim.

Comment by Francisco — 31/03/2015 @ 14:00