Passeio ciclístico: mais que uma prática esportiva, uma aula de cidadania

01/04/2015


Exercitar o corpo, a mente e muito mais. Os passeios ciclísticos ganharam novos contornos como projeto ‘Pedalando pela Vida’, na Escola Estadual Interventor Alcides Lins, em Curvelo, na região Central do Estado. A ação, desenvolvida com os alunos dos anos finais do Fundamental e Ensino Médio, buscou resgatar a valorização da prática saudável do esporte; a noção de cidadania; a responsabilidade e a consciência ambiental; além do conhecimento e do respeito às leis de trânsito.

Passeio ciclístico mobilizou alunos da Escola Estadual Interventor Alcides Lins, em Curvelo, na região Central do Estado. Crédito: Arquivo da Escola

O projeto começou em sala de aula, onde os professores iniciaram o trabalho do tema a partir das disciplinas que lecionam. Na aula de Biologia, por exemplo, a musculatura do corpo humano foi o assunto discutido com os alunos. “Os passeios de bicicleta servem para aumentar o rendimento do aluno em sala de aula, melhorar a postura junto aos professores, estimulando mais empenho nas disciplinas convencionais”, disse o diretor da escola, Márcio Afonso Cordeiro.

Na etapa seguinte, os alunos realizaram um passeio ciclístico pelo entorno da escola. “Os envolvidos nos projeto desenvolveram pesquisas sobre a área que percorreram para identificar o tipo de terreno, o que existia no local no passado, qual o impacto sofrido pela modernização, cálculos de tempo do passeio, distância, entre outros”, lembra o diretor.

Práticas cidadãs e educação do trânsito também estiveram presentes em projeto desenvolvido com alunos da Escola Estadual Interventor Alcides Lins, em Curvelo, na região Central do Estado. Crédito: Arquivo da Escola

Entre os alunos que participaram do passeio está Vinicius Almeida Matos. O estudante do nono ano do Ensino Fundamental disse ter se empolgado com o projeto. “Esta foi a segunda vez que participei. Gostei muito da brincadeira. Essa forma de trabalhar a educação me deixou muito empolgado”, conta.

Município: Curvelo / Superintendência Regional de Ensino de Curvelo

Postado em: Uncategorized — admin @ 15:24

11 Comentários »

  1. O sucesso está em se empolgar pelo que se faz de melhor: educar.
    E sabemos que a EE Interventor Alcides Lins já proporciona este educar há anos e fazê-lo de forma prazerosa permeia os desafios da nova educação, que tende e almeja construir o cidadão que tanto necessitamos. Parabéns a escola seus educadores e gestores!

    Comment by Jaqueline — 01/04/2015 @ 16:34

  2. Participei de todas as edições e cada ano é diferente, a emoção dos participantes e contagiante aguardo o próximo projeto.

    Comment by Ainoam — 01/04/2015 @ 17:03

  3. O diretor da Escola Estadual Interventor Alcides Lins Márcio Afonso está de parabens, temos certeza que ele está bem acessorado pelos seus funcionários. Hoje esta escola tornou-se referencia nesta cidade e é uma das melhores.

    Comment by OTACILIO DOS SANTOS SILVA — 02/04/2015 @ 12:17

  4. Parabéns ao organizadores, o passeio foi ótimo.

    Comment by Márcio — 02/04/2015 @ 14:44

  5. Parabéns a todos professores e funcionários da E. E. Interventor Alcides Lins que se empenharam e incentivaram o evento. O projeto pedalando pela vida, é interessante pois além de proporcionar momentos de grande alegria e descontração, os alunos aprendem e resgatam valores como companheirismo, respeito às regras e aos outros, trabalho em equipe, preservação do meio ambiente e outros.

    Comment by Ciléia Moura — 06/04/2015 @ 07:16

  6. Parabéns pela iniciativa !! Este projeto educa e alegra a comunidade escolar !
    Continuem pedalando !

    Comment by Elza Malaquias — 06/04/2015 @ 16:18

  7. Parabenizamos ao corpo discente e docente da Escola Estadual “Alcides Lins”pela brilhante iniciativa. Sucesso!

    Comment by Mário Roberto Alves Trindade — 07/04/2015 @ 11:40

  8. Parabenizamos ao corpo discente e docente da Escola Estadual “Alcides Lins”pela brilhante iniciativa. Sucesso!

    Comment by Mário Roberto Alves Trindade — 07/04/2015 @ 14:04

  9. Parabéns pela iniciativa!

    Comment by Raimundo Júnior — 07/04/2015 @ 15:16

  10. Parabéns pelo abrangente projeto, que consegue perpassar por áreas importantes integrando-as para o pleno desenvolvimento da cidadania: educação de trânsito, meio ambiente, saúde, boa convivência, e outros.

    Comment by Leida Maria Camatta Santana — 07/04/2015 @ 16:48

  11. educa e descontrai!

    Comment by Márcio — 07/04/2015 @ 18:21

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades