Matemática consciente: a partir de gráficos, estudantes analisam o consumo de água no município

06/05/2015

A Matemática está presente em todos os lugares. A disciplina que trabalha com os números e com o raciocínio lógico ganhou forma diferente nas mãos dos alunos da Escola Estadual Professor Francisco Dias, no município de Virginópolis. Utilizando dados coletados com a comunidade local referentes ao consumo de água no município, os alunos produziram diferentes gráficos e apresentaram a análise dos dados coletas para os colegas.

A ação faz parte do projeto “Água – o ouro do século 21” desenvolvido de maneira interdisciplinar pela escola, como explica a supervisora da escola, Júnia campos Lara. “Foi um trabalho interdisciplinar. Alguns alunos montaram apresentações utilizando diferentes gráficos que mostravam como está a situação atual do consumo de água e como era antes. Eles também falaram quantos litros de água é gasto por habitante do município. Os dados foram passados pela Copasa”, conclui.

Utilizando os dados coletados, os alunos produziram maquetes e cartazes. Foto: Arquivo da Escola

O primeiro passo do trabalho realizado pelos estudantes foi a leitura de diferentes materiais sobre o tema. Logo após, os estudantes fizeram pesquisas com a comunidade para saber como eles estavam utilizando a água, como era feita a captação da água de chuva e como ela estava sendo armazenada. Todo material coletado pelos alunos foi apresentado para toda escola.

“Fizemos cartazes falando sobre a distribuição da água no país e sobre os reservatórios de São Paulo. A professora de Matemática, Wagna Alves Ferreira Leite Coelho, nos orientou a pegar informações em vários lugares”, afirma o aluno do 9º ano do ensino fundamental, Flaviano Dias Barbosa. O estudante conta ainda o que aprendeu durante o projeto. “Muitas coisas vou poder aplicar no meu dia a dia, como reutilizar a água usada para lavar roupa na limpeza do passeio”.

Trabalhos foram apresentados para toda escola. Foto: Arquivo da Escola

 A escola ainda pretende levar os estudantes para visitar uma nascente localizada na zona rural e já entrou em contato com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para conseguir mudas para serem plantas próximas às nascentes.

Município: Virginópolis/ Superintendência Regional de Ensino de Guanhães

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 15:36

2 Comentários »

  1. Ficou ótimo !!!

    Comment by Thalita — 08/05/2015 @ 15:57

  2. A idealizadora desse projeto tem os meus parabéns pelas suas ideias magníficas e também pela sua grande capacidade de educação que transmite aos seus alunos…

    Comment by Magno Silva — 06/03/2016 @ 13:55

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades