Alunos do Curso Normal discutem a diversidade na Educação Infantil

22/05/2015

Alexandra Dias de Paula trabalha com educação infantil há 12 anos e busca agora o diploma de educadora infantil. Ao longo desta semana, a aluna do Curso Normal da Escola Estadual Cândida Cabral, em Belo Horizonte, teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em uma temática constante na educação mineira: a diversidade.

“Mesmo com toda experiência que eu já tinha, as discussões foram muito importantes. São temas que nos ajudam no nosso dia a dia e é uma oportunidade muito valida para tirar dúvidas”, ressalta Alexandra. Ela e os outros colegas do curso participaram da “V Semana Pedagógica”.

A semana pedagógica é realizada, anualmente, pela escola e discute temas presentes na rotina profissional dos estudantes. Crédito: Divulgação Escola

O evento é realizado pela escola anualmente e sempre busca discutir temas que estarão presentes na rotina profissional dos estudantes. “Essa semana é dedicada a discutir com eles os mais diferentes temas. Este ano, estamos abordando questões como a inclusão e a diversidade. Mostramos para os alunos, por exemplo, como as temáticas são trabalhadas nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e nas creches”, ressalta o vice-diretor da escola, Ederson Rodrigues.

Essa é a segunda vez que Edvânia Teixeira Nunes participa da Semana da Pedagogia e destaca que tem ajudado muito na sua formação. “Já participei ano passado e sempre descubro coisas que não sabia e que um dia vou precisar na minha profissão”, afirma a estudante.

Durante a Semana Pedagógica foram abordados temas como “O profissional como fonte de motivação educacional”; “ Inclusão social: uma abordagem sobre raça, etnia e suas aplicações na sociedade”; “ As deficiências e suas práticas pedagógicas”; “Gestão Democrática da Escola”; entre outros.

Pedagogia infantil

Durante o Curso Normal, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação, o educador possui uma formação a partir de eixos, tópicos e conteúdos que contemplam temas como: história da infância e da educação infantil; políticas públicas e legislação; crescimento e desenvolvimento da criança pequena; instituição da educação infantil e cotidiano; identidade profissional e; concepção do processo de alfabetização. Todas essas temáticas contribuem para que o professor possa embasar o seu trabalho pedagógico com as crianças.

A abertura de turmas de Curso Normal é feita a partir da demanda do município que é apresentada à Superintendência Regional de Ensino da qual faz parte. Esta demanda é avaliada pela regional e SEE e incluída no plano de atendimento da Superintendência para a oferta de turmas.

Nos casos dos municípios que já contam com escolas estaduais que ofertam Curso Normal e, ainda assim, identificou demanda por novas turmas, a própria escola ofertante deve apresentar essa demanda para a regional para que seja feita a inclusão do pedido em seu plano de atendimento.

Município: Belo Horizonte / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

1 Comentário »

1. Quando lidamos com a educação, está na mão de quem ensina entender as dificuldades e o tempo de aprendizado de quem recebe as informações. Tanto crianças, como jovens e adultos possuem um tempo para processar tudo que lhes é passado e atualmente aonde trabalho usamos em nossos materiais didáticos http://www.tororadar.com.br/como-investir-na-bolsa-de-valores uma linguagem simples para atender a todas as idades e experiências.

Comment by Renata de Faria — 16/12/2015 @ 10:21