Escola e comunidade, uma parceria que dá certo

25/05/2015

Na Escola Estadual São João da Escócia, em Santa Luzia, maio foi eleito o mês da família. Com atividades que tiveram por objetivo intensificar a participação da comunidade nas ações desenvolvidas pela escola, foi realizado no último sábado (23/05) a “IV Festa da Família”. A iniciativa contou com a participação dos mais de mil alunos da escola e da comunidade escolar.

“Esse é um projeto pedagógico que é trabalhado desde o início do ano e a culminância é sempre no mês de maio por causa do Dia Internacional da Família. Sempre recebemos os pais e oferecemos muitas atividades que têm por objetivo integrar escola e família”, ressalta a diretora da escola, Maria Mônica Lisboa.
A programação da festa contou com palestras sobre a importância da participação da família na escola e apresentações de música e dança. Foi discutido também o projeto com foco na preservação de uma mina de água próxima à escola. 

A Escola Estadual São João da Escócia recebeu a comunidade escolar no último sábado. Foto: Arquivo da Escola

Para a aluna do 3º ano do ensino médio, Thaís Rocha Lima, a comemoração reforça ainda mais o laço entre escola e comunidade. “Eu estudo na escola desde 2013, mas desde antes já vinha participar da festa porque tenho um colega que estudava aqui. A Festa da Família é muito importante, pois, para construir a educação, é necessária a parceria entre a família e a escola”, conclui.

Já a diretora Maria Mônica destaca que a participação dos pais na escola tem crescido a cada ano. “A participação dos pais é excelente e tem crescido bastante e isso tem proporcionado um reflexo grande no comportamento dos alunos”, conclui.

Parede da Escola Estadual São João da Escócia foi grafitada pelos alunos da escola. Foto: Arquivo da Escola

Ubaporanga

Na Escola Estadual Cesarino Alves Pereira, no distrito de São José do Batatal, em Ubaporanga, a família foi o tema da sétima edição do “Chá Literário”. “O nosso objetivo é aproximar cada vez mais a escola e a comunidade. Tivemos um público muito grande e foi muito bom”, conta o diretor da escola, Gilmar Cevidanes.

O gestor ressalta ainda que essa parceria entre a escola e a comunidade está cada vez mais consistente. “Para tudo que fazemos convidamos a comunidade. Já conseguimos um salto muito grande em relação a isso. Nos anos anteriores a família era um pouco ausente. Hoje eles vêm e questionam. Procuram saber o que está acontecendo e é isso que a gente quer. Para melhorar o ensino e a aprendizagem temos que ter a participação dos pais na escola”, conclui.

A comunidade também esteve presente no Chá Literário da Escola Estadual Cesarino Alves Pereira. Foto: Arquivo da Escola

Adayane Pires do Couto Rodrigues é mãe das estudantes Tayse do Couto Rodrigues, do 9º ano do ensino fundamental, e Maria Eduarda do Couto Rodrigues, do 3º ano do ensino fundamental. Ela participou do “VII Chá Literário” e ressalta que a escola deve criar oportunidades de integração com a família. “A família tem que tomar conhecimento do que está acontecendo na escola. Sempre procuro saber o que está acontecendo com as minhas filhas e a escola me recebe muito bem”, conclui.

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 16:11

2 Comentários »

  1. Parabéns pela iniciativa a junção da família e escola é o caminho para uma educação cada vez melhor.

    Comment by Nelson Gabriel Machado — 09/10/2015 @ 11:42

  2. Muito bom!!!

    Comment by LARYSSA — 11/05/2016 @ 22:50

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades