Nova quadra e novas possibilidades na E.E. Coronel Manoel Soares do Couto

05/10/2009

A Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto, em Belo Horizonte, ganhou um reforço de peso na sua estrutura. A partir deste mês de outubro os 1.500 alunos da escola terão à disposição uma quadra poliesportiva coberta, com arquibancadas, além de uma quadra de peteca. Inaugurada na última quinta-feira (01/10), a quadra demorou nove meses para ser construída e demandou um investimento de cerca de R$ 500 mil da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Imagens do antes e depois da quadra na escola

Imagens do antes e depois da quadra na escola

Na cerimônia de inauguração, a diretoria abriu oficialmente as portas da quadra e os alunos começaram imediatamente a utilizar as instalações. Um jogo de futebol entre estudantes do turno da manhã contra o turno da tarde foi realizado para  marcar o início das atividades esportivas no local. O Subsecretario de Administração do Sistema Educacional, Gilberto José Rezende dos Santos, e a Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais, Sônia Andere Cruz, deram o apito e o pontapé iniciais para a partida.

A cerimônia de inauguração foi marcada pela animação dos estudantes. Só na última quinta-feira (01/10) eles puderam ver a quadra pela primeira vez e a reação foi de surpresa. Alguns alunos fizeram apresentações sob o som da trilha da vitória de Ayrton Senna, e a música “É uma partida de futebol”, do Skank, para comemorar a inauguração do novo espaço. “O que mais me impressionou foi o que os alunos fizeram aqui. Eles não conheciam o espaço, nós deixamos que eles conhecessem na hora. Eles gritaram e aplaudiram demais, foi como uma torcida de futebol”, conta a diretora da E.E. Coronel Manoel Soares do Couto, Maria Geralda Vilela.

A festa dos estudantes tem razão de ser. A quadra era um sonho antigo da escola inaugurada em 1970 e aumenta a gama de atividades possíveis de serem desenvolvidas na Manoel Soares do Couto. Na semana da criança, entre os dias 12 e 16 de outubro, alguns torneios esportivos serão realizados. Segundo a diretora, a quadra vai ajudar tanto para reforçar projetos, quanto para melhorar o desempenho dos estudantes em sala de aula. “Podemos fazer torneios, atividades culturais, feiras etc. A quadra é muito importante porque é um espaço para a socialização. Ajuda até em sala de aula, porque quando o aluno tem um espaço para interagir com os colegas ele fica mais interessado em receber o conteúdo em sala”, explica Maria Geralda. Além disso, a nova quadra também servirá a comunidade. Integrante do projeto Escola Viva – Comunidade Ativa, a escola abrirá os portões da quadra para o uso da comunidade do entorno.

Acessibilidade

A nova quadra não chama atenção apenas pela beleza. As instalações foram todas adequadas para o uso de deficientes físicos. Além de rampas de acesso, os banheiros também foram adaptados. “As rampas e os banheiros estão todas de acordo com as normas. Uma das preocupações na construção foi justamente a acessibilidade”, explica a diretora, Maria Geralda Vilela.

Postado em: Uncategorized — admin @ 10:28

5 Comentários »

  1. É muito importante ver o investimento da SEE nas escolas mineiras e a E.E.Cel.Manoel Soares do Couto teve seu respeito resgatado depois da reforma de todo o prédio e nova metodologia pedagógica, e a quadra torna-se um prêmio, para todos, pelo trabalho que vem desenvolvendo. O mérito é dos profissionais e alunos, todos envolvidos em busca de uma escola melhor.

    Comment by Neide Aparecida Dias da Silva — 05/10/2009 @ 20:10

  2. Estive presente na inaguração, o que mais me deixou feliz, foi ver os nossos alunos, a motivação de uma quadra nova, saber que isto e fruto de muito trabalho e desempenho de todo um grupo de gestores, que querem o melhor para nossa escola.

    Comment by Evani Neide Silva — 12/10/2009 @ 23:22

  3. É muito importante ver o resultado de uma escola, em que antes se encontrava em estado crítico, e hoje esta nova escola, resgatando novos espaços (Quadra nova e coberta)dentro da escola onde todos( alunos, professores e funcionários) podem participar e mostrar para todos, que este foi um resultado de um trabalho em equipe. Parabéns a todos os gestores.

    Comment by Rosenilde Ivany Gomes Jardim — 20/10/2009 @ 19:07

  4. Foi com muita alegria que nós funcionários da E.E. Cel. Manoel Soares do Couto e toda a comunidade escolar do bairro Minas Caixa recebemos a quadra poliesportiva da escola… Obra esta, desejada e esperada há anos…Parecia até ser um sonho impossível de ser realizado… Mas, se tornou real graças ao esforço e empenho da atual administração.
    Parabéns à equipe administrativa e a todos que colaboraram direta ou indiretamente para a concretização desse sonho…
    Enfim… Parabéns para todos nós…

    Comment by Guacyra Lúcia Moreira — 21/10/2009 @ 12:33

  5. Adorei. Ficou lindo, por isso que eu estudo la né
    rsrsrsr

    Comment by sara helen — 27/11/2009 @ 16:01

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades