A partir das aulas de História, alunos sensibilizam comunidade para o combate à Dengue

15/06/2015

Na Escola Estadual Deputado Manoel Costa, em Belo Horizonte, as ações de prevenção e combate à Dengue vão além dos muros da escola. Por meio de um trabalho que teve origem nas aulas de História, os alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental produziram um questionário que foi respondido por moradores do entorno da escola.

“Cada aluno entrevistou duas pessoas. Eles fizeram perguntas referentes aos cuidados que as pessoas têm com a limpeza dos seus quintais, sintomas da Dengue, entre outros”, conta o professor de História, Roberto Bernardo dos Santos. Ao todo, foram respondidos 197 questionários.

Estudantes também entregaram aos moradores uma cartilha falando sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença. Foto: Arquivo da Escola

Ainda segundo o educador, o trabalho de pesquisa teve muitos resultados positivos. “Foi muito, porque na hora fomos analisar os questionários vimos os alunos ficaram assustados com o número de pessoas que, por exemplo, não faziam a limpeza correta do quintal”, conclui Roberto Bernardo.

A culminância do trabalho consistirá em uma carta produzida pelos e endereçada aos vereadores da capital mineira. “Diante do levantamento eles irão fazer uma carta sugerindo alguma ação efetiva para prevenir a comunidade sobre os riscos e cuidados com a doença”, afirma o educador.

Ao todo, foram respondidos 197 questionários. Foto: Arquivo da Escola

Dengue no Estado

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento, foram confirmados 57.847 casos de dengue em Minas Gerais em 2015. Ainda de acordo com a SES, desde o início do mês de junho de 2015 está sendo utilizada uma nova metodologia de divulgação dos casos, que engloba também os casos suspeitos. Esta metodologia é a mesma utilizada pelo Ministério da Saúde.

1. OTIMO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Comment by BERNARDO — 15/06/2015 @ 20:45

2. Excelente iniciativa! Os alunos precisam notar a aplicabilidade do que aprendem em sala de aula. Este tipo de atitude ensina uma importante lição para a vida de cada um deles. Continuem com este trabalho M A R A V I L H O S O !

Comment by Erick Givisiez — 16/06/2015 @ 07:58

3. Muito bom é importante aliar o ensino de história e a construção da própria história da comunidade.

Comment by Nelson Gabriel Machado — 16/06/2015 @ 08:28

4. Muito bom ver que toda a comunidade está se sensibilizando para o combate da dengue. Somente assim conseguiremos resolver esse problema.

Comment by Priscyla — 16/06/2015 @ 15:49

5. ÓTIMA INICIATIVA AQUI EM MINHA CIDADE ALGUMAS ESCOLAS COM ALUNOS NA FASE INFANTIL TOMARAM ESSA INICIATIVA, FALTA TRABALHAR MAIS COM NOSSOS ADOLESCENTES, TIRÁ-LOS DE SALA LEVÁ-LOS A CAMPO, PARA QUE ASSIM O TRABALHO SEJA MAIS EFETIVO. PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES PELA INICIATIVA.
    VILMA GRADUANDA EM GEOGRAFIA LICENCIATURA.

Comment by VILMA CÉLIA SANTANA — 07/04/2016 @ 21:08