Com uso da criatividade, projeto para ensino da Língua Inglesa terá culminância com a comunidade escolar

17/06/2015

5, 4, 3, 2, 1…. Perna direita em ângulo de 180º, braço esquerdo em 90º. Engana-se quem pensa que essa é uma aula de Matemática, trata-se do English’s Fair (projeto de Inglês) da Escola Estadual Maria Garcia Pinto, no distrito de Barra do Cuieté, município de Conselheiro Pena.

Alunos da Escola Estadual Maria Garcia Pinto aprendem inglês com o 'English's Project'. Crédito: Arquivo da Escola

Idealizado desde 2006, pelo professor de inglês, Júlio César Avelino de Souza, o evento, já tem data marcada para acontecer, dia 17 de julho, na quadra da escola, mas os preparativos começaram bem antes, como explica educador. “Com duração de um semestre, o projeto visa a forma lúdica de apresentar o inglês aos alunos começando na escolha da música, em seguida vieram os ensaios. Primeiro dividido em grupos; vendo que as equipes mostravam interesse e segurança, incentivei-os a fazer a apresentação no pátio da escola. Só se ouvia comentários positivos e as outras turmas questionavam por que a escola toda não apresentava, ou mesmo não fazia uma competição entre todas as salas. Aproveitei a oportunidade, com apoio e adesão da direção da escola e de professores, dividindo-os para que cada turma seja apadrinhada, os alunos escolhem a música, o professor aprende a letra e ajuda na coreografia, acompanhando a turma durante todo o processo”, esclarece Júlio.

Desde então, o English’s fair se tornou um evento, integrando o calendário festivo da cidade. O projeto envolve os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que apresentam as coreografias no intervalo entre uma apresentação e outra, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º do ensino médio, que disputam com coreografias das músicas internacionais, numa mostra competitiva que vale troféus e premiações.

Alunos da Escola Estadual Maria Garcia Pinto aprendem inglês com o 'English's Project'. Crédito: Arquivo da Escola

Do ponto de vista do aprendizado da língua, durante o processo, os alunos reescrevem a música, ilustram, traduzem e listam todos os verbos no infinitivo construindo assim seu vocabulário. Também produzem textos usando estruturas lingüísticas mais complexas.

A cada ano, alunos e funcionários se dedicam, preparam e investem para que o evento seja ainda melhor que no ano anterior, e os alunos surpreendem com as apresentações. O estudante do 2º ano do ensino médio, Sharlley Gabriel Oliveira Gonçalves, que participa desde a 1ª edição, quando ainda estava no 5º ano e cuja turma já ganhou quatro prêmios, dá exemplos. “Neste ano a turma inteira vai dançar, é bem animado, todo mundo participa, todo mundo dança preparamos a coreografia da música de Katy Perry, Dark roar”, revela.

Além da diversão, Sharlley também destaca o pedagógico. “Há grandes ganhos, não só do aprendizado da língua inglesa, mas também da matemática, à primeira vista pode parecer que a matemática e a dança, são diferentes, mas na verdade estas duas áreas estão fortemente ligadas: dança é matemática pura, tudo é contado, sincronia, passos, cadência, ritmo, por meio desse projeto eu inclusive melhorei em matemática”, exemplifica.

O estudante também ressalta a melhoria nas relações interpessoais. “Como trabalhamos em grupo, melhorou a relação dentro da própria sala, entre a turma, aproximou mais as pessoas”, afirmou. Situação endossada pelo professor Júlio. “Com este projeto, pretende-se, além de aproximar comunidade/escola, fazer com que o aluno sinta prazer em estar na escola”, concluiu.

Município: Conselheiro Pena/ Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares

Postado em: Uncategorized — admin @ 09:41

4 Comentários »

  1. Parabens pelo trabalho. Tambem sou professora de inglês e ha 03 anos venho desenvolvendo um projeto chamado Let´s the music speak III, Este ano sera dia 16 de julho.

    Comment by Maria das Dores Martins Dias de Sousa — 17/06/2015 @ 14:11

  2. EU trabalho como o conteúdo de história na escola que o Prof. Julio trabalha ” E. E. Maria Garcia Pinto. uma escola do município de CONSELHEIRO PENA, localizada em BARRA DO CUIETÉ,Parabenizo meu Colega e amigo que com muito empenho e amor juntamente com toda equipe desenvolve este trebalho.
    Parabéns Julio ,alunos,

    Comment by valnete — 17/06/2015 @ 19:11

  3. Agradeço a secretaria de educação por descobrir em meio a tantas escolas, a Escola Estadual Maria Garcia Pinto em Barra do Cuieté… Fiquei muito feliz e me sinto importante, privilegiado com este reconhecimento. Graças a perseverança e a união de todos nós funcionários desta instituição e o grande apoio de nossa Diretora Cileia Ferreira e o Pedagógico que é fundamental na sua motivação… E, também, não posso esquecer que, quem faz acontecer de verdade são os nossos alunos… Uma parceria que deu certo: professor/aluno ou vice verso… Deu tão certo, que nesta quarta feira, a trouxemos os alunos do 7º ano para fazer um intercambio com as escolas: Colégio Tiradentes (particular), Escola Estadual Maria Guilhermina Pena e por ultimo a Escola Estadual Luiz Gonzaga Bastos… Quero deixar aqui os meus agradecimentos a Professora Valnete que me auxiliou em tudo, a Vice diretora Creusa que nos acompanhou, nossa ex aluna Dandara que ficou encarregada de receber os alunos, enquanto eu montava o som. As diretoras das Escolas: no colégio Tiradentes, a senhora Niceli, na escola Maria Guilhermina Pena, a senhora Marta Trindade e por ultimo, a escola Luiz Gonzaga Bastos, a senhora Edir Paiva, onde nos ofereceu o almoço…Agradeço, tambem, a secretaria de educação do município, que com muito carinho, nos arrumou o ônibus para o transporte dos alunos, que são 30 quilômetros da cidade… E… Agradeço a Deus por me conceder, ainda, este animo e acreditar, ainda, na educação… Vale tudo pela a educação… Um grande abraço a todos…

    Comment by Julio Cesar — 18/06/2015 @ 09:56

  4. Gostei bastante do projeto. O ensino de um idioma como o Inglês é muito importante e ao mesmo tempo muito caro em escolas particulares aqui do Brasil. Além do idioma, o projeto contribui nas relações sociais e também na matemática (para minha surpresa). Sem palavras. Parabéns!

    Comment by Artur — 18/06/2015 @ 12:00

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades