Em projeto, escola de Barbacena destaca a cultura africana como elemento formador da identidade brasileira

22/06/2015

Rico na diversidade, o Brasil tem na cultura africana um dos elementos formadores da sua história. Hábitos e costumes da África estão presentes na culinária, na dança e na crença dos brasileiros. Para difundir a importância dessa cultura na formação da identidade nacional, a Escola Estadual José Bonifácio de Lafayette Andrada, em Barbacena, desenvolve o projeto ‘Desbravando a Cultura Africana’. “Com esse projeto, nós buscamos promover em nossos educandos novas opiniões atitudes e valores que contribuam para a formação de cidadãos voltados à consciência étnico racial”, explica a coordenadora do projeto, Rosilane Marques Reis.

Alunos da Escola Estadual José Bonifácio de Lafayette Andrada, em Barbacena, desenvolvem o projeto ‘Desbravando a Cultura Africana’. Crédito: Arquivo da Escola

O trabalho teve início com uma palestra, em que os professores procuraram saber o que os alunos conheciam da África. Ao assistirem aos filmes ‘O grande desafio’ (2007) e ‘Invictos ’ (2009), os estudantes debateram temas como o apartheid (regime de segregação racial adotado na África do Sul entre os anos 1948 e 1994) e a luta do negro na busca por direitos iguais. “Foi um momento em que destacamos elementos importantes da histórica africana e de heróis como Nelson Mandela”, lembra a coordenadora.

Projeto ‘Desbravando a Cultura Africana’ é desenvolvido de forma interdisciplinar com os alunos da Escola Estadual José Bonifácio de Lafayette Andrada. Crédito: Arquivo da Escola

Desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto utilizou a Química para falar sobre as ervas e condimentos utilizados na culinária. “Tem coisas que usamos em nosso dia a dia e não sabíamos que eram utilizadas pelos africanos, como a hortelã e o alecrim”, exemplifica a estudante do 3º ano do ensino médio, Débora Silva Amorim.

Nas aulas de Português, o foco foi na linguagem corporal. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o khalige. “É uma dança do Golfo Pérsico, mas muito presente no Norte da África, em países como o Marrocos. Tem traços da dança do ventre, mas é mais pulsante e dançante”, explica a professora Elizabeth Vigorito de Felipe.

O khalige é uma dança do Golfo Pérsico, mas muito presente no Norte da África e fez parte do projeto da escola. Crédito: Arquivo da Escola

Com o ‘Desbravando a Cultura Africana’, a escola coloca em prática as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal 10.639 de 2003. A legislação estabelece, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

Para a estudante do 3º do ensino médio, Rejane kellen de Paula Ferraz, a discussão do tema na escola ajuda a acabar com preconceitos. “Eu acho que o preconceito está onde o conhecimento é pouco. Para muitos, a África lembra miséria, pobreza e escravidão, mas aqui conseguimos ver que é uma região com uma riqueza cultural muito grande”, avalia a estudante.

Município: Barbacena / Superintendência Regional de Ensino de Barbacena

1. Parabéns!!! Meus queridos alunos vcs brilharam…

Comment by Rosinha — 22/06/2015 @ 15:32

2. Brilhante trabalho desenvolvido na Escola. Parabéns aos professores, alunos, Direção pelo empenho, dedicação e excelente resultado deste trabalho merecido reconhecimento.

Comment by Sandra — 22/06/2015 @ 17:13

3. Olá, boa noite!! Gostaria de um contato dos responsáveis pelo blog para enviar um evento de nossa escola. Desde já no aguardo! Abraço!

Comment by Társis Siqueira Vilhena — 23/06/2015 @ 22:21

4. Parabéns! Aos alunos e professores ! Tenho orgulho de ter estudado nessa escola! :)

Comment by vanessa — 24/06/2015 @ 15:17

5. Fazer parte desta equipe é muito gratificante. É muito bom ver que um trabalho feito com tanta dedicação é reconhecido! Parabéns aos meus alunos, professores e funcionários pelo sucesso de nosso projeto! Que Deus os abençoe sempre!!!

Comment by Flávia Galego Duque de Aguiar - Diretora — 24/06/2015 @ 15:39

6. Nossa!!!! É muita felicidade!! Parabéns para toda equipe alunos, professores, funcionários, direção e comunidade que desempenhou com muito orgulho e carinho o crescimento e conhecimento para com nossos alunos. Sucesso!!!!!!!!E mais uma vez Parabéns!!!!!

Comment by Cláudia Félix Higino Carvalho — 24/06/2015 @ 21:13

7. À escola e a toda comunidade escolar parabéns pela realização de mais um belíssimo projeto! Sei que este trabalho é resultado de um empenho coletivo e de muito protagonismo, por isso mesmo muito valoroso. Sucesso mais do que merecido! Parabéns, Flávia, Rosinha, Beth e todos os demais envolvidos!
    Gilson Meireles

Comment by Gilson Cezar Dias Meireles — 24/06/2015 @ 22:44

8. Parabéns a todos os funcionários pelo empenho e dedicação! Aos alunos minha admiração pelo brilhantismo, pois gostaria de estacar que esses alunos pertencem a escola do Distrito de Correia de Almeida, no qual grande parte dos discentes são da Zona Rural, e quem vem a cada ano mostrando que podem e que fazem a DIFERENÇA!!! Tenho muito orgulho dessa Escola!

Comment by Katia Andrade — 25/06/2015 @ 13:20