Escola estadual apresenta trabalho sobre uso consciente da água em shopping da Capital

26/06/2015

Em Belo Horizonte, alunos da Escola Estadual Menino Jesus de Praga realizam nesta sexta-feira (26) uma exposição dos trabalhos desenvolvidos no projeto ‘Planeta Água’. A iniciativa é apresentada no Shopping Estação, em Venda Nova, na capital mineira. Através de maquetes, os alunos destacam o planeta sob dois aspectos: com água e sem água, além de sugerirem medidas para o uso consciente desse recurso natural.

Alunos da Escola Estadual Menino Jesus de Praga realizam exposição sobre a água no Shopping Estação BH. Crédito: Omar Freire/Imprensa MG

“Estar aqui e apresentar o nosso trabalho é muito importante, pois é um espaço que conta com um grande número de pessoas e assim conseguiremos mostrar mais a pesquisa que fizemos, além de conscientizar as pessoas sobre a necessidade do cuidado com a água”, explica a estudante do 1º ano do ensino médio, Solange Letícia dos Santos Melo.

A exposição teve início às 10 horas e vai até às 21 horas. Entre as maquetes apresentadas está a do grupo do aluno do 9º ano do ensino fundamental, Ícaro Ferreira de Oliveira. Neste trabalho, é apresentada uma sugestão de reutilização da água. A partir do uso de calhas que levam a um reservatório, as residências podem captar a água e utilizá-la em atividades para a limpeza de veículos, calçadas e na irrigação. “As pessoas passam, olham curiosas e depois se aproximam para conhecer o nosso trabalho”, comenta o estudante sobre as primeiras horas da exposição.

Projeto Planeta Água é desenvolvido com alunos da Escola Estadual Menino Jesus de Praga. Crédito: Omar Freire/Imprensa MG

Se a sensibilização começou na escola, nas residências os familiares já sentem a postura consciente dos alunos. “É um trabalho que despertou o alerta nos estudantes. Eles viram que uma simples torneira pingando pode chegar a desperdiçar 46 litros de água por dia. Então, ficamos sabendo de alguns pais que seus filhos passaram a regular o consumo de água dentro de casa”, lembra o diretor da escola, Joselito Bernardino de Sousa.

O trabalho desenvolvido pelos alunos e professores da Escola Estadual Menino Jesus de Praga já foi apresentado também na Unidade Municipal de Educação Infantil do bairro Lagoa, no Centro de Referência da Assistência Social da região e para a Polícia Militar de Minas Gerais.

Quem passa pelo shopping nesta sexta-feira para fazer compras leva também um pouco de conscientização para a casa.Crédito: Omar Freire/Imprensa MG

Série de Ações

A exposição de maquetes é apenas a última etapa do projeto ‘Planeta Água’ que começou a ser desenvolvido no início do ano letivo, em fevereiro. Desde então, a iniciativa contou com uma série de ações como a realização de peças teatrais, confecção de uma revista sobre o tema e a construção de maquetes que retratam os possíveis danos que o planeta pode ter com a falta de água.

Pesquisas realizadas sobre os materiais menos prejudiciais ao meio ambiente, as doenças causadas pelo uso da água não potável e a visita a uma estação de tratamento de água com uma discussão sobre a poluição dos rios foram outros aspectos trabalhados pelos professores e alunos.

Município: Belo Horizonte / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C

Postado em: Uncategorized — admin @ 15:04

3 Comentários »

  1. Parabéns, meus queridos alunos e professores!

    O brilho da escola é reflexo da dedicação e

    empenho de cada um de vocês!

    Comment by JOSELITO SOUSA — 30/06/2015 @ 22:11

  2. Excelente iniciativa. Nosso futuro, em todos os aspectos, estão em projetos como esse!

    Comment by Felipe Dias — 25/08/2016 @ 14:23

  3. thank tou

    Comment by Bandar Togel — 19/06/2017 @ 05:58

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades