Com Feira da Matemática, escola mostra aos visitantes a relação da disciplina com fatos do dia a dia

01/07/2015

Você sabe o que os jogos de vídeo game e as impressões digitais têm em comum? Ambos estão relacionados a conteúdos trabalhados na Matemática. Essas e outras curiosidades sobre a relação da disciplina com assuntos do dia a dia podem ser conferidas hoje (01), durante a 7ª edição da ‘Feira da Matemática’. A iniciativa envolve cerca de 350 alunos dos anos finais do ensino fundamental ao ensino médio da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Pouso Alegre, no Sul de Minas.

O estudo das 'Probabilidades' está presente na 7ª edição da Feira da Matemática. Crédito: José Roberto Martinelli Jr. - Ministrar MTR

Aberta à comunidade, a feira é a culminância de um trabalho que tem início na sala de aula, onde os alunos são organizados em grupos e pesquisam sobre temas da disciplina. “Um dos assuntos trabalhados pelos estudantes é a ‘Geometria Especial’. Então, nessa edição, eles construíram sólidos geométricos gigantes para apresentação aos visitantes. Nessa construção, foram utilizados bambu. Ao confeccionar as figuras, os estudantes aprendem conceitos da matéria como aresta, vértice e volume”, explica o professor de Matemática e coordenador do projeto, Társis Siqueira Vilhena.

O bambu foi utilizada para retratar os estudos com a Geometria. Crédito: José Roberto Martinelli Jr. - Ministrar MTR

A criatividade dos alunos também está no estudo da ‘Probabilidade’, onde são utilizados jogos de dados e vídeo game para explicar as possibilidade de ganhar ou perder. “Esses jogos são divertidos e têm tudo a ver com a disciplina e só reforçam que a Matemática está presente em muitas coisas”, exemplifica o professor.

Feira da Matemática busca aplicar conteúdos da disciplina ao dia a dia das pessoas. Crédito: José Roberto Martinelli Jr. - Ministrar MTR

Fábio Wendel de Souza Silva é aluno do 3º ano do ensino médio e seu grupo realizou um estudo sobre a ‘Geometria Analítica com foco nas Cônicas’. “Para explicar sobre as parábolas, as hipérboles e a elipse aos visitantes do nosso estande, buscamos algo bem visual que chamasse a atenção. Então, em nossa pesquisa, nós descobrimos que na França existe um forno solar que é utilizado para captar energia solar e ele tem o formato de uma parábola. Outra curiosidade é que as pessoas poderão ver que suas impressões digitais apresentam o formato de uma elipse”, conta o estudante.

Feira da Matemática é realizada na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. . Crédito: José Roberto Martinelli Jr. - Ministrar MTR

Com sete edições realizadas e com participação em várias delas, Fábio Wendel destaca que a feira possibilita o estudante a se envolver mais com a disciplina. “A gente dá um aprofundamento em determinado tema da Matemática. Em aulas normais nós não teríamos tantos estudos nessa área. Com a feira, nós temos que saber explicar a matéria e imaginar as possíveis dúvidas que as pessoas possam ter e assim explica-las. A Matemática fica mais dinâmica”, avalia.

Conhecida na cidade de Pouso Alegre, a ‘Feira da Matemática’ recebe visita de alunos de outras escolas da cidade e de municípios vizinhos como Estiva.

Município: Pouso Alegre / Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre

1. Quero parabenizar todos os professores e alunos desta escola que de forma dinâmica e organizada apresentaram um ensino da Matemática diferente . Alunos criativos , apresentações maravilhosas que demonstram claramente a participação de cada um na construção do conhecimento . O que me chamou mais atenção foi a participação de toda comunidade escolar e pais de alunos. Várias escolas Municipais e Estaduais tbém participaram do evento vindo visitar a feira. Parabéns!! Sucesso sempre !!

Comment by ELCYVANIA — 01/07/2015 @ 12:30

2. Trabalho este conteúdo e vejo a importância e a necessidade de trazer o estudo da matemática para o dia a dia do aluno. A escola , os alunos e os professores estão de parabéns!!! Trabalhar com a matemática de forma mais dinâmica, motiva os alunos! Sucesso !!! Daniella Gasbarro

Comment by DANIELLA GASBARRO DE MELLO — 01/07/2015 @ 16:10

3. Olá, gostei muito do trabalho de vocês e gostaria de saber se existe a possibilidade de fazerem demonstrações em minha cidade, em escolas públicas.
    Aguardo resposta para tomada de medidas cabíveis.
    Sônia

Comment by sonia maria martins nunes — 04/07/2015 @ 09:51

4. Oi Sônia, gostaríamos de saber qual é a sua cidade. Temos sim interesse em levar este projeto para que outras regiões possam também alcançar o interesse pela matemática. Deixo aqui meu e-mail para contato, se quiserem informações ou agendar algum intercâmbio podem escrever para tarsissv@hotmail.com. Forte abraço a todos!

Comment by Társis Siqueira Vilhena — 08/07/2015 @ 13:30