Semana de esporte marca encerramento de etapa letiva em escola do Vale do Jequitinhonha

16/07/2015

O esporte marca o encerramento da primeira etapa letiva do ano de 2015 na Escola Estadual Cônego Figueiró, no município de Francisco Badaró, na região do Vale do Jequitinhonha. Na semana dedicada aos Jogos Escolares, os estudantes exercitam suas habilidades em partidas coletivas e individuais. “Nosso torneio existe há 12 anos e faz parte do calendário de atividades da escola”, explica o professor de Educação Física, Sérgio Márcio Sena Faria. Ele, juntamente com o professor Rodrigo Simões, coordenam o torneio.

Jogos Escolares marcam encerramento da primeira etapa letiva do ano de 2015 na Escola Estadual Cônego Figueiró, no município de Francisco Badaró. Crédito: Divulgação Escola

Durante a semana, os alunos dos ensinos fundamental e médio participam de jogos de futsal, handebol, vôlei, basquete, peteca, dama, dominó e xadrez. “Mais de 65% dos alunos se envolvem diretamente com os jogos. Isso é muito importante, porque, além de estimular a prática esportiva, os jogos ajudam na questão comportamental, a seguir regras”, lembra Sérgio Faria.

Jogos de dama e xadrez estimulam o raciocínio lógico entre os estudantes. Crédito: Divulgação Escola

Apenas nas modalidades coletivas são realizadas 65 partidas. O espaço escolar é dividido em vários setores para acomodar partidas simultâneas. Para a elaboração das regras e arbitragem, a escola conta com a presença de ex-alunos. Entre aqueles que ainda estudam na escola, o envolvimento vai além das partidas. “Faço parte da comissão, ajudo a lançar os resultados das partidas no computador, além de fazer a análise e a súmula dos jogos”, conta o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Pedro Lucas Fernandes do Prado.

Para informar sobre o andamento dos jogos, estudantes auxiliam na divulgação dos resultados das partidas. Crédito: Divulgação Escola

A Escola Estadual Cônego Figueiró possui 890 alunos. Parte deles conta com atividades diferenciadas durante a semana de jogos devido a pouca idade. “Os alunos do 1º ano do ensino fundamental, por exemplo, jogam bambolê, queimada e peteca. Essa semana é um momento esperado por todos eles, por isso temos que buscar envolver os alunos de alguma forma”, explica a diretora da escola, Viviane Aparecida Simões Guedes.

(Município: Francisco Badaró / Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí)

1. Sem dúvidas uma atividade muito importante não
    só para os alunos, mas também para a comunidade
    badaroense. Visto que é uma das poucas atividades
    de lazer as quais os jovens têm acesso. isto não só
    os estimula a melhorarem como alunos mas também como pessoas.
    Há que se salientar e parabenizar o esforço dos alunos, diretoria
    é principalmente os professores Sérgio e Rodrigo que não medem
    esforços para que o evento possa ser realizado anualmente.
    A comunidade agradece!

Comment by Thomas — 16/07/2015 @ 19:20

2. Parabéns e muito sucesso a todos estudantes professores coordenadores e comunidade.

Comment by Nelson Gabriel Machado — 17/07/2015 @ 11:44

3. Como ex-aluno posso afirma com categoria que foi uma das melhores ideias criadas e executadas na E.E. Cônego Figueiró, assim como a “Feira de Ciências” e “O Grêmio Literário Estudantil”, que fizeram parte de minha vida acadêmica.
    Tive o prazer de participar dos Jogos Escolares da E.E.C.F. como atleta e como árbitro, e esse, ano especificamente, por conta do meu trabalho, acredito que poderei participar apenas nos jogos finais.
    Registro aqui os meus agradecimentos ao Professores Sérgio Márcio, Rodrigo Simões e outros professores que contribuíram e contribuem, que não deixaram esse evento ficar no passado, mesmo diante de todos os empecilhos! Reforço o meu apoio à manutenção do evento!
    Parabéns!

Orgulho de ter sido um aluno Cônego Figueiró!

Comment by Edu Pereira de Sousa — 17/07/2015 @ 14:31

4. O Vale do Jequitinhonha tem mostrado algo de valor para essa garotada. PAranbéns pelo ótimo trabalfo.

Comment by Paolo — 23/07/2015 @ 10:48