Era uma vez…Projeto utiliza histórias infantis para incentivar o hábito da leitura

28/07/2015

Era uma vez… O princípio de muitas histórias infantis também está presente nos primeiros anos do ensino fundamental ofertados na Escola Estadual Engenheiro Caldas, no município de Caratinga. No primeiro semestre letivo deste ano, 315 alunos do 1º ao 6º ano participaram das atividades de incentivo à leitura do projeto ‘Sonhar, imaginar e desenvolver com a leitura’.

Projeto ‘Sonhar, imaginar e desenvolver com a leitura’ é desenvolvido com alunos do ensino fundamental. Crédito: Arquivo da Escola

Para desenvolver o hábito de ler entre as crianças, os professores utilizaram histórias infantis como os contos de fadas. No início deste mês, por exemplo, houve a encenação de um clássico da literatura infantil: ‘Branca de Neve e os sete anões’.  A literatura nacional também não ficou esquecida. Com relatos sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, os alunos trouxeram à cena personagens como a Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Da leitura das histórias, até à encenação, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa com muita leitura. Além dos livros, gibis, revistas, histórias em quadrinhos, tirinhas e panfletos estão entre os recursos utilizados para a prática da leitura. Uma vez por semana, os alunos  realizavam atividades do projeto dentro da biblioteca da escola.

Com o recesso escolar, as atividades do projeto serão retomadas em agosto.

Confira abaixo algumas fotos da iniciativa:

Literatura nacional foi lembra com personagens de Monteiro Lobato. Crédito: Arquivo da Escola

Atividades do projeto também passa pela biblioteca da escola. Crédito: Arquivo da escola

Município: Caratinga / Superintendência Regional de Ensino de Caratinga

1. òtima iniciativa, as crianças realmente viajam na literatura infantil, muitas vezes, através das histórias, elas deixam de vivenciar por um instante problemas do dia a dia. Projetos como esse, devolvema a elas o direito de ser criança. Parabéns escola.

Comment by Célia de Fátima G Rezende — 05/08/2015 @ 07:12

2. Parabéns a todos os envolvidos no projeto da escola, em especial à bibliotecária Márcia Antunes, que desenvolveu a proposta. Excelente iniciativa!

Comment by Sabrina — 06/08/2015 @ 17:19