Independência com consciência

10/09/2015

Na última segunda-feira, 07 de Setembro, o Brasil comemorou o ‘Dia da Independência’. Na data, atos cívicos voltados ao patriotismo foram realizados em todo o país. No município de Montezuma, no Norte de Minas, mais de 100 estudantes da Escola Estadual Herculano Martins realizaram um desfile onde foram destacadas a valorização da diversidade e a prática da cidadania.

A partir de um roteiro e figurinos que fizeram um passeio pelos mais de 500 anos de história do país, a escola mostrou aos moradores a situação do negro no Brasil e no mundo, desde a colonização até os dias atuais. “A ideia de desenvolver um trabalho voltado ao tema veio com a visita da secretária Macaé Evaristo a Montes Claros (julho/2015), onde eu estava presente, para o lançamento da Campanha Afroconsciência. Quando voltei para a escola, discuti com meus colegas como poderíamos trabalhar o combate à discriminação racial com os nossos alunos”, lembra a diretora da escola, Ana Terra Sales Reis.

Em um primeiro momento, os professores buscaram referências do tema, a partir do estudo das diretrizes curriculares e da Lei Federal 10.639/2003 que trata da inclusão da história da cultura africana nos currículos escolares da rede regular de ensino. Em seguida, as discussões ganharam escala nas salas de aula. “Fizemos rodas de conversa com os estudantes e explicamos que a importância da consciência afro-brasileira começa com a história do país, quando os negros vieram para o Brasil e contribuíram para a nossa cultura”, lembra Ana Terra.

Também com foco na atualidade, o desfile trouxe uma ala homenageando os negros que são referência nos trabalhos que exercem. Confira abaixo algumas fotos do desfile da Escola Estadual Herculano Martins.

Confira mais fotos no Facebook da SEE.

Município: Montezuma / Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Postado em: Uncategorized — admin @ 15:29

4 Comentários »

  1. Muito bom. Vai ser preciso muita criatividade para (re)significar esta comemoração cívica.

    Comment by Cássio Silva Castanheira — 10/09/2015 @ 19:31

  2. Parabéns a toda equipe e alunos da Escola Estadual Herculano Martins pela organização e desenvolvimento do Desfile realizado dia 7 de setembro de 2015 em comemoração a Independência do Brasil e simbolizar de forma inerente a autonomia conquistada e determinação do povo brasileiro.

    Comment by Tiago de Freitas — 11/09/2015 @ 11:53

  3. Parabéns a escola por um projeto tão relevante. Educação se faz assim!

    Comment by Lídia Salles — 11/09/2015 @ 20:01

  4. Como é bom saber que tem escolas trabalhando um tema tão importante com tamanha seriedade e profissionalismo. Parabéns a comunidade escolar e a secretaria de educação de Minas por poder contar com uma escola de tamanha competência.

    Comment by Larissa Reis — 11/09/2015 @ 20:06

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades