Visando o cumprimento da Lei 10.639/ 2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a Escola Estadual Sarah Kubitschek, em Betim, realizou no último sábado a culminância do “Projeto História e Cultura Afro-brasileira e Africana”.
A iniciativa foi realizada com os alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental trabalharam a “Literatura Negra no Brasil”. Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental ficaram com o tema “Musicalidade Negra no Brasil”. Já os alunos do ensino médio escolheram 11 países africanos e estudaram suas músicas, culturas e histórias. “Os alunos produziram banners que falavam sobre a cultura e a história dos países e fizeram um grafite no muro da escola para divulgar o projeto. Eles também fizeram pesquisas e abordaram os temas históricos, geográficos, científicos e culturais de cada país”, conta o diretor da escola, Ernando Jonas Ribeiro.
A escola também fez uma parceria com o artista plástico Marcial Ávila e fez uma exposição de pinturas. Também foram apresentadas as releituras de obras do artista feitas pelos estudantes. Segundo diretor, Ernando Jonas Ribeiro, o projeto alcançou seu objetivo. “Deu tudo certo e foi um trabalho muito positivo. Vamos repeti-lo outras vezes”, conclui.
Confira abaixo fotos do projeto:
Parabéns pelo trabalho maravilho!
Comment by Andreia — 06/10/2015 @ 13:13
Maravilhoso!
Comment by Andreia — 06/10/2015 @ 13:15
Projeto Lindo ! Toda Equipe da escola esta de Parabéns pela dedicação, envolvimento e principalmente pela criatividade.
Comment by Waldira — 06/10/2015 @ 15:51
ver trabalhos brilhantes, nos faz reconhecer os ótimos alunos que ainda temos e professores que acreditam em seu trabalho….Parabéns…palmas e cumprimentos….BRILHARAM….de uma professora que também acredita na educação
Comment by lourdeslopes — 06/10/2015 @ 19:45
Parabens, pelo grandeza desse projeto e foi muito bem explorado a riqueza cultural , sao projetos inovadores como esse que possibilitam novas construções de conhecimentoe e saberes.
Comment by Mario SRE — 07/10/2015 @ 11:49