História e Cultura Afro-brasileira e Africana é tema de trabalho desenvolvido por alunos de escola de Betim

06/10/2015

Visando o cumprimento da Lei 10.639/ 2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, a Escola Estadual Sarah Kubitschek, em Betim, realizou no último sábado a culminância do “Projeto História e Cultura Afro-brasileira e Africana”.

A iniciativa foi realizada com os alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental trabalharam a “Literatura Negra no Brasil”. Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental ficaram com o tema “Musicalidade Negra no Brasil”. Já os alunos do ensino médio escolheram 11 países africanos e estudaram suas músicas, culturas e histórias. “Os alunos produziram banners que falavam sobre a cultura e a história dos países e fizeram um grafite no muro da escola para divulgar o projeto. Eles também fizeram pesquisas e abordaram os temas históricos, geográficos, científicos e culturais de cada país”, conta o diretor da escola, Ernando Jonas Ribeiro.

A escola também fez uma parceria com o artista plástico Marcial Ávila e fez uma exposição de pinturas. Também foram apresentadas as releituras de obras do artista feitas pelos estudantes. Segundo diretor, Ernando Jonas Ribeiro, o projeto alcançou seu objetivo. “Deu tudo certo e foi um trabalho muito positivo. Vamos repeti-lo outras vezes”, conclui.

Confira abaixo fotos do projeto:

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias

Foto: Estúdio L e J Fotografias.

Foto: Estúdio L e J Fotografias

Foto: Estúdio L e J Fotografias

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 10:13

5 Comentários »

  1. Parabéns pelo trabalho maravilho!

    Comment by Andreia — 06/10/2015 @ 13:13

  2. Maravilhoso!

    Comment by Andreia — 06/10/2015 @ 13:15

  3. Projeto Lindo ! Toda Equipe da escola esta de Parabéns pela dedicação, envolvimento e principalmente pela criatividade.

    Comment by Waldira — 06/10/2015 @ 15:51

  4. ver trabalhos brilhantes, nos faz reconhecer os ótimos alunos que ainda temos e professores que acreditam em seu trabalho….Parabéns…palmas e cumprimentos….BRILHARAM….de uma professora que também acredita na educação

    Comment by lourdeslopes — 06/10/2015 @ 19:45

  5. Parabens, pelo grandeza desse projeto e foi muito bem explorado a riqueza cultural , sao projetos inovadores como esse que possibilitam novas construções de conhecimentoe e saberes.

    Comment by Mario SRE — 07/10/2015 @ 11:49

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades