Estudantes de escola de Ouro Fino participam de debate sobre a África

09/10/2015

No âmbito da Campanha Afroconsciência, idealizada pela Secretaria de Educação, a Escola Estadual Coronel Paiva, em Ouro Fino, convidou o jornalista Carlos Alberto Jr., ex-correspondente da TV Brasil na África, para um debate com alunos e professores sobre temas relacionados ao continente africano e as relações Brasil-África. O evento foi mais uma iniciativa da escola no sentido de despertar nos estudantes o interesse pelo assunto, além de atender as exigências da Lei Federal 10.639/04, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História da África nos currículos escolares.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 900 pessoas, entre alunos, funcionários e professores da Escola, o jornalista falou sobre sua experiência como correspondente internacional na África, entre 2008 e 2010. Baseado em Luanda, capital de Angola, Carlos Alberto Jr. realizou reportagens em 19 países africanos. Nesse período, cobriu conflitos na República Democrática do Congo, acompanhou eleições presidenciais em diversos países e fez diversas reportagens sobre as relações Brasil-África.

Na conversa com o Jornalista, os alunos e professores esclareceram dúvidas sobre a cultura africana, a importância da descoberta das origens para os negros brasileiros, e como essa informação é importante para aumentar a autoestima e fortalecer o sentimento de identidade dos afrodescendentes.

A partir dessa ação, o objetivo da escola é intensificar os eventos ligados ao tema, com a promoção de debates, palestras, pesquisas, exibição de filmes, documentários e apresentações de danças e música afro.

Texto:
Marly Carneiro de Paula Fleming – Supervisora
Dalila Lasmar Ribeiro Vieira
Rosane Maria Zucconi de Souza
Fátima Aparecida Ferreira Pereira

 

Confira abaixo fotos da iniciativa:

Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola

Arquivo da Escola

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 12:06

2 Comentários »

  1. Parabéns, Escola Estadual Coronel Paiva! Pela importante iniciativa e acontecimento tão enriquecedor!

    Comment by Marina de Paula Fleming — 09/10/2015 @ 13:57

  2. Quero parabenizar a iniciativa da Escola Estadual “Coronel Paiva” .Pois a Campanha da Afrodescendência começou, aqui nas fraldas da mantiqueira no sul da Minas Gerais de uma forma ímpar : Acreditar na importância do trabalho e fazer nos acreditar.Assim nasceu o Projeto . Parabéns !!!

    Comment by Rosane Maria Zucconi de Souza — 09/10/2015 @ 17:02

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades