Aulas inspiram estudantes a colocar aprendizado em prática

23/10/2015

As aulas de Ciências na Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, no município de São Sebastião da Bela Vista, sempre envolvem atividades que ajudam os estudantes a colocarem em prática o que aprenderam.

Depois de estudar os tipos e cuidados necessários com o solo, a professora de Ciências Clícia Beraldo Nadalini sugeriu aos alunos que cada um realizasse o plantio de um vegetal em uma horta vertical. O plantio foi feito em garrafas PET e em caixas de leite vazias.

Foto: Arquivo da Escola

“Os alunos trouxeram para a escola suas hortas verticais e oralmente expuseram para a professora e colegas como se deu todo o processo do plantio e o cuidado com o vegetal. Fizeram também um relatório escrito das etapas da atividade do projeto. Ao final, as hortas verticais foram acondicionadas no jardim da escola e semanalmente, nas aulas de Ciências, eles verificam o processo de crescimento dos vegetais”, destaca Clícia Beraldo Nadalini.

Foto: Arquivo da Escola

O estudante do 6º ano do ensino fundamental, Matheus Bazílio de Godoy, plantou alface e conta o que aprendeu sobre solo e o que pode ajudar no crescimento da sua verdura. “Aprendi que é importante colocar esterco. O solo tem que sempre estar nutrido. Também aprendi que tem que fazer furinhos na horta para entrar ar”, conta. Para Matheus, aprender assim deixa a aula mais interessante. “Fica muito mais fácil aprender assim”, conclui.

Foto: Arquivo da Escola

Com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, foi desenvolvido o projeto “Alimentação saudável”. Os alunos foram orientados sobre as etapas da digestão, estudaram os órgãos que fazem parte do sistema digestório, a pirâmide alimentar, tipos e funções dos alimentos no organismo humano, entre outros. O estudante Igor da Rocha revela que após o trabalho descobriu quais alimentos não fazem bem para o organismo. “Muitas comidas não fazem bem e podem fazer mal a saúde e causar doenças. Outros, pelo contrário, já ajudam o organismo a funcionar melhor”.

Foto: Arquivo da Escola

Após a parte teórica, os alunos produziram uma maquete pra explicar o funcionamento do sistema digestório e da Pirâmide alimentar para mostrar a importância nutritiva de cada alimento.

Confira abaixo fotos de outras ações da escola: 

Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola

Foto: Arquivo da Escola

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 15:24

3 Comentários »

  1. Uma bela iniciativa!
    Uma pena que nem todas as escolas e instituições de ensino tragam a prática para aquilo que ensinam na teoria. Ensinar vai além de repassar conhecimento, é fazer vê-lo acontecer.
    A Universidade de Harvard acredita que o papel do professor extrapola apenas a parte conceitual, e que mais importante do que ensinar a teoria é auxiliar o aluno a transformar conhecimento em resultados práticos no mundo real. Baseado nessas premissas, a maior empresa de Análise e Consultoria na bolsa de valores do Brasil construiu o melhor e mais completo programa educacional continuado do país, o Jovem Investidor http://www.tororadar.com.br/programa-jovem-investidor que traz essa essência que vocês tem trabalhado também! Além disso a Toro Radar tem ensinado a esses jovens investidores como sair da caixinha e aprender a investir na bolsa de valores http://www.tororadar.com.br/como-investir-na-bolsa-de-valores
    Que mais instituições e empresas tenham essa postura e façamos um país melhor!

    Comment by Renata de Faria — 26/10/2015 @ 18:57

  2. Com certeza quando aplicamos os conhecimentos recém adquiridos na prática o cérebro assimila melhor o conteúdo. O pesquisador Daniel T. Willingham diz que repetir o que foi estudado de outra forma, como na prática, por exemplo aumenta a taxa de fixação do conteúdo.

    Nada como estimular os alunos com essa bela iniciativa. Parabéns!

    Comment by Luciana — 29/10/2015 @ 17:57

  3. muito boa esta iniciativa dessas aulas mais criativas nossos alunos clamam por aulas assim mais criativas e inovadoras parabéns a escola e seus educadores por executarem este belo trabalho

    Comment by márcio pimenta falcão — 10/03/2016 @ 10:46

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades