Volta ao mundo com a Feira das Nações

06/11/2015

Uma viagem por diversos cantos do mundo. Foi este o convite feito pelas turmas do ensino médio noturno da Escola Estadual Padre Camargos, em Contagem, aos visitantes da Feira das Nações, realizada nas dependências da escola, nos dias 28 e 30 de outubro. Os trabalhos apresentados resultaram de um processo pedagógico interdisciplinar iniciado há dois meses, quando a direção da escola e seu corpo docente realizaram um sorteio de países entre os grupos do ensino médio. “O desafio era que os alunos representassem cada país em suas particularidades e esse trabalho só poderia ser realizado com muita pesquisa e empenho dos estudantes”, explicou Eleonora Duarte, professora de Língua Portuguesa e coordenadora o projeto.

Embarcando nessa viagem programada pelos estudantes, os visitantes da Feira das Nações puderam conhecer diversos destinos: Brasil, França, Irã, Japão, Estados Unidos, Itália, Argentina, Alemanha, México, Espanha, Portugal e alguns países da África. As exibições dos trabalhos consistiram na montagem de salas temáticas e em apresentações de dança. “Entrar em cada uma das salas temáticas representava mergulhar na cultura de um país e ter contato com suas comidas e bebidas típicas, com objetos característicos daquela localidade, e ainda obter informações sobre a história, as condições de desenvolvimento, economia, esportes, personalidades e curiosidades de cada lugar”, comentou a diretora Creusa Fernandes. Um dos destaques foi o trabalho desenvolvido pelo aluno Felipe Júnior dos Santos Lopes, do 3º ano no ensino médio, que utilizou materiais recicláveis para construir réplicas da Caravela de Vera Cruz, barras de ouro e moedas e de monumentos como a Torre de Pizza e a Torre de Belém.

As exibições dos trabalhos consistiram na montagem de salas temáticas e em apresentações de dança. Foto: Andréia Lemos

No dia 30, a noite foi dedicada aos números de dança inspirados na musicalidade típica de cada região. As apresentações foram avaliadas por uma banca de jurados. Os grupos receberam notas sobre seus figurinos, coreografias, sobre a sincronia da dança e sobre a criatividade da apresentação. As pontuações sobre os números de danças típicas foram somados aos resultados avaliativos das salas temáticas, e os grupos classificados em 1º, 2º e 3º lugares foram premiados com um dia no clube, um rodízio em restaurante e uma sessão de cinema, respectivamente.“Vamos premiar aqueles que mais se destacaram, mas foi perceptível que cada grupo fez o seu melhor. E extrair o melhor desses alunos é muito importante e gratificante para nós”, completou a professora Rosana Matias, vice-diretora da escola.

A Feira das Nações já é um evento tradicional da Escola Estadual Padre Camargos. “Os ganhos obtidos por meio deste trabalho são sempre importantes, e se revelam na aprendizagem, no empenho, na criatividade e na disciplina dos alunos, mas também no trabalho de equipe, nos sentimentos de colaboração e solidariedade”, concluiu a diretora Creusa.

No dia 30, a noite foi dedicada aos números de dança inspirados na musicalidade típica de cada região. Foto: Andréia Lemos.

Município: Contagem / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

1 Comentário »

1. Parabéns aos alunos do participantes do Projeto, às professoras, equipe pedagógica e direção. Para o aluno Felipe Lopes parabéns especial, continue assim. Nosso Brasil precisa de cidadão talentoso. Com certeza todos ganharam conhecimentos…….

Comment by Isabel Ferreira Julio Albieri — 11/11/2015 @ 16:01