Escola estadual de Viçosa expõe desenhos de estudante

10/11/2015

As paredes da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, localizada no município de Viçosa, ganharam um novo colorido com desenhos que reproduzem famosos super-heróis dos quadrinhos. A escola está sediando a exposição “Super QG das Artes”, em que o estudante Pedro Cupert, 16 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio na instituição, apresenta treze desenhos produzidos por ele, impressos em banners, que têm como referência os super-heróis. A mostra fica na escola até o dia 13 deste mês e a direção planeja levá-la para outras instituições de ensino de Viçosa ainda este ano.

O estudante Pedro Cupert, 16 anos, apresenta treze desenhos inspirados nos super-heróis dos quadrinhos. Foto: Divulgação

A abertura da exposição, que aconteceu no último dia 29, contou com a presença de estudantes, professores e servidores da escola, registrando, apenas no turno da manhã, mais de trezentas assinaturas no livro de visitas da mostra. O estudante Pedro Cupert, que desenha desde criança, fala de sua paixão pelo universo dos super-heróis tanto nos gibis quanto no cinema, que são retratados em seus desenhos. “O que mais me inspira nos super-heróis não são os seus poderes, nem mesmo as suas origens, mas a sua filosofia. Aprendi que para ser um deles, não é preciso ter super poderes, nem uniforme, pois qualquer um pode ser um herói. Até a pessoa que faz algo simples para ajudar os outro, como colocar um casaco nos ombros de um garotinho para mostrá-lo que o mundo não acabou. Eles significam esperança. Esperança de um mundo melhor”, conta Pedro.

O organizador da exposição, professor José Roberto Moraes, destacou o talento do jovem artista. “Pedro é, sem dúvida, um artista plástico de muito talento. Seus desenhos são fortes, vibrantes, cheios de personalidade. Aos 16 anos, ele é bem mais do que uma promessa nas áreas de criação, desenho e arte-finalização; é alguém que já abriu seu próprio caminho e, o que é melhor, acredita nele”, opinou José Roberto, professor de Filosofia da escola. O estudante Pedro Cupert também realiza um trabalho voluntário em Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), um dos distritos de Viçosa. Ele e o amigo Felipe Bernardes organizaram, na casa de Felipe, a “Central das Artes”, com aulas gratuitas de desenhos e arte-finalização para crianças, às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19 horas.

A mostra fica na escola até o dia 13 e a direção planeja levá-la para outras instituições de ensino de Viçosa. Foto: Divulgação

Município: Viçosa / Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova

1. É muito gratificante ver um jovem que tem seu talento reconhecido e divulgado. Parabéns ao Pedro e a escola que abre espaço para esta divulgação, que outros talentos sejam reconhecidos.

Comment by Ana Maria Gonçalves Bitencourt — 10/11/2015 @ 10:23

2. Fiquei muito encantada com o trabalho e o relato do aluno Pedro. Sou Professora de projeto de Artes em Rio Pomba na Educação Integral e professora de sociologia em Dores do Turvo, gostaria de ter oportunidade de troca de idèias, pois a escola que Leciono artes a situação é bem delicada.São alunos que requer muita dedicação.E também são poucas as oportunidades. Tinha vontade de poder trazer um aluno com o qual desempenhou o seu trabalho como o Pedro para servir de exemplo e incentivo a esses pequenos alunos.

Comment by Rosimar Aparecida da Silva Oliveira — 11/11/2015 @ 12:48

3. Agradeço imensamente ao Blog Educação por repercutir a exposição de Pedro Cupert. Como seu professor e organizador da exposição, vejo o quanto é importante para nossos estudantes poderem mostrar seus talentos, principalmente nas escolas onde estudam, em suas comunidades. Vejo o quanto a ESEDRAT, uma escola estadual de tradição em Viçosa, possui talentos em todas as modalidades artísticas e esportivas. Imagino o quão importante para estes adolescentes poderem contar com seus professores, com suas famílias neste processo.

Comment by José Roberto Moraes — 13/11/2015 @ 12:54

4. Parabéns a escola ao Blog da Educação pela divugação e ao Pedro Cupert. Gostaria que as escolas aqui do interior de São Paulo onde moro (e estudo) também dessem espaço aos alunos.

Comment by Miguel Sales — 18/11/2015 @ 17:09

5. Essa iniciativa de fazer uma exposição com os desenhos do aluno Pedro foi realmente maravilhosa. Parabéns para o professor José Roberto que teve a sensibilidade de apoiar e ajudar o aluno. Parabéns para a escola que possuí tantos alunos talentosos. Parabéns perincipalmente para o aluno Pedro cujo dom é indiscutível. Que ele sirva de exemplo e estímulo para os demais alunos! =)

Comment by Jaqueline Januzzi — 18/11/2015 @ 19:49