Escola Estadual de São Gonçalo do Rio das Pedras realiza seu 19º Festival de Férias

12/01/2016

Apesar de não haver aulas, a Escola Estadual Mestra Virginia Reis, de São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do município do Serro, realiza o XIX Festival de Férias. Este ano, o tema foi “Fios e Tramas/MG” e o evento tem como objetivo revigorar a cooperativa de tapeçaria da Associação Comunitária Sempre Viva, além de promover entretenimento aos alunos e moradores do distrito.

O festival acontece entre os dias 11 e 16 de janeiro e conta com extensa programação. São oficinas de pintura, de artesanato, bordados, culinária, circo, cinema e teatro. Serão oferecidas também apresentações teatrais e musicais, manifestações folclóricas, danças e roda de conversa, sobre o tema: Educação e Arte, e a participação de bandas e grupos musicais.

Festival comemora 19 edições. Foto Arquivo da Escola

Para a veterinária e proprietária de pousada, Cleide Greco, é um momento importante de “troca de práticas culturais. Neste ano, há maior inserção e valorização da cultura negra, muito presente em toda essa região”.

Com apoio da Secretaria de Estado de Educação, da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, da Universidade Federal de Ouro Preto e da prefeitura do Serro, o festival nasceu em 1997, com o intento de oferecer atividades aos alunos em férias e, ao mesmo tempo, proporcionar fonte de renda aos artesãos da localidade.

Foi uma sugestão do casal alemão, hoje radicado na comunidade local, Martin e Ana Kurner. A professora da Escola Estadual Mestra Virginia Reis, Suely Conceição Barbosa, é uma das coordenadoras do evento. Desde a criação do festival, o distrito, que vivia do artesanato e da agricultura, viu surgir novas oportunidades com a crescente procura de visitantes e turistas, que também encontram várias opções na natureza local.

O foco deste ano é a tapeçaria. Fotos: Arquivo da Escola

Hoje são dez pousadas e três estabelecimentos receptivos familiares (famílias que alugam suas casas aos visitantes), promovendo o desenvolvimento de outros setores da economia local, como o gastronômico, de trilhas entre matas e cachoeiras e valorização da cultura e de datas festivas da localidade, gerando outras fontes de renda a partir de atividades como caseiros, camareiras, cozinheiras etc.

A Escola Estadual Mestra Virginia Reis, dirigida pelo professor Ulisses Tomas Ribeiro, que vem abraçando o evento ano a ano, abrigará a maior parte das oficinas. As demais atividades acontecerão na Casa de Cultura e Associação Sempre Viva. Veja a programação no endereço: https://www.facebook.com/festivalsaogoncalo.

1. O lugar é lindo e muito aconchegante. Vale a pena visitar.

Comment by Maria Geralda Moura da Fonseca — 13/01/2016 @ 09:49

2. Parabéns Ulisses! Parabéns pela parceria com a comunidade e por estar envolvendo sua escola nesta educação integral até no período de férias.

Comment by Maria Dalva da Silva Ottone — 23/01/2016 @ 23:45