Projeto propõe empreendedorismo e educação ambiental a alunos do EJA

22/01/2016

A produção de materiais de limpeza caseiros, foi o resultado de uma iniciativa de empreendedorismo que uniu conhecimento em Química e Educação Ambiental. O projeto foi desenvolvido e aplicado pelo professor de Química, Cláudio José dos Santos, da Educação de Jovens Adultos – EJA da Escola Estadual Engenheiro Henrique Dumont (polivalente), em Santos Dumont – SRE Juiz de Fora.

Alunos do 3º ano do EJA fizeram oficina de reciclagem de óleo de cozinha. Foro: Arquivo Escola

Foi uma ação do Projeto Político-Pedagógico da escola. O objetivo é o de conscientizar os alunos da importância da reutilização do óleo de cozinha usado, e relacionar com o conteúdo estudado na disciplina de Química. O óleo de cozinha é altamente poluente e demora a diluir na natureza, mas pode ser reutilizado, explica Cláudio dos Santos.

Segundo o professor, foram instalados na escola coletores de óleo que posteriormente foram utilizados nas oficinas de produção de material de limpeza, instaladas no laboratório da escola.Como atividade de encerramento do fim do ano dos alunos do 3º ano do EJA, eles fabricaram sabão, sabonete líquido, desinfetante, água sanitária, amaciantes e essências.

Projeto do professor Cláudio José dos Santos uniu conhecimento em química com empreendedorismo e educação ambiental. Foto: Arquivo da Escola

Para o autor do projeto, além do caráter pedagógico, a ação “proporciona que os alunos adquiram tecnologias que possam utilizar como fonte de renda ou para aumentar a renda familiar”.

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 15:26

7 Comentários »

  1. Professor Cláudio
    Parabéns pela iniciativa, dedicação, pelo comprometimento, por todo profissionalismo e por fazer a diferença.
    Muito sucesso em sua caminhada.
    Feliz por todos vocês.

    Comment by Silvia — 23/01/2016 @ 00:20

  2. Parabéns pela iniciativa! É muito bom ter em nossa cidade professores como o Cláudio que através de suas aulas dá forma ao saber, o conhecimento é melhor assimilado quando tem forma e uso para a vida diária das pessoas, muito mais que isso gostaria de elogiar também a aplicação ambiental do projeto retirando resíduos poluente do solo.

    Comment by Robson — 23/01/2016 @ 11:37

  3. Parabéns Claudio, por estar sempre levando e incentivando seus alunos.
    Parabéns e continue este professor dedicado que é.

    Comment by Sandra Silva — 23/01/2016 @ 16:09

  4. Boa tarde.Ótima iniciativa,fui aluna da EJA e esse projeto é muito bom. Pois eu reaproveito todo óleo que não utilizo mais para fazer sabão. Infelizmente muitos ainda não são conscientizados.

    Comment by Maria Inês da Silva Celestino — 25/01/2016 @ 11:12

  5. Parabéns

    Comment by Raimundo Soares — 25/01/2016 @ 13:56

  6. Este meu projeto está sendo muito procurado por profissionais de outras escolas da região. Realmente a divulgação se faz muito importante.

    Comment by Cláudio José dos Santos — 26/01/2016 @ 16:30

  7. Boa tarde poderia repassar para nós as receitas para também podermos desenvolver com os nossos alunos. Acho de grande valia relacionar o conhecimento a vivência dos alunos. Antecipadamente agradeço

    Comment by Rosemárcia de Oliveira — 22/02/2016 @ 14:07

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades