Nas aulas de Matemática, alunos aprendem sobre educação tributária

28/01/2016

A Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, no município de Teixeiras, na Zona da Mata Mineira, realizou no último ano o projeto “Matemática Fiscal: exercendo a cidadania”. A iniciativa foi realizada com os alunos do ensino fundamental e teve por objetivo associar conteúdos Matemáticos e sua funcionalidade à educação tributária municipal, e contextualizar a construção do conhecimento a partir da reflexão e da prática social do universo matemático.

Foto: Arquivo da Escola

Para a realização do projeto, foram realizadas oficinas, com atividades de ensino nas quais os estudantes estudaram sobre o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) embutido em cada produto, confeccionaram gráficos e tabelas, e realizaram atividades com folhetos de supermercado, cupom fiscal, entre outros.

Foto: Arquivo da Escola

“Com o projeto conseguimos mostrar para os alunos que a Matemática pode ser utilizada no dia a dia. Além disso, ficou evidenciado que é possível trabalhar a Educação Fiscal conectada à Matemática sem interromper o planejamento anual de ensino”, destaca a professora Angélica Saraiva.

Foto: Arquivo da Escola

A iniciativa foi realizada em parceira com o Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa (PIBID/UFV).

1. Parabéns!! Muito bom o projeto, gostaria de desenvolver esse projeto com minhas turmas. Poderiam me mandar o projeto na íntegra?

Comment by Daniela — 11/02/2016 @ 13:49

2. sou professora de matematica e gostei muito desse projeto, vc poderia enviar para o mim o projeto escrito para eu comprementar o meu e aplicar no meus aluno, se possivel muito obrigado

Comment by lucineia martins maciel — 14/02/2016 @ 08:37

3. Muito interessante a iniciativa. Interessante também seria incluir um projeto de educação financeira.

Comment by Fábio — 19/02/2016 @ 12:58