Escola Estadual Nair Mendes Moreira mobiliza a comunidade contra o Aedes aegypti

10/03/2016

No mês de fevereiro, a Escola Estadual Nair Mendes Moreira dedicou esforços para a mobilização da comunidade em ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Em uma caminhada pelas suas de Contagem, alunos e professores promoveram a conscientização da população sobre a importância dos cuidados domésticos para a não acumulação de água, evitando assim que se criem ambientes propícios para reprodução do mosquito. “O Aedes aegypti se esconde em criatórios no interior das casas, e somente a mobilização de todos os brasileiros para o combate ao inseto poderá reverter o quadro de proliferação das doenças por ele transmitidas”, comentou Luciene Aparecida Elias Ferreira, diretora da Escola Estadual Nair Mendes Moreira.

Alunos caminharam pelas ruas de Contagem. Foto: Arquivo da Escola

Como preparação para a passeata, em sala de aula, os professores de Biologia, Ciências, Química e Física desenvolveram estudos sobre o ciclo de vida do mosquito e apresentaram filmes sobre a microcefalia, uma das doenças neurológicas cuja associação com o Zika Vírus tem sido investigada pelos cientistas.

Nas aulas de Português, Matemática, História e Geografia, foram desenvolvidos textos e analisados gráficos sobre os locais de maior ocorrência de dengue, relacionando estes dados com condições precárias de saneamento, dificuldades de acesso à informação e problemas ligados à infraestrutura urbana ou ao crescimento desordenado das cidades.

Estudantes levaram cartazes feitos por eles mesmos. Foto: Arquivo da Escola

Docentes de Filosofia, Sociologia, Educação Religiosa, Artes e Educação Física desenvolveram debates, estimularam a produção de músicas, panfletos e paródias sobre o assunto. Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participaram da campanha de conscientização produzindo peças teatrais, promovendo a exibição de filmes ou por meio da confecção de cartazes. As famílias se envolveram no trabalho auxiliando os estudantes no processo de pesquisa sobre o Aedes aegypti e as doenças dengue, zika e febre chikungunya.

Durante a caminhada no entorno da instituição de ensino, realizada em culminância à série de ações pedagógicas executadas, os alunos aproveitaram para distribuir panfletos e transmitir à comunidade os conhecimentos adquiridos. A Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Contagem e a Transcon atuaram como parceiros da escola durante todo o processo de mobilização contra o mosquito.

Ação contou com apoio da Secretaria de Saúde do município e da Transcon. Foto: Arquivo da Escola

“O setor educacional tem o potencial de alcançar um público muito grande, promovendo a cidadania por meio de crianças e jovens que levam informações e mudanças de hábito pra dentro de suas casas e para o seu convívio social. Além disso, é importante que os estudantes se coloquem como protagonistas da sociedade, buscando sempre transformar para melhor a realidade que os cerca”, concluiu a diretora Luciene.

Texto: Andreia Mendes Lemos

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 11:10

1 Comentário »

  1. Muito legal a inciativa da escola, aqui na empresa Uniformes e epis nos também trabalhamos em cima da prevenção contra o Aedes aegypti

    Comment by Dilma — 16/03/2016 @ 14:22

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades