10 dicas para criar o hábito da leitura

30/03/2016

Dizer que a leitura traz conhecimento e enriquecimento cultural é “chover no molhado”, todo mundo sabe. No entanto, muitas pessoas não conseguem criar um hábito de leitura, seja por falta de tempo ou por falta de interesse. Além das obrigações básicas do dia a dia, existem muitas coisas aparentemente mais interessantes disputando o nosso tempo e atenção – televisão, celular, videogames, séries, filmes, internet, compromissos com os amigos. É por isso que, para muitas pessoas, reservar um momento para ler é um grande desafio.

O hábito da leitura deve unir disciplina e prazer. As dicas a seguir podem te ajudar a perceber que é possível dedicar mais tempo à leitura. E você vai se surpreender de como isso pode ser prazeroso e o quanto te fará bem!

1 – Identifique o que você gosta: busque temas e gêneros literários que te chamem a atenção. Esse é o passo inicial para que você possa desenvolver o hábito e o prazer da leitura. Depois você pode começar também a se aventurar em outros estilos e aprimorar seus conhecimentos. Opções não faltam: romance, fantasia, biográfico, drama, aventura, autoajuda, religiosidade, história, poesia, jornalístico e muitos outros.

2 – Marque um compromisso com o livro: Se você fica esperando o momento em que não vai ter nenhum outro compromisso para começar a ler, definitivamente, está no caminho errado. Você precisa marcar um compromisso diário com a leitura, definir um horário certo na sua rotina, pois, do contrário, sempre vai aparecer outra coisa mais interessante ou urgente para fazer. Esse tempo pode ser antes de dormir, logo pela manhã ou no horário do almoço, mas não se preocupe em estabelecer uma quantidade específica de minutos, o mais importante é a regularidade. É interessante também criar um ambiente próprio para a leitura, confortável e silencioso, de preferência. Aos poucos, ler se tornará um prazer cotidiano e você se sentirá ansioso para encontrar-se novamente com a história e os seus personagens.

3 – Elimine as distrações: Para conseguir seguir a segunda dica, é importante que você elimine as distrações. Telefone, televisão, internet, amigos, tudo isso pode desviar facilmente a sua atenção dos livros. Nada de tirar os olhos da leitura para conferir uma notificação da rede social. E não custa lembrar: tirar selfie com um livro e postar na rede não significa que você está lendo de verdade.

4 – Tenha sempre um livro ao seu alcance: Hora do almoço, no caminho de ida e volta para casa (para aqueles que utilizam transporte público ou carona), antes de dormir, nos intervalos das aulas, na sala de espera do médico, na fila do banco. Qualquer momento de espera ou tempinho de sobra em sua rotina de atividades pode se transformar em um momento de leitura. Por isso, é sempre bom reservar um espaço na bolsa ou mochila para carregar um livro. Então, que tal a partir de agora você pegar um livro em vez de ficar trocando mensagens ou olhando o feed das suas redes sociais?

5 – Proponha uma meta e aceite um desafio: Ler um livro por mês já é um bom começo para quem ainda não tem o costume. Quem já é mais familiarizado com a leitura pode aumentar o número para dois ou três. Depois que você conseguir criar um hábito, tente ler um livro por semana. Estabelecer um prazo também ajuda a criar coragem para enfrentar novos desafios, como a leitura de obras mais longas ou difíceis, e, claro, não abandonar o livro antes do final.

6 – Procure métodos alternativos de leitura: livro hoje não significa apenas aquele físico de papel. A tecnologia fornece diversas alternativas para quem gosta da literatura no meio digital, opções que têm atraído muito a atenção dos jovens. É possível ler por meio de um tablet, computadores, leitores digitais ou até mesmo um celular. Bons aplicativos de leitura, como o Kindle e o Kobo, atualizam as marcações de página em cada dispositivo e permitem que a leitura continue sem interrupções. E para isso existe uma grande variedade de e-Books para todos os gostos.

7 – Varie para não enjoar: a tendência de quem está começando a desenvolver o hábito da leitura é se concentrar em livros do mesmo autor ou do mesmo gênero. No início, pode ser a melhor forma de desenvolver o gosto pela leitura, mas com o tempo, se o leitor não variar o tipo de livros que lê, pode enjoar e acabar desistindo. Por isso, a dica é intercalar os estilos de obras literárias, entre livros mais densos e outros mais leves. Se você acabou de ler Grande Sertão: Veredas, clássico de João Guimarães Rosa, por exemplo, que tem um texto complexo e de difícil absorção, pode ler em seguida uma obra mais tranquila e conhecida da literatura juvenil, como Harry Potter, de J.K Rowling.

8 – Compartilhe suas experiências: A leitura é um hábito solitário, mas também pode ser vista como um passatempo coletivo. Compartilhar suas descobertas literárias, trocar ideias e sugestões com amigos é sempre bem divertido. Além disso, conversar sobre livros é uma boa forma de incentivo para ler cada vez mais e com mais gosto. Uma sugestão é criar um blog literário, onde você pode fazer resenhas, críticas, avaliar e criar uma rede de amigos interessados no mesmo tema. Outra ideia é participar de grupos de redes sociais sobre o assunto.

9 – Visite bibliotecas e livrarias: para criar o hábito da leitura, é interessante você mergulhar nesse mundo da literatura e frequentar ambientes para que você se familiarize com os livros. Além disso, nas bibliotecas públicas é possível pegar emprestado vários livros e não gastar nada. Em feiras literárias também é possível aproveitar descontos para levar bons exemplares para casa.

10 – Saiba onde conseguir livros grátis: livros não são baratos, portanto, muito podem achar que o hábito da leitura pode sair caro. Mas não. Além das bibliotecas, que já citamos acima, você pode conseguir livros grátis na internet com facilidade, como as obras de domínio público e bibliotecas digitais.

 Fontes consultadas: 

Postado em: Uncategorized — admin @ 17:17

2 Comentários »

  1. Dicas pertinentes para trabalharmos dom alunos do Ensino Médio.

    Comment by Rogéria da Silva Santos Barcelos Dimas — 04/04/2016 @ 21:11

  2. Bom dia!

    Gostei da dica. Vou tentar aplicá-la no meu dia-a-dia.

    Obrigada

    Comment by Teresa Cristina Batista Soares — 09/03/2017 @ 09:34

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades