5 DICAS PARA PARAR DE PROCRASTINAR NOS ESTUDOS

11/04/2016

O dia da prova se aproxima e você percebe que deixar para estudar na última hora não foi uma boa escolha. Algumas atividades do dia a dia não nos causam prazer imediato, por esse motivo tendemos a deixá-las de lado. Esse é um hábito simples, mas que pode acarretar em sérias consequências, como notas ruins em prova ou entregas de trabalhos fora dos prazos, por exemplo. Esse hábito de “deixar tudo para última hora” é conhecido como procrastinar.

Se você se identificou e não sabe como acabar com a procrastinação. Confira nossas dicas de hoje.

  1. Divida seu tempo em pequenas porções

Não trabalhe com prazos longos. Se você tem um mês para fazer o trabalho, faça um planejamento semanal, por exemplo:

  • Semana 1: pesquisa bibliográfica (procurar autores e trabalhos que tratam do assunto)
  • Semana 2: planejamento da estrutura  ou sumário expandido (como você quer escrever o trabalho, quais exemplos vai utilizar, em qual ordem, etc.)
  • Semana 3: início da escrita
  • Semana 4: formatação e revisão

2.  Monte um cronograma com as tarefas e seus prazos

 O motivo para fazer isso é que um cronograma torna visível para você o número de tarefas que você tem para fazer em determinado período. Isso serve de estímulo para que você não atrase qualquer uma das tarefas, pois notará instantaneamente que o atraso de uma resultará no atraso de todas as outras.

3.   Tenha parceiros de estudos e compartilhe seus objetivos

Convide um amigo para compartilhar essa dinâmica com você, combinem formas de apresentarem resultados um para o outro. Isso fará com que você sinta necessidade de mostrar resultado.  O sistema de parceria aumenta seu senso de responsabilidade.

4.   Se auto-recompense

Se recompense por cumprir seus objetivos. Você merece, afinal, executou uma tarefa que não lhe atraía em nada, dentro do prazo e da melhor forma possível (com planejamento). Seu sistema de recompensas pode ser um período de descanso, uma ida ao cinema ou, ainda, passar um tempo (pré-determinado) assistindo seu seriado favorito. Enfim, faça o que te agrade.

 5.  Entenda: não existe momento perfeito para começar

Não espere que algum dia se torne o ideal para você começar a fazer a atividade x. O melhor dia para começar é hoje. Lembre-se também que quanto mais tempo você demorar em iniciar suas atividades, mais risco correrá, pois imprevistos podem acontecer e possivelmente seu trabalho terá menos qualidade.

 

Gostou das dicas de hoje? Comente aqui. Se você tem mais alguma dica para acabar com a procrastinação, conte para a gente.

 

 

 

Postado em: Dicas — pamela @ 17:42

2 Comentários »

  1. Ótimas dicas, simples, mas que com pequenas mudanças de atitudes é possível fazer grandes mudanças. Obrigada por compartilhar…

    Comment by Janete — 12/04/2016 @ 11:14

  2. Gostei tanto, que vou usar para organizar minha vida.
    Só chego nos lugares, encima da hora ou atrasada.
    VOU COLOCAR EM PRÁTICA.

    Comment by Neide — 12/04/2016 @ 21:08

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades