Plano de aula de Língua Portuguesa: trabalhando com jornal em sala

03/05/2016

O jornal é uma importante fonte de informações e também de estudo. Mesmo tendo perdido popularidade nos últimos anos com o advento da Internet, que traz as vantagens da propagação mais instantânea da notícia e da interatividade com outros meios de comunicação, o jornal continua sendo um referencial para pesquisa e obtenção de informações sobre assuntos da atualidade e outros temas diversos. Apresentando as notícias por meio de matérias jornalísticas, fotografias, infográficos, artigos, críticas, reportagens especiais, dentre outros, esse veículo de comunicação pode ser utilizado em sala de aula pelo professor para trabalhar com seus alunos a leitura crítica, a produção de textos e o estudo da Língua Portuguesa como um todo, de forma prática, diferenciada e bem dinâmica.

Trabalhar com jornal em sala de aula pode desenvolver no estudante diversas questões pedagógicas: aprender a utilizar esse veículo como fonte de informação; diferenciar o texto jornalístico de outros estilos; problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias à população; observar o tratamento da informação; elaborar textos jornalísticos sobre o assunto em estudo. Esse trabalho pode ser desenvolvido com alunos do ensino fundamental e do ensino médio e dividido em três etapas. Cabe ao professor, na hora de montar o seu plano de trabalho, definir quantas aulas serão necessárias para concluir cada uma dessas etapas.

A primeira atividade é de reconhecimento do produto. O professor pode fazer uma roda de conversa com os alunos e levar vários jornais para a turma. Conduza um debate sobre a função do jornal na sociedade, destine um tempo para os alunos apreciarem e lerem o jornal, seus diferentes cadernos e estimule-os a dizer o que acham mais interessante no jornal. Essa é a oportunidade também de explicar que os jornais agrupam várias estruturas textuais diferentes – como notas, reportagens, colunas, charges, classificados, fotografias – e qual a função de cada uma delas.

A segunda atividade será de análise comparativa do material. Escolha vários gêneros textuais para leitura e análise. Problematize com a turma a diferença que existe entre um texto jornalístico e outros tipos de texto, como bilhetes, receitas, literários, dentre outros. Promova também a leitura comparativa entre dois veículos para desenvolver o olhar crítico. Nessa atividade os estudantes podem ser divididos em grupo ou dupla e cada um receberá um caderno ou página do jornal para ser avaliado e apresentado aos colegas. Nesse trabalho, os alunos devem observar que tipo de informação estão analisando, os autores da notícia, tema central, lide da matéria (responder as perguntas: o quê, quem, onde, como e quando).

A terceira atividade proposta é a produção de um jornal. Nessa atividade será estimulado e avaliado como trabalhar com diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo); diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais; noções gramaticais; recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar; e estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos. Os temas a serem abordados dependem do objetivo definido da publicação, por isso podem trazer assuntos da escola, informações úteis à comunidade escolar, esportes, saúde, educação, cultura, moda e entretenimento, dentre outros.

Segue uma sugestão de passo-a-passo para a produção do jornal com os alunos:

- Defina com a turma como será o jornal: impresso (e distribuído na escola ou comunidade); mural (afixado) ou digital (versão para a Internet).

- Defina os objetivos da publicação e o perfil temático.

- Forme grupos de trabalho e distribua as responsabilidades.

- Escolham o nome e criem a identidade visual.

- Façam reunião de pauta para definir os assuntos a serem trabalhados com cada grupo.

- Após a produção de cada grupo, marquem um momento para juntar todo o material e diagramar o seu jornal (editar utilizando algum programa de computador ou somente com colagens, caso seja mural).

- Apresentação e avaliação.

Essas são algumas dicas, mas o professor pode adaptar de acordo com seu interesse, com a faixa etária dos seus alunos e o tempo para desenvolver as atividades. Para quem gostou dessa dica de plano de aula, uma sugestão é acessar o curso de capacitação de professores Jornal na Sala de Aula, oferecido pelo Veduca.

Postado em: Uncategorized — Andrea Hespanha @ 14:24

3 Comentários »

  1. Muito boa a sugestão. Será um ótimo roteiro para um projeto de Intervenção

    Comment by Olivia Grace Guimarãraes — 13/05/2016 @ 21:14

  2. Um método novo com mídia antiga. Acho espetacular essas iniciativas, não podemos deixar o estilo jornal ser esquecido.

    Comment by Paula — 19/05/2016 @ 16:47

  3. O Trabalho com jornal em sala de aula é um contexto literário com informações diária que o ser precisa saber para seu conhecimento.Esse conteúdo o professor pode trabalhar na alfabetização, no ensino fundamental e médio explorando o conteúdo de humor crítica, política,conhecer o alfabeto recortar colar. Com certeza é um ótimo conteúdo para se trabalhar em sala de aula.

    Janaúba, 18 de agosto de 2016.

    Comment by Simone Leite de Caldas Silva — 18/08/2016 @ 07:34

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