10 Dicas de Cursos online para estudar Física

12/07/2016

Uma das grandes vilãs dos estudantes do Ensino Médio é a famigerada Física. A disciplina pode parecer muito difícil de compreender em alguns momentos, especialmente para aqueles que têm mais dificuldades em cálculos e raciocínio lógico, mas é uma das matérias mais fascinantes do currículo. A Física está presente o tempo todo em nosso dia a dia e quando entendemos seu mecanismo, o aprendizado pode ser muito divertido.

As aulas práticas são muito interessantes para aprender diversos conteúdos da Física e alguns experimentos podem ser feitos em uma sala de aula comum, no pátio da escola e até mesmo em exercícios extraclasse. Outra alternativa é explorar as plataformas online que podem ajudar o estudante a estudar Física de uma maneira mais descontraída e diferenciada. São sites, podcasts, canais no Youtube, portais de universidades e com vídeos, aulas online e dicas de estudo da Física.

Aqui vamos listar algumas dicas dessas plataformas que podem servir tanto para o estudante quanto para o professor, que podem utilizar os materiais como ideias para aprimorar suas aulas, seus conhecimentos e também para incentivar seus alunos. A maior parte é de conteúdo gratuito. As seis primeiras dicas são de materiais produzidos por professores e instituições brasileiras. As quatro últimas são de cursos online e gratuitos de grandes universidades do exterior e o conteúdo é todo em inglês.

Vamos às dicas e um ótimo estudo!

1 – Stoodi:
O Stoodi é um site que apresenta videoaulas divertidas, com um curso online de Física básica, elaborado para quem precisa de reforço escolar ou vai encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os principais vestibulares do país. São mais de 200 aulas online em vídeo.

2 – Curso on line gratuito:
O Curso Online Gratuito é um canal do Youtube com aulas preparatórias gratuitas para o ENEM.

3 – Render – Curso de Iniciação à Física:
O curso Iniciação à Física da Render tem o objetivo de ensinar algumas ferramentas básicas para o aprendizado da Física, direcionadas especialmente para estudantes do Ensino Médio.

4 – Só Física:
Este site traz conteúdos, biografias, exercícios, curiosidades, jogos online, dicionário e outras ferramentas para estudar Física. O cadastro para acesso ao conteúdo é gratuito.

5 – Cursou:
No site Cursou o usuário tem acesso a cursos de Física online e gratuitos com temas variados como dilatação térmica, eletricidade, cinemática para o Enem, eletromagnetismo e mecânica de fluidos.

6 – Descomplica:
O Descomplica é um portal de aulas online, direcionado especialmente para os estudantes que estão se preparando para o Enem.

7 – Explorando Buracos Negros: Relatividade Geral e Astrofísica (MIT):
Este curso é um estudo dos efeitos físicos nas proximidades de um buraco negro, como base para a compreensão geral da relatividade, astrofísica, e elementos de cosmologia.

8 – Fundamentos da Física (Yale University):
Este curso fornece uma introdução completa aos princípios e métodos da física para os estudantes que têm uma boa preparação em física e matemática.

9 – Introdução à Astrofísica (UC Berkeley):
Este curso aborda estruturas fundamentais de dados dinâmicos, incluindo listas lineares e outras estruturas relacionadas.

10 – Física Quântica Relativamente Simples (Cornell University): 
A apresentação faz uso de matemática limitada enquanto incide sobre as perspectivas pessoais e históricas de um dos principais arquitetos da teoria quântica.

Postado em: Dicas — Andrea Hespanha @ 16:13

2 Comentários »

  1. obrigado ajudou bastanete

    Comment by alagoasflores.top — 21/12/2016 @ 00:29

  2. Sempre tive dificuldades para estudar e entender a física, ótimas dicas de sites para estudar.

    Comment by Jamil — 10/02/2017 @ 11:25

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades