Opções de filmes sobre educação e professores que misturam aprendizado e entretenimento

30/08/2016

Já apresentamos no Blog da Educação várias listas de filmes para trabalhar temas diversos em sala de aula. Isso porque entendemos que o cinema é uma ótima ferramenta de estudo, já que atrai a atenção do público jovem ao mesmo tempo que ensina. Por meio dos filmes, é possível levantar questionamentos, ampliar debates sobre temas que se relacionam com o dia-a-dia do aluno e ainda aprofundar assuntos curriculares. Hoje vamos mostrar sugestões de filmes e documentários que tratam sobre a educação e os professores.

Essas obras convidam a uma reflexão sobre a complexa arte de ensinar, a importância da escola e do professor no desenvolvimento humano, oferecem um olhar crítico sobre a realidade educacional e como a educação pode interagir com o mundo das crianças e, especialmente, dos jovens e adolescentes.

Essas sugestões de filmes podem ajudar o professor a realizar importantes discussões na sala de aula de forma a criar vínculos com seus alunos e, juntos, desenvolverem projetos e planos de convivência democrática nas escolas.
Vamos às dicas de filmes sobre educação e professores que misturam aprendizado e entretenimento:

A Onda (2008): Em uma escola da Alemanha, o professor Rainer Wenger é designador para dar aulas sobre autocracia. Para exemplificar melhor aos alunos, ele decide formar um governo fascista dentro da sala de aula, movimento que recebe o nome de “A Onda”. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real, gerando sérios riscos à localidade.

Ao Mestre Com Carinho (1967): este filme clássico mostra a história de um jovem professor que enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros, refletindo alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60.

Entre os Muros da Escola (2008): “Entre les Murs” é um filme francês que conta a história de François Marin (François Bégaudeau), que trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular sua classe, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Escritores da Liberdade (2007): baseado em uma história real, o filme aborda, de maneira comovente, os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático.

Gênio Indomável (1997): Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

Half Nelson – Encurralados (2006): Numa escola do Brooklyn, Nova York, frequentada majoritariamente por alunos negros e latinos, o professor Dan Dunne ensina História e é técnico do time de basquete feminino. Dunne, que é viciado em drogas, deixa a disciplina de lado e se concentra em discutir filosofia e dialética com os estudantes. O filme centra-se em sua relação com Drew, uma aluna de 13 anos frustrada com a vida que leva.

Mentes Perigosas (1995): Louanne Johnson é uma ex-militar que passa a ser professora em um colégio de afro-americanos, latinos e pessoas de uma comunidade pobre, quase todos rebeldes por natureza. Não conseguindo atenção de sua classe, ela passa a investir em métodos não-convencionais de ensino, como karatê, letras de Bob Dylan e acompanhamento pessoal.

Meu Mestre, Minha Vida (1989): Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região.

Preciosa – Uma História de Esperança (2009): Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Preciosa tem uma relação conflituosa com a mãe, sofre abusos sexuais constantes pelo pai e está grávida de seu segundo filho. A menina é então convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.

Pro Dia Nascer Feliz (2006): o documentário fala sobre situações que os adolescentes brasileiros enfrentam dentro da escola, como precariedade, preconceito, violência e esperança. Em três estados brasileiros, em classes sociais distintas, adolescentes falam da vida na escola, seus projetos e inquietações numa fase crucial de sua formação. Professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a criar um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989): Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.

Além da sala de aula (2011): Baseado em fatos, o filme narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada em uma escola temporária para sem-tetos nos Estados Unidos.

A Educação Proibida (2012): Este documentário argentino se debruça sobre a necessidade de pensar novos formatos para a educação. Para isso, percorre oito países onde mapeia 45 experiências inovadoras e alternativas à tradicional escolarização. Entrevistas com educadores, pais e especialistas de toda a América Latina ajudam a traçar o panorama de falência do atual modelo pedagógico, que desconsidera o protagonismo, criatividade e curiosidade de crianças e jovens.

Girl Rising (2013): este documentário de Richard Robbins mostra a luta de nove meninas, entre 7 e 16 anos, de diferentes parte do mundo pelo direito de estudar, como Afeganistão, Etiópia, Haiti e Índia. Essas personagens relatam as dificuldades e barreiras para frequentar a escola em suas comunidades e culturas, exemplificando a situação de 66 milhões de meninas mundo afora. O documentário também mostra a relação entre a inclusão feminina na educação e o fim da pobreza.

Postado em: Dicas — Andrea Hespanha @ 15:38

8 Comentários »

  1. Sociedade dos poetas mortos é um dos melhores filmes que já assisti!!

    Comment by Humberto — 12/09/2016 @ 11:13

  2. Já vi a maioria desses filmes e realmente, são todos excelentes. Tive que comprar até um aspirador de pó melhor para limpar a pipoca do chão!!

    Comment by Maria — 16/09/2016 @ 17:15

  3. Excelentes indicações.
    Só gostaria de citar um outro filme muito bom: “A Escola da Vida”.

    Comment by Gilda Pereira — 19/09/2016 @ 10:21

  4. Excelentes indicações. Vou pegar a pipoca :)

    Comment by Marilia Cardoso — 12/11/2016 @ 19:05

  5. Recomendo também o filme O garoto Selvatem – Victor de Aveyron, que fala sobre o Dr Jean Itard, considerado o Pai da Educação Especial e seu programa de educação (considerado o primeiro programa de educação especial) para o menino Victor, uma criança especial encontrada sozinha na floresta. Muito interessante. O filme está disponível durante a realização do curso gratuito de História da Educação Especial no site do Instituto Itard, segue link: http://institutoitard.com.br/cursos/educacao-especial/cursos-gratis/historia-da-educacao-especial

    Comment by Leandro Rodrigues — 19/12/2016 @ 17:06

  6. Muito boa a dica de filmes Andrea. Alguns eu já conhecia e realmente tinha gostado muito! Mas a maioria ainda não conhecia e vou colocar na agenda pra ver com a minha esposa nos próximos dias.

    Obrigado pela sugestão.

    Comment by Rafael — 09/05/2017 @ 15:44

  7. Excelentes dicas! Como a Gilda comentou acima, o filme “A Escola da Vida” é realmente bom demais e uma excelente opção para entrar na lista.

    Muito boa a publicação Andrea! Agradeço por compartilharem no facebook.

    Comment by Samuel Bume — 09/05/2017 @ 21:23

  8. Ótimas dicas! E a recomendação do amigo nos comentários é bem legal, chama-se A Escola da Vida. Vou preparar a pipoca no fim de semana! haha

    Comment by Rubens — 22/06/2017 @ 14:57

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades