Seis dicas de ouro para escrever uma boa redação no Enem

27/09/2016

Você está se preparando para o Enem e quer fazer uma redação nota 10? Hoje trazemos algumas dicas imperdíveis para te ajudar nesse desafio. A redação é uma das partes mais importantes da prova do Enem e conseguir uma boa pontuação pode ajudar muito na sua classificação, seja qual o curso em que se queira ingressar. E, mais importante ainda, saber escrever um bom texto – com qualidades básicas como clareza, objetividade e gramática correta – é uma vantagem e um diferencial em qualquer profissão.  Por isso, não dê bobeira, pratique bastante e fique ligado nas nossas dicas:

1) Para começar, o básico e aquilo que o seu professor deve já ter falado repetidas vezes: leia e escreva muito! Para escrever bem é preciso praticar. Pesquise as provas de redação de edições anteriores e tente refazê-las. Além disso, é importante também ter referências de outros textos. Por isso, leia bastante: livros, jornais e revistas.

2) Ler é essencial não apenas para nos familiarizarmos com a linguagem escrita, aumentarmos nosso vocabulário e cometer menos erros gramaticais, mas também para nos mantermos atualizados com o que se passa ao nosso redor. Os temas das redações do Enem são desafiadores e exigem do estudante uma visão de mundo ampla e crítica. Para isso, busque estar informado sobre o que acontece no país e no mundo. Não se limite ao noticiário da TV ou do rádio. Leia jornais e revistas diferentes, com linhas editoriais distintas, para poder construir a sua própria opinião sobre diversos assuntos, com embasamento. É importante lembrar que, seja na redação do Enem, seja na vida, não basta termos uma opinião sobre algo: é preciso saber defendê-la com bons argumentos, que estejam respaldados por informações .

3) Para ter uma visão ampla e crítica dos assuntos da atualidade, é importante também conhecermos e estudarmos a história. O mundo em que vivemos é resultado de um contexto histórico e, por isso, conhecer e entender os fatos passados nos auxiliam a compreender os dias de hoje.

4) Além de se manter bem informado e praticar a capacidade crítica, uma dica importante é evitar os “clichês”. Fuja de ditados populares, de frases de efeito, crenças pessoais e, principalmente, fuja do senso comum! Frases que começam com “eu acho” e “eu acredito”, por exemplo, podem demonstrar que você não está muito certo sobre o que está dizendo ou está emitindo uma opinião muito pessoal e sem embasamento que a sustente.

5) Faça um rascunho a lápis com as ideias principais do texto antes de escrevê-lo. Liste aquilo que pretende escrever em tópicos e pense na ordem das ideias antes de transformá-las em texto, considerando sempre: apresentação (início), desenvolvimento (meio) e conclusão (fim). Cada parágrafo também pode ter este formato: primeira frase (apresentação), frases do meio (desenvolvimento da ideia) e última frase (conclusão). Esse método pode ajudar a deixar o seu texto mais claro, fluido e objetivo. Certifique-se de que a ideia do parágrafo anterior tenha continuidade lógica com o parágrafo seguinte.

6) Releia o seu rascunho com muita atenção. Veja se há erros gramaticais e se imagine no lugar de quem está corrigindo a prova: o seu texto está compreensível? Está agradável de se ler? As suas ideias fazem sentido? Se for preciso, reescreva o que ainda precisa melhorar. Só então passe o seu texto a limpo, a caneta.

1. Parabéns!! Ótima dica!! Mas o importante mesmo é ser multiplicador desta dica!! Na rede estadual de ensino, escolas particulares, Direção, professores(as) foram mobilizadas!!! Só teremos boas redações e melhores cidadãos se compartilharmos as informações!!

Comment by Agnaldo Pedro Soares — 29/09/2016 @ 11:04

2. Muito interessante as seis dicas para se escrever uma boa redação no ENEM, são informações imprescindíveis para a produção textual exitosa. Agradeço e parabenizo pela atitude.

Comment by Márcia Socorro de Assis — 29/09/2016 @ 17:37

3. Parabéns pela informação disponibilizada na produção textual, pois é de utilidade impar.

Comment by Márcia Socorro de Assis — 29/09/2016 @ 17:39

4. Excelentes dicas! As melhores e mais abrangentes que li até agora. Compartilhei no Facebook em várias páginas do meu município.

Comment by Maria de Lourdes Amorim Rocha — 01/11/2016 @ 07:15

5. Excelentes dicas! As melhores e mais abrangentes que vi até agora. Compartilhei em várias páginas do meu município.

Comment by Maria de Lourdes Amorim Rocha — 01/11/2016 @ 07:16