Você sabe quais são os conteúdos e habilidades mais frequentes no Exame Nacional do Ensino Médio?

18/10/2016

Faltando menos de 20 dias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), uma das maiores dúvidas dos estudantes e professores é: o que, afinal, será cobrado na prova? É claro que não temos bola de cristal e nem pretendemos fazer previsões. Mas, para se preparar, vale a pena dar uma olhada no que já foi pedido na prova em anos anteriores. Esta é uma forma de nos familiarizarmos com o estilo e com as características do Enem. Portanto, vamos lá!
Ciências da Natureza:
a) Biologia: o tema mais abordado relacionado à disciplina de Biologia tem sido ecologia, seguido de anatomia e fisiologia humana, evolução, genética e metabolismo celular, entre outros, nesta ordem. As habilidades mais cobradas têm sido “Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros” e “Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.”

b) Física: nesta disciplina, os temas mais abordados têm sido energia, termodinâmica e eletricidade. A habilidade mais cobrada é a de “caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.”

c) Química: a química orgânica, as reações inorgânicas e as propriedades da matéria são os temas mais cobrados, e a habilidade mais exigida é “utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas”, seguido de “Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção”

Matemática e suas tecnologias:

Nesta área do conhecimento, os conteúdos mais cobrados têm sido: gráficos e tabelas, razão e proporção (escala e regra de três) e matemática comercial e financeira (porcentagem e juros). Já as habilidades mais exigidas são: “Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos”, “resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma” e “utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.”

Ciências Humanas e suas Tecnologias
a) Filosofia: os conteúdo mais comuns têm sido ética e política, senso comum e pensamento filosófico , com a habilidade mais exigida é “interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.”

b) Geografia: são bastante cobrados os seguintes conteúdos desta disciplina: exploração de recursos naturais, problemas urbanos e agroindústria. As habilidades mais cobradas são: “avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas” e “interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.”

c) História: já nesta disciplina os conteúdos mais cobrados são: ditadura civil-militar no Brasil, Brasil oligárquico e Era Vargas, sendo exigidas as habilidades de “identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço” e “comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de naturezahistórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.”

d) Sociologia: a disciplina de Sociologia tem sido contemplada no Enem pelos conteúdos: cultura material e imaterial, cultura e valores e relações indivíduo-sociedade. Entre as habilidades mais exigidas, estão: “Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura” e “Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.”

Linguagens, Códigos e suas tecnologias
a) Artes: o conteúdo mais comum em Artes é a arte contemporânea, seguida de artes performáticas ou cênicas e artes plásticas e visuais. As habilidades mais exigidas são “reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais” e “analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.”

b) Educação Física: já nesta disciplina, os conteúdo mais cobrados são padrão estético contemporâneo, danças e exercício físico e saúde. Entre as habilidades exigidas está: “Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.”

c) Espanhol: nesta disciplina, os textos periodisticos são os mais cobrados, enquanto a habilidade mais exigida é “utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.”

d) Inglês: já em Inglês, os conteúdos mais comuns são journalistic texts, comic strips and cartoons e technical texts.A habilidade mais exigida é a de “associar vocábulos e expressões de um texto em Língua Estrangeira Moderna ao seu tema.”

e) Literatura: o conteúdo mais abordado em Literatura tem sido interpretação de poemas, seguido de intertextualidade e romantismo no Brasil. Já a habilidade mais cobrada é a de “relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.”

f) Língua Portuguesa: nesta disciplina os conteúdos variação lingüística, interpretação de textos, intertextualidade, estratégias argumentativas, funções e figuras de linguagem são os mais comuns. E as habilidades mais comuns são “Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos e “inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.”

g) Tecnologias da Informação e Comunicação: nesta área, o conteúdo mais abordado tem sido a função e o impacto das novas mídias, acompanhado da habilidade de “Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.”

 

Postado em: Uncategorized — admin @ 16:53

2 Comentários »

  1. Muito bacana essas informações sobre o ENEM. Através delas podemos elaborar nossos planos de curso, planos de aulas e sequências didáticas interdisciplinando com outras áreas do conhecimento e incentivando nossos alunos para estudo dos conteúdos apresentados.
    Muito Obrigado.
    att
    Professora Maria Enisia – da Matemática

    Comment by Maria Enisia Pereira Costa — 21/01/2017 @ 15:17

  2. Agradecida pelas Informações, vou Orientar meus alunos dos 3°anos nas minhas aulas de Geografia dando mais ênfase nestes conteúdos

    Comment by simone da Conceição da Silva — 01/04/2017 @ 07:56

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades