12 bons filmes para estudar História

25/10/2016

Assistir filmes e séries pode ser também, muito além de apenas diversão, uma ótima maneira de estudar com prazer. Filmes com narrativas baseadas em fatos históricos e reais, por exemplo, podem nos ajudar a entender sobre temas complexos relacionados à política internacional, guerras, formação de sociedades, causas ativistas e muito mais. Mas não se esqueça: os filmes devem apenas uma ferramenta a mais para complementar os estudos! A partir deles, devemos procurar entender melhor os assuntos abordados por meio de outras fontes de informação, como os livros, principalmente. Para ajudar um pouco nesta empreitada cinematográfica e histórica, vamos começar por filmes que abordam a temas desde a Segunda Guerra até hoje. Na semana que vem, falaremos sobre filmes que abordam fatos desde a Idade Média até a Revolução Russa. Vamos lá:

1-      Terrorismo e guerras dos anos 2000:

Fahrenheit 9/11”: Documentário do diretor americano Michael Moore, aborda as causas e conseqüências dos atentados de 11 de setembro de 2011 nos Estados Unidos, e a posterior invasão do Iraque pelos americanos e britânicos.

“Paradise Now”: O filme conta a história de dois amigos de infância palestinos que são recrutados para realizar um ataque terrorista em Tel Aviv, a capital de Israel.  Os dois passam o que seria a última noite de suas vidas com suas famílias, sem poder revelar a missão, até o momento final da execução do plano.

“Malala”: O documentário conta a história da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, que, ao sair da escola, foi baleada na cabeça por integrantes do grupo extremista Talibã, que são contra educação para mulheres. Ela sobreviveu e se tornou um símbolo da educação e direitos das mulheres em países islâmicos.

2-      Guerra Fria e União Soviética:

“13 Dias que Abalaram o Mundo”: O filme relata os treze dias em outubro de 1962, quando o presidente John Kennedy soube que mísseis soviéticos estavam sendo levados a Cuba. A grande tensão daquele momento quase levou o mundo a uma guerra atômica.

“Ponte dos Espiões”: O filme narra a história real do advogado americano James Donovan, que aceita a tarefa de defender, perante os tribunais dos Estados Unidos, um espião russo capturado. O desafio se torna ainda maior quando o advogado tem a ideia de oferecer o espião como moeda de troca para a libertação de um piloto americano que foi abatido enquanto espionava o espaço aéreo da Rússia.

“Adeus, Lenin”: Uma mulher alemã entra em coma no início dos anos 1980 e só acorda quase dez anos depois, após a queda do Muro de Berlim e  o fim da guerra fria. O filme narra, de forma sutil e perspicaz, como era a divisão das Alemanhas e como a política inluenciava o dia a dia das pessoas.

 

3-      Ditadura Militar no Brasil

“Cabra Marcado para Morrer”: O diretor deste filme, Eduardo Coutinho, gravava um documentário sobre a história da morte de um líder camponês no sertão da Paraíba, em 1962, mas precisou encerrar as filmagens por causa da ditadura. Quase vinte anos depois, retoma o filme, para contar o que aconteceu.

“O que é isso, companheiro?”: O filme conta a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra a ditadura militar.

“O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”: Um menino de doze anos apaixonado por futebol é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo a sua volta, em pleno 1970, ano do tricampeonato mundial.

4-      Segunda Guerra Mundial:

“O Resgate do Soldado Ryan”: Ambientado na Batalha da Normandia, com o desembarque de soldados americanos na Normandia no Dia D, como parte da operação para libertar a França ocupada pelos alemães, o filme narra o resgate do paraquedista James Francis Ryan, que está desaparecido.

“A Lista de Schindler”: O filme conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica.

“O Pianista”: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman trabalhava em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. O filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, um bairro inteiro cercado de muros para reter os judeus, e acompanha a perseguição que levou milhões de judeus para os campos de concentração.

Postado em: Uncategorized — pamela @ 17:45

12 Comentários »

  1. Ótima lista de filmes, já vi quase todos. Acredito até que são filmes que deveriam ser passados nas escolas e debatidos em sala de aula, pois são muito enriquecedores para a história e a formação dos nossos alunos.

    Parabéns :)

    Comment by Júlia Prado — 26/10/2016 @ 16:45

  2. Ótimo Texto !!!

    Sempre Estou Visitando este site, e sempre aprendo Coisas boas e Interessantes …

    Parabéns !!!

    Blog Notícias 24 Horas

    Comment by Carlos Santos — 26/10/2016 @ 23:02

  3. Gostei e vou usar as dicas do período da Guerra Fria com meus alunos de nonos anos.Obrigada.

    Comment by Elisabeth Maria Amaral Moreno — 29/10/2016 @ 11:11

  4. Muito bom a sugestão dos filmes.

    Comment by Paulinho — 01/11/2016 @ 12:12

  5. Um instrumento a mais para o Ensino de História.
    Parabéns!!!

    Comment by Nadir Gonçalves Martins Santos — 11/11/2016 @ 22:35

  6. Gostei mesmo da matéria. Pergunto: A SEMG tem esse materia em MPEG em algum link para ser baixado?

    Comment by João Fernandes de Barros — 14/11/2016 @ 19:19

  7. Parabens pela iniciativa,temos que trabalhar no dia a dia tb.e acabar de vez com toda essa diferençaexistente no mundo.

    Comment by Rose — 22/11/2016 @ 19:27

  8. Excelentes dicas para uso das mídias nas aulas de História. Conheço a maior parte desses filmes e considero as indicações muito apropriadas. Só lembrando que não basta que o professor passe o filme para os alunos; é muito importante que depois haja a proposição de discussões e debates, ocasião propícia para o professor acrescentar as informações que fazem parte dos conteúdos curriculares e trabalhar a consciência crítica dos alunos. Adorei, pessoal! Parabéns!

    Comment by Ana Lúcia Motta Baeta — 07/12/2016 @ 14:26

  9. O filme “A Vida è Bela” e ” O Menino do Pijama Listrado” são também execelentes filmes que tratam da II Guerra Mundial

    Comment by Ivane Inácio de Barros — 14/02/2017 @ 16:04

  10. Lembrei tbém do filme “Olga” são de chorar! Retratam a II Guerra Mundial.

    Comment by Ivane Inácio de Barros — 14/02/2017 @ 16:07

  11. Muito Legal!

    Comment by Nanda — 22/02/2017 @ 17:58

  12. Ótimas Dicas !!!

    Amei essas dicas, gostei deste artigo, contém informações e dicas extraordinárias…

    Comment by Carla Teodora — 11/05/2017 @ 01:33

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades