A importância de se abordar os Direitos Humanos na escola

22/11/2016

Os direitos humanos são aqueles direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, orientação sexual ou qualquer outra condição. Todos os seres humanos, sem distinção, têm o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros direitos. Por se tratarem de direitos fundamentais, abordar os Direitos Humanos na escola, espaço de convivência e construção de conhecimento e cidadania, é uma necessidade.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1948, quando o mundo ainda tentava se recuperar dos horrores da Segunda Guerra Mundial, como o uso de armas nucleares pelos Estados Unidos e a descoberta de campos de extermínio em massa erguidos pelo projeto do nazifascismo, na Alemanha. Mas a ideia de se estabelecer direitos universais e igualitários a todos os homens vem desde a Revolução Francesa. Em 1789, ainda com um clima tenso após a queda da Bastilha, foi anunciada ao público a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que já dizia, em seu primeiro artigo, que “Os homens nascem e são livres e iguais em direitos”.

As declarações destes importantes tratados são consideradas marcos civilizatórios da Humanidade, pois permitem uma possibilidade de convivência universal entre as pessoas e povos e, consequentemente, o seu desenvolvimento social, político e econômico. No entanto, ainda surgem polêmicas quando hoje falamos sobre Direitos Humanos e, infelizmente, o tema ainda é tratado de forma leviana e equivocada. Por esse motivo, levar a discussão sobre os Direitos Humanos para a sala de aula é de fundamental importância. Mais do que um ambiente ideal, a escola, enquanto espaço propício para a convivência, troca de experiências e construção de conhecimento, tem o dever de discutir os direitos fundamentais entre seus alunos e professores.

A leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos pode ser um bom começo. A partir dela, o professor pode propor debates e questionar em quais situações do dia a dia os Direitos Humanos se fazem presentes. Outra possibilidade é abordar notícias veiculadas na imprensa e discutir com os alunos se os Direitos Humanos estão sendo respeitados. Para os alunos menores, em processo de alfabetização, uma atividade possível é a discussão sobre os direitos e deveres de cada um, considerando a realidade das crianças. O professor pode, também, ler para os alunos artigos básicos do Estatuto da Criança e do Adolescente, um dos vários documentos construídos com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Várias outras atividades sobre os Direitos Humanos para a sala de aula são possíveis (abaixo deste texto listamos vários links de referência). Mas o mais importante é que professores e toda a comunidade escolar estejam sempre envolvidos na discussão sobre os direitos fundamentais de todas as pessoas.

Referências:

Declaração Universal dos Direitos Humanos

O que são Direitos Humanos?

Estatuto da Criança e do Adolescente

Educação em Direitos Humanos (Portal MEC)

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

Cartilha sobre Direitos Humanos (MEC)

Declaração Mundial sobre Educação para Todos

Convenção sobre os Direitos da Criança

Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial

Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Postado em: Uncategorized — admin @ 17:18

5 Comentários »

  1. Direitos humanos são as classificações que nos deixam simplesmente mais humanos fazendo o que nos completa com mais hombridade humana,através da prática da equidade para todos.Só serão verdadeiros Direitos humanos quando todos incluirem a tolerância e o respeito ao próximo.

    Comment by Lucimar Mendes dos Santos — 05/01/2017 @ 11:50

  2. Parabéns,excelente iniciativa precisamos muito colocarmos nossos estudantes a par dos direitos humanos assim construiremos uma educação de qualidade.2

    Comment by Nelson Gabriel Machado — 06/01/2017 @ 15:04

  3. Importantíssimo, todas nossas crianças deveriam ter uma dose de aulas de direito durante a escola, mesmo que superficialmente, uma criança que conhece seus direitos e deveres se tornará um adulto mais responsável e sociável.

    Comment by Atendimento ao Cliente — 03/02/2017 @ 16:48

  4. Excelente material.

    Comment by Maria Aparecida Valente — 24/02/2017 @ 11:09

  5. Muito excelente a matéria, pois aborda a historia de sua criação. Um conhecimento que tem seu grande valor na formação de uma consciência mais defensora de nossos direitos. Trabalho com a disciplina de história em sala de aula: sempre procuro ministrar aula com temas relacionados aos direitos humanos.

    Comment by Donizete Cézar Vicente — 13/03/2017 @ 15:05

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades