10 dicas de filmes biográficos que podem ser trabalhados na escola

22/02/2017

Filmes são ótimas ferramentas didáticas para os professores usarem na sala de aula, principalmente para abrir discussões, demonstrar fatos históricos ou um novo olhar sobre situações do nosso cotidiano. Como curador, o professor deve se atentar para a exposição dos temas e em como construir a melhor metodologia para promover a educação, além das escolhas, que devem ser cuidadosas e contribuir para o ensino da disciplina.

Um dos muitos papéis do professor é oferecer aos alunos algo que eles nem sabiam que queriam, mas que pode ser importante para o desenvolvimento de suas habilidades, assim como apresentar filmes de culturas, países e línguas diferentes. Filmes que demonstram outra forma de relacionamento entre o ser humano com o outro, com a natureza, com a política, com a religião, com a morte, com o amor, por exemplo, podem ser muito enriquecedores para a formação do aluno.

Dentro desse contexto, as cinebiografias permitem encarar o nosso passado e contar narrativas de pessoas comuns ou personalidades que mudaram o rumo da nossa história. A recriação do passado é sempre fascinante e instiga a curiosidade de muitos, seja para contar a história de grandes guerras ou de um gênio da física.

Não faltam bons exemplos, que acabaram virando grandes épicos da sétima arte, além de render grandes atuações. Como os premiados e aclamados pela crítica “Amadeus”, “A Lista de Schindler” e “Uma Mente Brilhante”; os nacionais “Olga”, “Cazuza – O Tempo Não Pára” e “Chatô – O Rei do Brasil”; e mais recentemente “Estrelas Além do Tempo”, “Jackie” e “Até o Último Homem”, que estão em cartaz nos cinemas. Abaixo algumas sugestões de filmes com variadas temáticas:

 

  1. Nise – O Coração da Loucura (Brasil – 2016)

O filme retrata a vida da doutora Nise da Silveira, pioneira na criação de novas formas de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Trailer: https://youtu.be/UeAUNvcM_xk

 

  1. O Jogo da Imitação (EUA – 2014)

Considerado o pai da computação, o filme conta a história do matemático Alan Turing, que liderou uma equipe britânica de inteligência durante a segunda guerra, para decodificar as mensagens interceptadas da Alemanha Nazista, por meio da máquina Enigma. O filme narra o suspense por traz da descodificação das mensagens criptografadas e os dramas da vida pessoal do personagem, como seu temperamento arrogante, até sua perseguição, por ser homossexual.

Trailer: https://youtu.be/YIkKbMcJL_4

  1. Lincoln (EUA – 2012)

O filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana e mostra à preocupação do 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln, sobre a questão e sobre uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

Trailerhttps://youtu.be/b6WkKvgn2G4

  1. Não Estou Lá (EUA – 2008)

Uma cinebiografia ótima para entender porque o cantor norte-americano Bob Dylan ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2016. Neste filme, o ícone musical é representado por seis atores, entre eles Cate Blanchett e Richard Gere, mostrando suas constantes mutações ao longo de sua vida. As alterações do seu personagem dialogam com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais.

Trailerhttps://youtu.be/abVh39ZmUag

  1. A Queda – As Últimas Horas de Hitler (Alemanha – 2005)

Enquanto O Jogo da Imitação mostra como os nazistas foram derrotados na 2ª Guerra Mundial, este filme narra os últimos dias do líder alemão, Adolf Hitler, que estava confinado em um quarto de segurança máxima. O filme tem um inegável valor histórico, contado a partir da narrativa da secretária geral de Hitler, e mistura cenas pesadas de guerra com momentos de drama e suspense.

Trailer:  https://youtu.be/NS5GqQmG_hM

  1. Diários de Motocicleta (Argentina, Brasil, Chile, EUA, Peru – 2004)  

O filme mostra o jovem estudante de medicina Ernesto “Che” Guevara, que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após oito meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas. Desde o seu início, a viagem dá pistas de que será uma grande aventura e como essa experiência transformou Che em um dos líderes da Revolução Cubana.

Trailerhttps://youtu.be/RWBsQArUkQY

  1. Frida (EUA – 2002)

 Esta cinebiografia da pintora mexicana Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México, mostra a alma sofrida da artista por meio de seus quadros. O filme perpassa a vida de Kahlo desde a sua adolescência até o ano de sua morte, mostrando o momento em que ela foi sofreu um trágico acidente; seu relacionamento com o pintor mexicano Diego Rivera; suas viagens pelo mundo; seu amor natural pelos animais; seus momentos boêmios; suas opções políticas; e diversos outros momentos de sua vida e carreira.

 Trailerhttps://youtu.be/-CTM7FcY1LE

  1. Amadeus (EUA – 1984)

 A controversa cinebiografia de um dos mais geniais compositores de todos os tempos, Wolfgang Amadeus Mozart, é narrada a partir das histórias de outro compositor, Antonio Salieri, que viveu em Viena no mesmo período. A obra traduz muito bem a genialidade e a mente brilhante do compositor, que ia muito além do virtuosismo em vários instrumentos e do ouvido absoluto. Mas retrata também o descontrole pessoal que o levou à sua morte prematura.

Trailerhttps://youtu.be/r7kWQj9FCGY

  1. Basquiat – Traços de uma Vida (EUA – 1996)

O filme conta a história de Jean-Michel Basquiat, pintor americano que foi um dos mais influentes artistas neo-expressionista. Ganhou popularidade primeiro como grafiteiro, morando nas ruas de Nova York e se tornou nome importante da arte contemporânea. Ainda nas ruas, Basquiat conhece o célebre Andy Warhol, mostra-lhe suas pinturas e consegue sua ajuda para entrar não mais alto escalão do mundo das artes. Mas sua trajetória, que inclui romances, drogas, rebeldia, crítica e desprezo ao dinheiro, termina rapidamente, com sua morte aos 27 anos.

Trailerhttps://youtu.be/vSuY-TWAXwo

  1. Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (Brasil – 1995)

O filme conta, de forma bem-humorada, a vida de Carlota Joaquina, espanhola que virou rainha de Portugal e que sempre gostou de ter amantes e do poder. Desde a sua infância na Espanha, onde conheceu o príncipe de Portugal, D. João, com apenas dez anos de idade até sua contrariada vinda para o Brasil. O filme conta parte da história da monarquia portuguesa e a elevação do Brasil de colônia do império ultramarino português a reino unido com Portugal.

Trailerhttps://youtu.be/z_TrZewCgS8

Postado em: Uncategorized — Eric @ 15:34

5 Comentários »

  1. Ótima ideia a sugestão de filmes . Instrumento rico e interessante para transformar a sala de aula em um espaço prazeroso de aprendizagem.
    Uma boa coletânia

    Comment by Rosane Name dos Reis Fialho — 24/02/2017 @ 09:06

  2. Excelentes sugestões de filmes!É impressionante como a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, nos últimos três anos, está contribuindo para elevar a qualidade do ensino nas escolas estaduais!
    A Escola Interativa também é show!
    Parabéns é pouco para a Professora Macaé! Vocês merecem Oscar de melhor equipe!

    Comment by Vânia Almeida de Lima — 24/02/2017 @ 09:12

  3. Excelente indicações, parabéns a Secretária de Educação pela inovações em todas as áreas.

    Comment by Maria de Fátima oliveira — 24/02/2017 @ 20:58

  4. Outra indicação de filme é “A Tenda Vermelha”. Excelente filme. História bíblica contada por uma personagem feminina. #ficaadica

    Comment by Rebeca Frederico Fonseca — 10/03/2017 @ 16:29

  5. Diários de Motocicleta é magnífico, todos dessa lista são ótimas opções. O cinema “7ª Arte” é uma ótima ferramenta para transmitir conhecimento aos mais jovens, pois é capaz de prender a atenção plena das crianças e adolescentes.

    Comment by Atendimento — 11/03/2017 @ 01:22

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades