Sugestões de projetos e ações pedagógicas de educação ambiental para trabalhar nas escolas

06/06/2017

Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, tem como finalidade chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A data foi instituída na a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se todas as esferas da sociedade se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

A pesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples de sustentabilidade. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. E o papel da escola nessa tarefa é fundamental. O Blog Educação selecionou algumas dicas e ações que podem ser desenvolvidas na escola, uma contribuição positiva para os alunos aprenderem sobre o meio ambiente.

 

Criação de horta na escola

A construção de uma horta escolar é uma forma dos alunos compreenderem mais sobre como a terra fornece o alimento e a importância de cuidar do solo. A horta pode se expandir para um projeto comunitário, educar os outros e permitir que a comunidade escolar tenha a oportunidade de trabalhar junta. O Blog Educação já apresentou algumas dicas para criar uma horta no ambiente escolar, confira aqui.

 

Projeto de compostagem

Compostagem demonstra os processos da natureza de decomposição, transformando resíduos orgânicos em novo solo, permitindo que os alunos se familiarizem com o ciclo de nutrientes. Os alunos podem construir com o adubo para uso no pátio da escola a ser preenchido com jardim e restos de comida. Confira no Portal Escola Interativa, dicas sobre biodegradação e compostagem.

 

Programa de reciclagem

A maioria dos resíduos da sociedade é composta por papel e programas de reciclagem devem tentar lidar com todos os tipos possíveis. As escolas podem criar contentores de reciclagem nas salas de aula, escritórios, salões e refeitório para coletar resíduos. Pode-se também envolver a comunidade, pedindo doação de materiais recicláveis para serem trabalhados dentro da escola. No Portal Escola Interativa é possível encontrar conteúdos sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de alguns resíduos.

 

Projeto de arborização

As árvores são partes importantes do ecossistema por fornecerem oxigênio, proteger o solo, fornecer habitat animal e limpar o ar. O plantio de árvores consiste em grande experiência prática de cuidar do meio ambiente e contribuir para a comunidade local, além de fornecer habitat natural e de alimentos para animais. Um projeto de plantação fornece a oportunidade para aprender sobre botânica e o papel das árvores nos ecossistemas.

 

Uso racional de energia elétrica

Disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica e promover a conscientização da comunidade escolar para o seu uso racional. As escolas podem criar iniciativas para transformar os alunos em agentes multiplicadores do uso correto da energia elétrica dentro e fora da escola, para que seja compartilhado com os familiares e a comunidade.

Postado em: Dicas — Eric @ 15:28

3 Comentários »

  1. O uso do sabão caseiro está se tornando cada dia um investimento para a família brasileira, além de tudo podemos fazer com que o meio ambiente não seja atingido. Oficinas de sabão poderia ser implantada na escola. O óleo além de impermeabilizar e atrapalhar o solo ele é descartado de forma irregular. Sendo assim, poderíamos utiliza-lo na produção de sabão com oficinas nas escolas. Além da renda extra para pais destes alunos.

    Comment by Oficina de sabão — 08/06/2017 @ 11:24

  2. Poderia também trabalhar a questão de não jogar lixo nas ruas. Outra sugestão seria a coleta de cocô de cachorro, pois de acordo com uma pesquisa o número de animais já é maior que de crianças nas famílias urbanas.

    Comment by katia santos — 26/06/2017 @ 19:34

  3. ótimas dicas, como sempre.

    Comment by Amanda Ribeiro — 07/08/2017 @ 23:47

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades