5 Dicas de aplicativos gratuitos para montar plano de estudo

05/07/2017

A organização e o planejamento são fundamentais para quem deseja ficar em dia com a matéria estudada na sala de aula, passar em um vestibular, ou está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O caminho é longo e nem sempre é fácil, por isso, além de paciência, é preciso dedicação, estudo e, claro, muita organização e planejamento, afinal, são diversas matérias diferentes, com temáticas que não necessariamente conversam entre si, mas que tem a sua importância.

 

Para fazer um bom plano de estudo é preciso pensar em alguns detalhes essenciais na rotina do estudante que quer ter uma ótima nota no Enem. Como estabelecer um período de tempo, todos os dias da semana, para estudar e rever tudo aquilo visto nas aulas; estabelecer prioridades de estudo durante a semana, dedicando-se primeiramente ao mais fácil e, depois, ao mais difícil; e fazer exercícios de provas anteriores, para saber como os conteúdos são cobrados nas provas.

 

Para que seja eficaz, um bom plano deve conter itens importantes como objetivos – a curto e a longo prazo -, matérias a serem estudadas, dúvidas, anotações e horários determinados. Dessa forma, a tendência é que a pessoa siga o calendário rigorosamente, considerando, inclusive, períodos de intervalo e descanso para que a mente trabalhe de maneira mais saudável.

 

Para ajudar os estudantes que estão se preparando para o Enem, o BLOG EDUCAÇÃO separou algumas ferramentas online que servem para ajudar os estudantes a se organizar. A plataforma virtual da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Escola Interativa, também tem disponível alguns conteúdos para ajudar nos estudos e alguns exemplos de questões de anos anteriores do Enem. Confira abaixo, exemplos de aplicativos gratuitos que vão facilitar o planejamento dos estudos.

 

Além do mais, os inscritos no Enem 2017 devem ficar atentos ao cronograma do exame. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na App Store e no Google Play o aplicativo Enem 2017, que permite ao candidato acessar os dados da inscrição, cronograma, local de prova e cartão de confirmação de inscrição. Após o exame, será possível conferir o gabarito e até o seu resultado. Para este ano, algumas mudanças foram definidas. A principal alteração foi feita nos dias da aplicação das provas, que serão realizadas em dois domingos seguidos (em 5 e 12 de novembro).

 

 

Easy Study

O aplicativo funciona como uma agenda, permitindo que o estudante monte e trace o seu plano de estudos de acordo com as suas necessidades. Além de um cronograma estruturado, os alunos podem criar sessões por matérias ou temas, o que facilita a organização. A ferramenta é indicada, principalmente, para candidatos de vestibulares, concursos públicos e, claro, estudantes que desejam prestar o Enem.

 

Aprovado

O aplicativo é ideal para quem está prestando vestibular ou concurso, já que ajuda a organizar a rotina de estudos do aluno. Um dos seus diferenciais é o fato de que ele disponibiliza relatórios detalhados de desempenho e gráficos personalizados relacionados ao nível de estudo do aluno.

 

Agenda do Estudante

Desenvolvida por alunos do IFGoiano/Urutaí, visando simplicidade e leveza, a Agenda do Estudante foi feita para alunos se organizarem e terem, consequentemente, melhor desempenho nos estudos. Disponível para Android espera-se com o uso desse aplicativo realizar atividades dentro dos prazos combinados, dividir de forma equilibrada o tempo entre a vida acadêmica e a vida pessoal, conduzir o dia-a-dia com mais tranquilidade e menos estresse.

 

Study

Disponível para Android, o gerenciador de estudos promete que o usuário tenha tudo que estudou durante meses na palma de sua mão. Monte gráficos e tabelas, organize e gerencie com eficiência seu tempo de estudo e observe o aumento do seu desempenho.

 

Quizlet

O Quizlet cria atividades e jogos gratuitos e divertidos que ajudam você a estudar. Com acesso offline, o aplicativo permite estudar, a qualquer momento e em qualquer lugar. Crie ou pesquise uma vez o material de que precisa para estudar e ele ficará salvo no seu dispositivo para quando você quiser estudar, onde quer que esteja.

 

Aluno Digital

Aplicativo desenvolvido por alunos do Ensino Médio para realização de atividades virtuais e simulados. O aplicativo disponível na plataforma Android foi criado para facilitar a vida de colegas estudantes que vão participar do exame.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:18

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades