8 dicas para montar um ambiente de estudos perfeito

20/07/2017

Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegando, cada detalhe faz a diferença. Todos que se preparam para o exame sabem que são necessárias muitas e muitas horas de estudo. E, para aumentar a qualidade dessa dedicação e ainda reduzir o esforço, é importante cuidar do ambiente de estudo.

O local ideal de estudos pode ser diferente para cada um. Gosto é gosto. Mas, alguns elementos básicos, como limpeza, iluminação, silêncio e uma cadeira bem confortável, por exemplo, fazem toda a diferença na capacidade de concentração e aprendizado. Saber escolher e organizar corretamente seu local de estudos impacta diretamente na qualidade do seu aprendizado.

O BLOG EDUCAÇÃO separou algumas dicas para criar esse ambiente ideal para os seus estudos. Confira:

1.    Iluminação

O ambiente ideal para estudar deve ter uma boa iluminação que permita realizar a leitura sem forçar os olhos. Invista em locais que têm uma boa iluminação natural durante o dia e, para aqueles que preferem estudar à noite, o ideal é contar com uma luminária que ilumine o local exato onde se está estudando.

2.    Organização

A organização deve ser um dos itens mais importantes no momento de encontrar o seu local de estudo. Evite ficar em locais/mesas com papéis jogados, resto de alimentos e assim por diante. Além de dispersar sua atenção, a desorganização deixa sua mente fixa em outros objetos que possam estar no local.

3.    Silêncio

O local escolhido para estudar deve ser o mais silencioso possível e sujeito ao mínimo de interferências externas e interrupções. Mas, é importante também adquirir a capacidade de se concentrar em qualquer lugar. É algo que pode ser construído aos poucos, como um condicionamento de atleta. Com o passar do tempo, o aluno deve ser capaz de se desligar dos barulhos ao redor e dispensar o uso dos abafadores de ruído.

4.    Conforto

A cadeira para estudo deve ser confortável e ergonômica. O encosto deve ser firme para sustentar as costas, com apoio para a região lombar. Os pés devem estar apoiados no chão, enquanto os antebraços devem ficar na altura da mesa. O candidato precisa manter boa postura enquanto estuda, ficando atento para sentar corretamente e evitar torções do corpo.

5.    Concentração

Você tem problema de dispersão? Então busque os ambientes mais tranquilos da sua casa, onde é possível eliminar todo e qualquer ruído que possa te atrapalhar no momento dos estudos. Além disso, a concentração também deve ser redobrada, por isso evite itens que possam tirar sua atenção, como o celular ou televisão.

6.    Foco na leitura

Acompanhar a leitura com uma régua ajuda a manter a concentração e reduz o esforço da atividade. E ainda evita que o candidato “se perca” nas linhas, o que é comum para quem tem alguns problemas de visão. Pode ser uma régua normal, mas há também réguas de leitura especiais para crianças disléxicas.

7.    Temperatura

Se for possível um ambiente arejado, com janelas abertas, é mais saudável e agradável. Mas, independentemente disso, é preciso cuidar da temperatura ambiente: locais muito quentes ou muito frios causam desconforto e prejudicam a concentração.

8.    Bibliotecas

Uma alternativa que talvez seja acessível a todos é estudar em bibliotecas. As escolas costumam disponibilizar o espaço, e há ainda as bibliotecas públicas, como a Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O ambiente é adequado, favorece a concentração e permite que o candidato crie um horário definido de estudo, evitando adiamentos e distrações.

Postado em: Dicas — Eric @ 09:51

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades