Dicas para se dar bem na redação do Enem

02/08/2017

O formato de redação escolhido por grande parte dos vestibulares, inclusive o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto. É fundamental ler o enunciado com atenção e ter capacidade para entender o tema e a proposição. E, claro, fazer redações é extremamente importante para se exercitar.

É importante também levar em consideração os critérios da equipe avaliadora. No caso do Enem, a redação é corrigida considerando cinco competências: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

O Ministério da Educação (MEC), juntamente como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibiliza anualmente a Cartilha do Participante na Redação do Enem. O objetivo é tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes para as provas. Confira aqui o Manual de Redação do Enem 2016, o último divulgado pelo Inep. O documento mostra também algumas redações selecionadas que tiveram pontuação máxima (1.000 pontos) nas edições de 2013, 2014 e 2015, com comentários e explicações baseados nas exigências relacionadas às cinco competências.

O Blog Educação separou algumas dicas para você construir um bom texto. Confira!

 

Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova 

Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema.

Elabore o projeto de texto e escolha uma tese

Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

Faça a primeira versão do texto

Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

Revise o texto

Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se não existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias.

Passe o texto a limpo

Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

Postado em: Dicas — Eric @ 17:05

2 Comentários »

  1. Gostaria que me enviassem uma redação nota 1000 e outra nota zero para trabalhar com alunos

    Comment by calais — 08/08/2017 @ 10:02

  2. Excelente artigo vou passar para minha filha o site de vocês, ela está pra fazer o Enem, vai ser bem proveitoso e edificante para ela. Obrigada por compartilhar

    Comment by Magda Reis — 13/08/2017 @ 00:22

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades