10 assuntos que podem ser tema da Redação do Enem 2017

09/08/2017

Um dos principais medos dos candidatos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova de redação, e para se dar bem, é fundamental se preparar e conhecer o tipo de gênero textual pedido, uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão.  Na semana passada, o Blog Educação separou algumas dicas para você construir um bom texto de redação e agora selecionamos alguns temas apontados por especialista como os possíveis para a edição 2017.

Claro que não basta saber apenas o tema da redação para tirar uma boa nota. Mas dominar o assunto pedido irá ajudar muito o candidato a fazer uma boa argumentação.  Lembrando que as redações do Enem são corrigidas com base em cinco critérios: domínio da escrita formal da língua portuguesa; capacidade de compreender a proposta de redação e usar conceitos de diversas áreas para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos. Como mostra o Manual de Redação do Enem 2016, divulgado pelo Inep.

Nossa recomendação é que o estudante analise os assuntos propostos, pesquise-os e, principalmente, treine. Abaixo, relembre todos os temas das redações do Enem:

 

 1998: Viver e aprender

1999: Cidadania e participação social

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com as diferenças

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

 

Como é tradição, o exame costuma escolher assuntos atuais, e o candidato deve estar atento ao que acontece no Brasil. A situação de outros países até pode surgir na redação como fator secundário e elemento de comparação. No entanto, o aluno deve demonstrar no texto conhecimento sobre o tema em relação à nossa realidade.

Confira alguns possíveis temas para a prova de redação do Enem 2017:

 

1- Mobilidade urbana e qualidade de vida

Uma boa redação sobre esse tema deve apresentar uma proposta de intervenção com múltiplos agentes sociais e não responsabilizar apenas os administradores públicos pela solução. Citar casos bem-sucedidos de outros países e comparar às particularidades das várias cidades brasileiras ajuda a demonstrar uma visão mais ampla e objetiva do tema.

 

2 – Tecnologia e relacionamento humano

Em temas como esse, muito próximos da realidade do candidato, o desafio é manter a imparcialidade na apresentação dos argumentos, ainda que alguns possam coincidir com sua realidade de vida. Presente no ensino, nos relacionamentos, nas pesquisas de opinião e nas diferentes instituições sociais, qual a real contribuição da tecnologia para as relações humanas?

 

3 – Como o homem lida com os recursos naturais

Para esse tipo de redação, citações relacionadas à biologia ou à geografia, bem como trechos de notícias e reportagens atuais, costumam valorizar o texto e, consequentemente, elevar sua nota nas competências 2 e 3.

 

4 – O impacto social e cultural da crise hídrica

Evite expressões como “água é vida”; citar os impactos da falta de água em diferentes setores sociais e ambientais pode demonstrar que o candidato, além de consciente, é mais bem informado.

 

5 – O legado imaterial dos Jogos Olímpicos de 2016

O candidato que enumerar os aspectos imateriais positivos das Olimpíadas deve oferecer em sua proposta de intervenção medidas objetivas que visem a preservar, mesmo depois dos Jogos Olímpicos, as experiências e contribuições do evento.

 

6 – Caminhos para o combate à homofobia

A vulnerabilidade das minorias foi tema nas duas aplicações da prova em 2016. É importante perceber que a expressão “caminhos para o combate” impede que o candidato refute a existência do problema. A melhor abordagem é sempre criticar a existência do preconceito, suas causas, consequências e indicar medidas que o resolvam.

 

7 – A inversão da pirâmide etária

Diante da nova perspectiva para longevidade e quantidade de filhos no Brasil, como ficam acessibilidade, saúde, a aposentadoria, a educação em nossa sociedade? Nesse caso, demonstrar conhecimento acerca de fatores históricos e demográficos, assim como citar a reforma da previdência de forma imparcial, é um dos melhores caminhos a serem seguidos pelo candidato.

 

8 – As manifestações políticas

Que estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. É interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.

 

9 – Sistema carcerário brasileiro

O sistema carcerário brasileiro é um dos mais precários do mundo, sendo um dos principais problemas a superlotação. Vários movimentos de Direitos Humanos e pesquisadores estudam essa situação e outras questões como rebeliões, formação de facções, dificuldade de reinserção do ex-detento na sociedade e no mercado de trabalho, violência policial, etc. Para instigar a reflexão, vale a pena recordar o já clássico filme “Carandiru”, baseado na obra do médico Drauzio Varela.

 

10 – Sistema previdenciário brasileiro

O sistema de previdência social está em mudança no Brasil e isso tem trazido muita discussão – e até memes – sobre aposentadoria. É importante se manter atualizado sobre essa questão, pois ela pode aparecer na proposta de redação de forma direta ou indireta, por exemplo, sobre a qualidade de vida na terceira idade ou o papel dos idosos na economia brasileira.

Postado em: Dicas — Eric @ 13:26

3 Comentários »

  1. Gostaria de parabenizar à equipe da Secretaria de Educação, pela iniciativa da elaboração deste material complementar que enriquece nosso planejamento escolar.

    Comment by Sandra Lúcia de Fátima Mata — 16/08/2017 @ 00:25

  2. Muito boas dicas para os estudantes se prepararem para os temas. Fora que sao temas formadores tambem.

    Comment by Agencia de marketing digital — 27/08/2017 @ 20:11

  3. Excelente!!

    Comment by Ricardo Santos — 09/09/2017 @ 18:45

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades