10 coisas que você precisa lembrar para o dia da prova do Enem

26/10/2017

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, nesta reta final, é importante que o candidato diminua a rotina de estudos, mas sem se descuidar de alguns aspectos, como descanso e atividades físicas. Isso pode fazer a diferença na hora da prova. A primeira etapa, que ocorre no próximo dia 5 de novembro, tem provas das áreas de linguagens e ciências humanas, além da temida redação. No domingo seguinte, dia 12, é a vez das Ciências da Natureza, que englobam Biologia, Física e Química, e da Matemática.

E para chegar com tudo, o BLOG EDUCAÇÃO separou algumas dicas para a reta final de preparação um check-list de itens e informações essenciais para realizar o exame. Confira:

 

1 – CONFIRA SEU DOCUMENTO

Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Fique esperto! Nem tente levar cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto. Caso tenha perdido ou teve o documento roubado será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

 

2 – SEPARE O QUE LEVAR

Obrigatório: Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente; Documento oficial de identificação original com foto.

Aconselhável: Cartão de Confirmação de Inscrição; Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Coordenador de Local (caso precise do documento)

Proibido: Lápis; Chaves; Livros; Manuais; Borracha; Anotações; Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; Impressos; Lapiseira; Óculos escuros; Caneta de material não transparente; Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes).

 

3 – CHEGUE NO HORÁRIO

Chegue com antecedência! Em locais de prova muito grandes você pode demorar a achar a sua sala. Lembrando que ninguém pode entrar depois do fechamento dos portões. Portanto, alguns dias antes da prova, verifique o trajeto que você deverá fazer para chegar ao local indicado no seu cartão de confirmação e o tempo gasto no trânsito. Se for utilizar transporte público, já tenha em mãos os horários dos ônibus e trabalhe sempre com um período de segurança. Se for de carro, procure saber se há estacionamento por perto. Ou seja, se programe!

Veja a programação do dia em todos os locais de provas:

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova

13h30 – Início das provas

19h – Término das provas em 5/11

18h – Término das provas em 12/11

 

4 – FIQUE ATENTO

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no Envelope Porta-Objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova. Confira seus dados no Cartão-Resposta/Folha de Redação. Agora todos eles terão o seu nome e número de inscrição. Confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta. Destaque, com muito cuidado, o Cartão-Resposta/Folha de Redação do Caderno de Questões. Agora eles serão encartados e não poderão ser substituídos se forem danificados.

 

5 – FUJA DA ELIMINAÇÃO

Não comece as provas antes das 13h30 e atenda às orientações da equipe de aplicação durante o Exame. Após 13h, não saia da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal. Se terminar a prova antes dos 30 minutos finais, entregue seu Caderno de Questões ao aplicador. Não faça anotações em qualquer documento que não seja o Cartão-Resposta, o Caderno de Questões, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho.

 

6 – TENHA FOCO

Aproveite a nova composição das provas para focar nas matérias que serão pedidas. Primeiro serão aplicadas as questões de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração. Os estudantes terão o espaço de uma semana para estudar.

 

7 – COMECE PELA REDAÇÃO

A dica é começar pela redação, pois ela é eliminatória e tem um grande peso na nota do Enem.

 

8 – LEIA A PROVA ANTES

Antes de fazer a redação, o indicado é ler as questões de Ciências Humanas, pois dependendo do tema, o aluno pode encontrar inspiração e ideias nos próprios enunciados.

 

9 – VÁ NAS MAIS FÁCEIS

Priorize as questões fáceis. O Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item, por isso é fundamental que o candidato acerte as fáceis para garantir uma boa pontuação.

 

10 – DÊ UM TEMPO

Depois de responder entre 20 e 30 exercícios, é interessante dar um intervalo, ir ao banheiro, lavar o rosto. Isso vai melhorar a circulação sanguínea e impedir que o rendimento caia.

Postado em: Dicas — Eric @ 15:42

5 Comentários »

  1. Parabéns pelas 10 dicas para quem vai fazer as provas do ENEM.
    Eu vou trabalhar na aplicação como coordenadora local. Achei as dicas excelentes!

    Comment by Maria Aparecida Moreira Foureaux — 26/10/2017 @ 18:46

  2. Boa tarde! Também amei esses dicas e passarei para meus alunos do 3º ano E.M.

    Comment by Eliete Virgínia da Silva Braga — 30/10/2017 @ 14:39

  3. legal boas dicas

    Comment by Achar empresas — 04/12/2017 @ 05:51

  4. Muito bom gostei dos métodos de estudos e também os lembretes
    que são muito bem vindos vou imprimir e colar na minha porta.

    Comment by Carla — 31/03/2018 @ 13:23

  5. Ótimo artigo, sempre acompanho seus artigos, as vezes reposto seus artigos em meu perfil nessa nova rede social acadêmica
    Site muito bom, uso bastante essa ferramenta gratuita para ajudar mos meu estudos

    O Central do Aluno é uma rede social de compartilhamento de materiais acadêmicos, fomos criados para integrar numa única ferramenta diversas funções para auxiliá-los nos seus estudos.

    A plataforma foi desenvolvida para permitir que os próprios estudantes compartilhem seus materiais de estudos, suas dúvidas e experiências!

    Aprenda a usar a nova rede social para universitários CENTRAL DO ALUNO
    https://centraldoaluno.com/read-blog/53_aprenda-a-usar-a-nova-rede-social-para-universitários-central-do-aluno.html

    Comment by Edelcio Marques junior — 28/04/2018 @ 18:05

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades