5 Dicas de dinâmicas de volta às aulas

31/01/2019

A volta às aulas pode ser acompanhada de euforia, novidades e grande expectativa entre os alunos. São dias de reencontros, de conhecer novos amigos, de rever os velhos colegas, de contar como foram as férias, de iniciar uma nova etapa escolar, muitas vezes em outra turma e com outros professores. Por isso, as dinâmicas de volta às aulas podem ajudar os professores nesse aspecto, no processo de integração e para tornar o início de ano mais leve mais animado.

As aulas na rede estadual de ensino de Minas Gerais retornam no próximo dia 7 de fevereiro e o Blog Educação selecionou algumas ideias de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e complementar a aprendizagem dos alunos. Pensando nessa fase de adaptação à rotina escolar, é importante receber bem os alunos novos e antigos com atividades que animem e ajudem na integração da turma.

1 – Turismo na escola

Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas.

2 – Nomes e qualidades (apresentação)

O educador deverá iniciar a brincadeira dizendo seu nome e uma qualidade que tenha a letra inicial do seu nome. Deverá explicar aos alunos que nesta brincadeira tem um segredo que deverão descobrir. Nem todas as qualidades serão aceitas e eles deverão prestar atenção para descobrir o motivo e acertar na sua apresentação. Após, cada aluno dirá seu próprio nome acrescentando uma qualidade. Ex.: Meu nome é Ricardo e eu sou risonho. A qualidade deverá iniciar com a mesma inicial do nome da pessoa, à medida que as pessoas se apresentam e falam a qualidade e esta não coincide com a inicial do nome, o educador e os demais alunos que já souberem do “segredo” vão dizendo que “não é”; O “segredo” só será revelado ao final.

3 – Jogo dos bilhetes

Essa é legal para exercitar a comunicação e relembrar conteúdos já estudados. Primeiro, posicione os participantes em uma fila à sua frente e cole, nas costas de cada um, bilhetes contendo frases que devem ser adivinhadas. Os demais colegas devem ler as mensagens e tentar decifrar as respostas. Quando todos tiverem brincado, peça que os alunos tentem adivinhar o que estava escrito em seus respectivos bilhetes. Nas frases, podem vir perguntas sobre conteúdos vistos no semestre anterior.

4 – Dinâmica do barbante

Bastante conhecida, é excelente para promover a integração entre os alunos, especialmente, quando a turma é nova. Escreva no quadro algumas perguntas para apresentação dos alunos, como idade, hobbies, perspectivas para o futuro, esporte favorito, bichinhos de estimação, entre outros. Jogue o novelo para o primeiro aluno e faça as perguntas dispostas no quadro. Ele deverá se apresentar, responder às perguntas, segurar a ponta do barbante e repassar para o colega, repetindo o procedimento.

5 – Árvore dos sonhos

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar, etc.) que será tratado durante o bimestre, trimestre. Ex.: “Como gostaríamos que fosse…?”. Cada criança receberá uma “folha da árvore” para escrever seu sonho. O sonho é o que a criança espera que “aconteça de melhor” para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos. Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:08

1. Ótima ideia! Essas dinâmicas são poderosas de motivação profissional e pessoal, também faz com que os alunos interajam e melhoram o convívio com os colegas no espaço escolar. Ajudam a continuar firmes em nossa jornada pela educação.
    Parabéns!!!

Comment by Emiliana D. Rocha — 31/01/2019 @ 21:02

2. Belas sugestões certamente que vou realizá-las, com algumas adaptações.
    vleu grato.

Comment by Saulo Carvalho Silva — 01/02/2019 @ 07:35

3. Adorei as dicas, vou sugerir na reunião inicial.

Comment by AIMÉE FIGUEIREDO — 01/02/2019 @ 19:18

4. Ótimas sugestões!
    Vou realizar commeus alunos e passar para as colegas.

Comment by Rosângela — 03/02/2019 @ 09:19

5. Maravilhoso …adorei. Grata!

Comment by Mara Patrícia — 05/02/2019 @ 19:44