Dicas de olimpíadas científicas com inscrições abertas

22/02/2019

Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrirem mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante. O Blog da Educação selecionou algumas olimpíadas científicas que estão com inscrições abertas. Confira:

 

 

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

A 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está com inscrições abertas até 15 de março. Podem participar os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio. A inscrição é realizada pelas próprias instituições de ensino, que devem preencher a ficha disponibilizada exclusivamente na página da Obmep.

Os candidatos devem superar as duas etapas: a primeira, em 21 de maio, e a segunda, em 28 de setembro. As provas são aplicadas em três níveis, segmentados de acordo com a escolaridade: nível 1 (sexto e sétimo anos), nível 2 (oitavo e nono anos) e nível 3 (qualquer ano do ensino médio). Apesar do nome, a competição permite que escolas privadas também inscrevam os respectivos alunos.

Site: www.obmep.org.br

 

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

As inscrições para a 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) estão abertas até 17 de março. Neste ano, a prova será aplicada em 17 de maio e as escolas públicas e particulares brasileiras podem se inscrever no site da OBA.

Realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA distribui cerca de 50 mil medalhas por ano – em 2018, 776.338 estudantes de 8.456 escolas (duas delas do Japão) participaram do evento. Para ajudar na preparação dos estudantes, a OBA tem um aplicativo de celular, tablets e computadores com vídeos, provas e gabaritos de edições anteriores.

Site: http://www.oba.org.br/site/

 

 

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

As inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) 2019, organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vão até o dia 20 de março com desconto para os participantes, a segunda etapa vai até o dia 26 de abril ou até atingir o limite de interessados.

Podem participar da Olimpíada professores e alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Ensino Médio de escolas públicas e particulares. As inscrições para a 11ª edição da ONHB são divididas em duas etapas. Os participantes devem formar uma equipe composta por um professor de história e três alunos. Serão seis fases online até chegar à final presencial, realizada na Unicamp, em Campinas/SP. Durante cada etapa as provas serão realizadas no período de uma semana.

Serão apresentadas aos participantes questões de múltipla escolha e a realização de tarefas. As respostas podem ser elaboradas por meio de debates, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Ao fim de todas as fases online, as equipes finalistas participam da final presencial nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos devem realizar uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação.

 

Site: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/

 

 

Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF)

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) está com inscrições abertas até o dia 2 de abril. A OIMSF é uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. Podem participar da OIMSF qualquer estudante de escolas públicas e privadas brasileiras.

A olimpíada possui uma única fase e será realizada na própria escola em qualquer horário no dia 05 de abril. As provas são dissertativas e devem ser resolvidas em equipe por cada classe inscrita sem o auxílio do professor.

Site: http://www.matematicasemfronteiras.org/

 

 

Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

As escolas da rede pública e privada cadastradas pelo MEC já podem inscrever seus alunos para a XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Para participar, os alunos devem estar regularmente matriculados e cursando o Ensino Médio até dezembro deste ano. A inscrição é gratuita e pode ser realizada por um professor responsável no site da OBB, até o dia 21 de março.

A competição tem como principal objetivo estimular o ensino de biologia, a difusão e popularização do conhecimento científico no país, a inclusão social de alunos de escolas públicas e a aproximação de jovens talentosos à pesquisa.

Site: http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br

 

 

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelos professores, exclusivamente, pelo Portal Escrevendo o Futuro até o dia 30 de abril.

Podem participar professores que estejam lecionando, em 2019, para alunos de escolas da rede pública matriculados nos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (inclusive classes de aceleração que atendem alunos com defasagem entre idade e série), e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Nesta edição, a premiada escritora mineira, Conceição Evaristo, é a grande homenageada!

Site: https://www.escrevendoofuturo.org.br/

 

 

Postado em: Dicas — Eric @ 11:30

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades