10 Filmes que abordam os Direitos Humanos

15/03/2019

O uso do cinema na educação tem se mostrado um instrumento pedagógico importante diante das transformações tecnológicas e da disseminação das imagens como aspecto inevitável da experiência dos indivíduos no mundo nas últimas décadas. É necessário que o cinema seja experimentado como parte do cotidiano escolar, e não apenas como ilustração de temas ou conteúdo específicos. Além disso, pode estimular trocas, possibilidades de pensamento diversas e a criatividade por meio da linguagem artística

Pensando na Educação para os Direitos Humanos, o cinema é um instrumento poderoso, porque, se bem utilizado, permite que por alguns instantes possamos experimentar a vida de outra pessoa. É bom lembrar que mais importante que a escolha do filme é a mediação realizada com os alunos. O Blog da Educação fez uma seleção de filmes para crianças e adolescentes que abordam o direito a educação, moradia, religião, cidadania e outros temas ligados aos direitos humanos.

1.    Fim do recreio (Brasil, 2012)
O filme trata do direito ao lazer e da importância das brincadeiras na infância. Educação política também se faz com crianças, pois o curta fala do direito à cidadania, a partir de um assunto muito forte para elas: o recreio.

Trailer: https://youtu.be/XqFlC9WW3to

2.    Carnaval dos Deuses (Brasil, 2010)
O filme mostra uma conversa sobre religião entre crianças de aproximadamente 6 anos, revelando a curiosidade e o respeito que pode haver entre elas pela cultura familiar e religiosa de seus amiguinhos. Exibido em diversos festivais de cinema de direitos humanos, o curta pode fomentar debates sobre a laicidade da escola, diversidade religiosa e intolerância.

Trailer: https://youtu.be/KtOV6W7B_wA

3.    O Menino e o Mundo (Brasil, 2013.)
Essa animação brasileira é um encanto, apesar da flagrante simplicidade. Conta a estória de Cuca, um menino que sai de casa à procura de seu pai, que saíra para uma temporada de trabalho. No caminho, e em direção à cidade grande, Cuca se defronta com aspectos da dura realidade da vida – a opressão dos poderosos sobre os pobres, a substituição da mão-de-obra pelas máquinas, o cotidiano agitado da cidade. Contrariamente a esse mundo, o menino tem o seu próprio – recheado de sonhos e de música.

Trailer: https://youtu.be/l7x8oi_1GBo

4.    Batismo de Sangue (Brasil, 2006)
São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.

Trailer: https://youtu.be/uhBemy_vXCk

5.    Osama (Afeganistão, 2003)

Em pleno regime Talibã no Afeganistão uma menina é obrigada a cortar o cabelo e se vestir como se fosse um menino para ajudar sua família, que é composta apenas de mulheres. A farsa é descoberta na escola, quando percebem que ela está sangrando por entre as pernas.Diretor: Siddiq Barmak.

Trailer: https://youtu.be/54sKYNvd3CY

6.    Carandiru (Brasil, 2003)
Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

Trailer: https://youtu.be/BdLvrNz9tUk

7.    Colegas (Brasil, 2013)
Colegas é uma divertida aventura que trata de forma poética coisas simples da vida, através dos olhos de três personagens com síndrome de Down. Eles são apaixonados por cinema e trabalham na videoteca do instituto onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro em busca de três sonhos: Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar. Nesta busca, se envolvem em inúmeras aventuras como se tudo não passasse de um maravilhoso sonho.

Trailer: https://youtu.be/olRt1b2puGc

8.    Tempos Modernos (EUA, 1936)
Embora se trate de uma comédia, esta pequena obra-prima de Chaplin, o último dos seus grandes filmes mudos, enfatiza alguns problemas sociais importantes da primeira metade do século. A intolerância política, industrialização selvagem, a tirania da máquina, as greves e os fura-greves os problemas do operariado, o desemprego e a miséria resultantes da Depressão dos anos 30.

Trailer: https://youtu.be/FNv7M-UPNuY

9.    Gandhi (EUA, Índia, Reino Unido, 1982)
O filme conta a história de Mohandas K. Gandhi, desde o início da sua carreira como advogado na África do Sul, protestando contra a discriminação racial, até a sua morte, depois de se ter tornado o líder espiritual da Índia, após a sua luta contra o domínio colonial britânica e por uma sociedade e cultura indianas integrada. Trata-se de um filme que pode ser explorado não apenas na disciplina de História, mas também na nova área de Formação Cívica, explorando os conceitos de opressão, liberdade, não-violência, desobediência civil, direitos humanos, etc.

Trailer: https://youtu.be/RdB-Ix-EaaM

10. A Lista de Schindler (EUA, 1993)
A história verdadeira de Oskar Schindler, um industrial que tenta fazer fortuna durante a II Guerra Mundial, e que acaba por salvar mais de mil judeus polacos do extermínio ao empregá-los na sua fábrica de panelas. O diretor Steven Spielberg filma a preto e branco uma magnífica e emotiva reconstituição da vida de um homem vulgar que as circunstâncias da história transformaram em herói.

Trailer: https://youtu.be/gG22XNhtnoY

Postado em: Uncategorized — pamela @ 13:07

3 Comentários »

  1. Excelentes sugestões para trabalhar direitos humanos E o cinema é uma ferramenta com grandes possibilidades de contextualização.

    Comment by Maria Angelica — 18/03/2019 @ 15:04

  2. lista excelente ,assisti a todos e penso que são filmes que engrandecem a cultura social de todos pp nossos alunos.

    Comment by wilson — 19/03/2019 @ 19:05

  3. Excelentes indicações! Bravo!

    Comment by Pedro Xavier da Penha — 07/04/2019 @ 20:08

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades