Dicas de atividades escolares para o Dia Mundial da Água

22/03/2019

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março, a data foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia e a sala de aula é um lugar propício para desenvolver a consciência ambiental de crianças e jovens.

Em tempos onde este tipo de análise se faz necessária, o professor possui um importante papel no sentido de sensibilizar/conscientizar seus alunos. Desta forma, podemos aproveitar o mês de março para desenvolver atividades nesse sentido – embora devamos estar atentos ao fato de que reflexões e comportamentos positivos em relação a este tema devem ser feitos a todo o momento, independentemente da época do ano.

Aproveitando a data, O Blog Educação selecionou algumas ideias criativas de atividades escolares para que as crianças e jovens aprendam desde cedo a importância de usar a água com consciência. Confira:

 

Cuidando da horta e jardim

Uma boa atividade escolar para o Dia Mundial da Água é levar o grupo de alunos até hortas ou produtores rurais. A ideia é mostrar aos pequenos estudantes a real importância da água na produção dos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias, e com isso, alertar para o valor do consumo consciente em nossa sociedade.

Outra boa atividade é criar um jardim ou horta na própria escola, e com o passar das semanas, incentivar cuidados e a manutenção destes espaços com o uso controlado da água. O Blog Educação já postou dicas para criar uma horta no ambiente escolar, AQUI.

 

Da aula para casa

Proponha que os alunos pensem em alternativas para economizar água em casa e colocar em prática o que foi planejado na sala de aula, como diminuir o tempo da torneira aberta na hora de escovar os dentes e também a quantidade de minutos que passam embaixo do chuveiro.

No dia seguinte, deixe que os estudantes informem como diminuíram o consumo de água em casa e se foi possível desempenhar todas as atividades normalmente. A ideia principal é incentivar hábitos mais conscientes através da prática.

 

Arte consciente

Uma boa atividade escolar é deixar que os alunos produzam cartazes para incentivar hábitos sustentáveis na própria unidade de ensino. Indicações com desenhos e números informando quanto tempo é necessário para lavar as mãos ou escovar os dentes, quanto de água é perdido com a torneira aberta, etc.

Através da diversão de desenhar e pintar cartazes, os alunos estarão aprendendo sobre o consumo consciente de água e ainda por cima incentivarão outros estudantes.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:53

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades