Coleção História Geral da África está disponível para discutir questões étnico-raciais nas escolas

29/03/2019

A África é o berço da humanidade e, portanto, saber sua história é saber a nossa história. Para corrigir esse hiato, a Unesco realizou um de seus mais importantes projetos editoriais com a coleção História Geral da África. Dividida em oito volumes, indo da pré-história africana, passando pela África antiga e chegando aos tempos atuais, a coleção completa já foi publicada em árabe, inglês e francês – e também está disponível em português.

 

A coleção é um marco no processo de reconhecimento da importância cultural da África para o mundo, que “permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente”, como informa o texto de divulgação da Unesco.

 

Cerca de 350 pesquisadores, a maioria deles africanos, trabalhou durante 30 anos no levantamento de dados e na produção da obra, advindos das mais diversas áreas de conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais.
Além de objeto de leitura e estudo, o conteúdo dá sustentação à produção de material didático para as escolas da educação básica, para enriquecer a formação de professores e o currículo dos estudantes, conforme prevê a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que trata das diretrizes curriculares nacionais para a educação étnico-raciais nas redes públicas de ensino.

 

Nos dias 25 a 27 de março de 2019, Belo Horizonte recebeu a reunião do Comitê Científico Internacional da Unesco, para o lançamento de três novos volumes da coleção História Geral da África – volumes IX, X e XI. O Comitê apresentou os trabalhos realizados nos últimos 6 anos e o evento teve a participação da Secretaria de Estado de Educação, confira aqui.

 

Confira as coleções e faça o download das obras no Portal Domínio Público:

 

1 . África antiga

2 . África desde 1935

3 . África do século VII ao XI

4 . África do século XII ao XVI     

5 . África do século XIX à década de 1880

6 . África do século XVI ao XVIII 

7 . África sob dominação colonial, 1880-1935

8 . Metodologia e pré-história da África

Postado em: Dicas — Eric @ 15:45

2 Comentários »

  1. Excelente iniciativa!.

    Comment by Pedro Xavier da Penha — 03/04/2019 @ 22:22

  2. Excelente iniciativa, que vem contribuir para um aprofundamento de estudos da cultura africana e sua relevância na contemporaneidade.

    Comment by Evandro Ferreira — 06/04/2019 @ 09:24

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades